quarta-feira, 18 de junho de 2014

Panqueca no forno

Às vezes perco a paciência comigo mesma: sou mesquinha, fico a cismar em coisas que não interessam nada, valorizo coisas que não valem a pena o esforço, irrito-me se os outros não fazem as coisas como deveriam, atormento-me com coisas que não consigo evitar que aconteçam e para as quais não tenho qualquer solução, sofro por ansiedade antecipando o que pode acontecer, sou teimosa, casmurra e orgulhosa, distraída, desorganizada e desastrada, precipitada e impulsiva. E por vezes, no meio de tantos defeitos, e tantas mesquinhices esqueço-me que também muitas qualidades, a maior de todas é todos os dias esforçar-me por ser um bocadinho melhor do que no dia anterior! Outra é nunca desistir, de nada, ir sempre até ao fim.
E isso também se aplica na alimentação, continuo sempre a procurar, a ler, a investigar sobre alimentos alternativos, menos processados, incluir novas formas de os cozinhar. Levo os meus filhos, a metade da laranja nessa viagem e vou contagiando algumas pessoas que me rodeiam.Gosto disso, de saber que os contagio com o meu entusiasmo, orgulho-me ao ver-me e ao marido, a experimentar coisas que desconhecíamos, os sogros, os pais, os filhos, os amigos.  É todo um mundo de descobertas, uma surpresa constante, e eu gosto de viver nesse estado de entusiasmo constante.
Como esta panqueca que foi partilhada, feita de forma pouco convencional. Porque um dia não são dias e o pipoca mais velho que não gosta de manteiga de amendoim, comeu e repetiu.



Precisamos de:
*Panqueca:
- 1 cup de farinha de espelta
- 1 ovo
- 1 col. chá de fermento em pó
- 1 cup de leite de aveia
- 1 col. sopa de manteiga de amendoim (uso do Lild)
- 2 col. sopa de coco ralado
- 1 col. sopa (mal cheia) de açúcar amarelo
- 1 col. chá de manteiga

*Tradicional:
1. Colocar todos os ingredientes numa taça e misturar bem tudo até ficar uma massa homogénea.
2. Colocar a manteiga numa frigideira, levar ao forno, pré-aquecido a 190º, e deixar que derreta, espalhar bem, colocar a massa e levar a cozer por cerca de 16m.

*Bimby:
1. Colocar todos os ingredientes no copo e programar vel. 6,1m.
2. 2. Colocar a manteiga numa frigideira, levar ao forno, pré-aquecido a 190º, e deixar que derreta, espalhar bem, colocar a massa e levar a cozer por cerca de 16m.

*Bananas caramelizadas:
- 2 bananas
- 1 col. sopa de açúcar amarelo
- 1 col. sopa de manteiga

1. Cortar as bananas a meio.
2. Levar ao lume a manteiga e o açúcar e quando o açúcar começar a derreter, adicionar as bananas, deixar caramelizar em lume brando.

*Acompanhamento:
- molho de chocolate
- gelado Carte d' Or de baunilha
- framboesas

1. Servir a panqueca, com o gelado, as bananas, as framboesas e regar com molho de chocolate.
2. Partilhar com quem mais gosta.


2 comentários:

  1. Achei essa panqueca linda e tão gulosa.
    Apetece mesmo comer
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Não me podia identificar mais com os teus defeitos e qualidades, sou também assim em quase tudo, menos na alimentação, que isso falta-me originalidade! :)

    Ficou uma panqueca tão linda, e deve ser deliciosa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar