terça-feira, 20 de maio de 2014

Madeleines de limão e sementes de papoila

Não sei que raio se passa com este tempo, oram estão uns insuportáveis 28º (e a minha tensão pira!) ou descem 13º está um frio tremendo.
Ora me apetecem saladas e gelados e no dia seguinte ando ranhosa e com vontade de beber um chocolate quente e me enroscar numa manta. O tempo está muito indeciso e nós é que sofremos com isso :/
Pelo menos esta chuvada que tem dado serviu para aliviar os ataques da rinite e da sinusite.
As próximas semanas serão trabalhosas, aproxima-se a comunhão do mais velho e ainda tenho muitas coisas para tratar, preparar, resolver.
Olho para ele e às vezes tenho dificuldade em encontrar aquele menino pequenino de olhos azuis, tímido e reservado. Está do meu tamanho, em breve terei de olhar para cima para falar com ele. Mas ainda é (e será sempre, desconfio), o meu menino. Nesta altura são muitas coisas a acontecerem ao mesmo tempo: aulas, exames nacionais, torneios, comunhão,...Ele parece estafado e por vezes queria fazer parar o tempo para o ver descansar. Sofremos quando damos à luz e vivemos o resto da vida com o coração perto da boca, as nossas dores adicionam-se às dores deles e sofremos duplamente. São nossos, desde o momento em que nascem, como uma segundo coração que vive fora do peito. Tudo o que nos resta e caminhar, lado a lado com eles, de mão dada e dar-lhes mimo e apoio quando precisam e um belo raspanete quando saem fora do caminho. 
E vamos às madeleines que ele adora...



Precisamos de:
- 3 ovos
- 1/2 cp de açúcar
- 2 col. sopa de açúcar mascavado de cana Santiveri da Sovex
- raspa de limão
- 1 col. sopa de sementes de papoila
- 1 cup de farinha extra fina
- 1/2 cup de Vaqueiro líquida
- sal
- 1 col. chá de fermento em pó
- açúcar em pó

1. Bater os ovos com os açúcares e a raspa de limão até ficar bem espesso. Junte as sementes de papoila.
2. Numa taça juntar farinha, sal e fermento.
3. Adicionar a Vaqueiro líquida e a farinha, intercalando ambos e envolvendo bem, até ficar sem grumos.
4. Colocar nas formas de madeleine (usei uma fabulosa d' A Metalúrgica Bakeware Production S.A.) que devem ser untadas previamente e levar ao frigorífico 30m.
5. Levar a cozer a 160º, em forno pré-aquecido, entre 8 a 11m. Desenformar quente, deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pé.

4 comentários:

  1. O importante é que cresçam sempre com saúde, o resto vem por acréscimo :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita e adorei mais ainda o que falaste sobre os filhos... Só quem é mãe é que sabe desta dor constante... bjs

    ResponderEliminar
  3. nunca fiz madeleines. Mas quando era pequenina adorava comê-las :)

    ResponderEliminar