quarta-feira, 17 de março de 2010

panquecas de maçã

costumo fazer, já aqui o referi, o mix de panquecas da Nigella (600g) e guardo num frasco grande (daqueles do cfé solúvel) e assim se me apetecer algo doce é só juntar o leite, o ovo e a margarina. E voilá, temos panquecas em poucos minutos. Mas, tinha visto na casa da ameixinha umas panquecas que me despertaram curiosidade. Não gosto de fruta é ponto assente, não sou pessoa de comer uma maçã assim sem mais nem porquê mas, perco-me por uma tarte de maçã, um bolo com pedacinhos de ananás ou de morango. E também gosto de morangos com açúcar se sumo de laranja ou uma bela de uma salada de fruta com açúcar e sumo de laranja. Mas, não tolero pêssegos (bahhh), ameixas (bahhhhhhh), manga (bahhhhhhhhhhhh), papaia (bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh), cerejas (baahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh) e outros mais que tais. Não me venham com belos argumentos, não gosto! Mas se vos consolo não resisto a chocolate preto, adoro, podia comer toneladas todos os dias se não ficasse a parecer uma lontra!!!
Bem, vamos à receita que para isso comecei este posto.
A receita do mix, já a postei aqui e vale a pena fazer para ter em casa!

Precisamos de:
- 1 chávena de mix
- 1 chávena de leite
- 1 ovo
- 1 colher de margarina
- 1 maçã

Corto a maçã em cubinhos pequeninos (esta é a parte anti-stress da receita que eu bem ando a precisar...).
Derreto por 1/2 minuto a margarina no microondas.
Bato o ovo, misturo-lhe o leite e o mix e bato muito bem com a vara de arames por forma a que a mistura fique bem homogénea e só aí junto os pedacinhos de maçã.
Coloco colheradas de massa (uso uma colher molheira pequena que tenho) numa frigideira anti-aderente sem qualquer godura e faço-o em lume médio, quando começarem a formar bolhas virar e deixar cozinhar do outro lado.
Serve-se com o acompanhamento que quiserem, o pai adora com doce de morango, o filho com chocolate derretido com margarina e eu delicio-me com mel e canela, este sim é o meu favorito.
Pena as fotos terem ficado uma "meleca", era mais que muita a vontade de devorar a panqueca.

4 comentários:

  1. Hummmmm tb comia uma...
    http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, adorei, a maçã deve ficar divina nessas panquecas. Vou voltar para levar a receita do mix e destas panquecas. Beijinhos e....come fruta :)

    ResponderEliminar
  3. também tenho lá em casa o mix... é muito útil :)
    Essas panquecas ficaram uma delícia!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. que delícia!!! vou meeeeesmo fazer!
    Babette

    ResponderEliminar