terça-feira, 13 de maio de 2014

Bolonhesa de cogumelos

Às vezes o pior de se postar uma receita é mesmo estar aqui em frente a este ecrã branco, vazio. Custa-me começar. Apetece-me desistir mas depois penso que esta é uma daquelas receitas maravilhosas que têm de ser partilhadas. A partilha seduz-me! O acto de partilharmos é do mais nobre que há, despretensioso, altruísta, partilhar a sobremesa, a receita, aquela dica infalível.
E portanto avanço, a medo, com o desejo maior de partilhar convosco um almoço divinal. Sem carne ou peixe com se deseja para uma meatless monday. E sim, continuamos nisto, não desistimos de tentar comer melhor, ser mais saudáveis, fazer escolhas mais saudáveis. Estamos sempre a descobrir novos ingredientes, novos métodos, novas alquimias, novas junções.
A cozinha é o sítio mais feliz da casa, onde se inventa, partilha, experimenta, lamenta por vezes e onde também se celebra. É o sítio mais luminoso e o sítio onde os cheiros se misturam. 
E vocês? Partilham deste amor ao meu sítio favorito da casa?




Precisamos de:
- esparguete (usei integral) cozido de acordo com as instruções mas verifique que fica al dente
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 cogumelos Portobello grandes sem pé
- manjericão (usei seco Suldouro)
- 200ml de molho de tomate (usei caseiro)
- um fio de azeite
- sal, pimenta
- 2 tomates secos
- coentros frescos
- parmegiano reggiano

1. Picar a cebola finalmente e levar ao lume com o azeite, deixe que amoleça e entretanto adicione alho e tomate seco bem picadinhos, deixa cozinhar um pouco.
2. Corte os cogumelos em pedacinhos pequeninos e adicione ao refogado.
3. Tempere com sal, pimenta e manjericão e deixe cozinhar um pouco, mexendo de vez em quando.
4. Adicione o molho de tomate e deixe refogar.
5. Verifique temperos, adicione a massa escorrida e deixe misturar bem no molho.
6. Sirva com coentros picadinhos e com o queijo ralado na hora.

1 comentário:

  1. Uma bolonhesa é sempre bem vinda. E eu gosto delas. Com carne (desde o frango à vaca) ou com legumes (sou fã da bolonhesa de beringela) é uma refeição que me dá sempre muito prazer tanto a cozinhar como a comer. Ultimamente tenho trocado o parmesão pelo queijo da ilha: o sabor fica mais de acordo com o meu gosto português :)

    ResponderEliminar