quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

zuppa de valpelline

Mesmo quem não goste do famoso Jamie Oliver ou até da Nigella (embora, de patamares diferentes), é impossível ficar indiferente à adoração que ambos nutrem pela comida, à forma entusiástica como falam da mesma. É contagiante. E ambos, fazem com que cozinhar pareça um acto tão simples, fácil, e mais do que isso, acessível a todos. Essas são, quanto a mim, as maiores transformações que fizeram ao nível do acto de cozinhar. Toda a gente que os vê, acaba por ficar com vontade de começar também a cozinhar, a deixar-se de pizzas congeladas porque afinal isto é fácil e parece delicioso. 
Não tem qualquer livro do Jamie mas sou sua fã, tudo o que tenho é uma revista, anual, que traz cerca de 200 receitas, todas elas fantásticas. Esta zuppa de valpelline também lá estava e eu não resisti a replicar, com algumas alterações, claro!



Precisamos de:
- acelgas
- repolho
- agua
- louro
- sal e pimenta
- fatias de pão de preferência de véspera
- queijo comté
- queijo parmesão
-salva
- um pouco de harissa
- 1/2 cebola
- um fio de azeite

1. Lavar e cortar acelgas em repolho em tiras e depois em pedaços.
2. Escaldar por uns minutos, numa panela com água, sal, louro e pimenta.
3. Coar os legumes mas reservar a água.
4. Cortar a cebola em pedacinhos, assim como algumas folhas de salva e levar a refogar em azeite, ambos, sem deixar queimar.
5. Adicionar os legumes, a harissa e mexer um pouco deixando que tomem gosto.
6. Num recipiente que possa ir ao forno, coloque fatias de pão, finas (usei baguette), alguns legumes, regue com a água de cozer, de novo pão, legumes, caldo, termine com pão, folhas de salva e queijo ralado.
7. Leve ao forno a 180º até o pão dourar.

4 comentários:

  1. Rica sopinha!
    http://aaventuraculinaria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Deve ser mesmo delicioso!!! Eu sou fã da Nigella e foi graças a ele que o bichinho da cozinha se instalou para ficar, o Jamie tem me conquistado aos poucos e o ultimo livro dele é fantástico!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. hummm... que coisa boa! Adorei, deve ser deliciosa esta sopa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar