sábado, 6 de setembro de 2014

Ananás e Baunilha

Tenho-me agarrado às limpezas com unhas e dentes. Organizado roupeiros, despensa,...
Colocar roupas, cortinas, tapetes a lavar. Agrada-me o cheiro de roupa lavada, dá-me uma sensação de segurança. 
Agarro-me a isso, a essa organização desmesurada dos últimos dias como se me preparasse para o que aí há-de vir!
Como se, por ter tudo organizado e limpo as coisas me fossem correr melhor. Como se me estivesse a preparar para o retomar das rotinas, dos amanheceres carrancudos, com os miúdos a falarem por monossílabos, com os ralhetes do costume: "despacha-te, vais chegar atrasado...", com a ajuda nos tps's, as actividades extra curriculares. 
Nesses dias o tempo foge-me...A paciência esgota-se e o stress acumula-se. Há dias muito longos e pesados e há outros em que o tempo escorre-me pelos dedos.
No início do ano lectivo prometo sempre a mim mesma ser melhor, ter mais paciência, ser menos stressada.
Nem sempre consigo cumprir mas dou sempre o meu melhor. É o exemplo que dou aos meus filhos e é isso que espero deles: dar sempre o seu melhor!

Vi esta receita no blogue da Noémia, que tenho a sorte de conhecer pessoalmente e de ter trabalhado com ela. Gosto de ver as receitas que vai colocando mas também os seus trabalhos de costura. O que mais me fascina é quando ela fala dos legumes e frutas que lhe vão nascendo na quinta e gosto de ver que cozinha de forma sazonal.
De lá trouxe esta receita que modifiquei um pouquinho, é muito boa, muito rápida e fácil de fazer.




Precisamos de:
*Tradicional:
- 1 lata de ananás
- 2 chávenas de água
- 1 + 1/2 chávenas de açúcar amarelo
- 1 embalagem grande de creme fraiche + 1 col. sopa de açúcar
- 2 chávenas do sumo de ananás (da lata)
- 2 pudins instantâneos de baunilha

1. Colocar os pudins, a água, o açúcar e o sumo de ananás num tacho, misturar com a vara de arames e levar ao lume, deixar engrossar mexendo sempre.
2. Colocar numa taça. Deixar arrefecer.
3. Cortar o ananás em pedacinhos e colocar por cima do pudim.
4. Bater o creme fraiche com o açúcar e colocar por cima do pudim. Servir bem fresco.


*Bimby:
- 1 lata de ananás
-  2 chávenas de água
- 1 + 1/2 chávenas de açúcar amarelo
- 1 embalagem grande de creme fraiche + 1 col. sopa de açúcar
- 2 chávenas do sumo de ananás (da lata)
- 2 pudins instantâneos de baunilha

1. Colocar tudo (excepto creme fraiche e a colher de sopa de açúcar) no copo e programar vel. 6, 50 seg.
2. Programar 90º, vel. 3, 6m.
3. Colocar numa taça. Deixar arrefecer.
4. Cortar o ananás em pedacinhos e colocar por cima do pudim.
5. Bater o creme fraiche com o açúcar e colocar por cima do pudim. Servir bem fresco.

Nota: Usei umas chávenas de tamanho médio como medida. E essa medida serviu para a água, sumo de ananás, açúcar.

3 comentários:

  1. Uma sobremesa bem fresca e super simples! Bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  2. Bela sobremesa!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Oh, minha linda, só agora vi o teu comentário lá no meu blogue e vim logo cá espreitar. Obrigada pelos elogios...
    E já agora quando não estiveres nesses momentos de stress e de canseiras, quando "o tempo te escorrer pelos dedos" vê se nos fazes uma visitinha que já temos saudades!
    Um beijo e boa sorte para este ano. :)

    ResponderEliminar