quarta-feira, 4 de setembro de 2013

pudim butterscotch com molho toffee

Ontem fiquei a saber que a minha mãe começou a ler este blogue!
Fiquei tão contente...Esta parte da minha vida ela ainda não conhecia muito bem, sabe que cozinho, que gosto de cozinhar e pouco mais. Julgo que agora percebeu que sou um pouco obcecada por comida, pelos ingredientes, pelas fotos, pelas loiças. Que a minha cabeça passa o tempo a imaginar combinações, a pesquisar sobre ingredientes e a vibrar com isso. E cada combinação bem feita, cada sucesso inventivo deixa-me nas nuvens. 
Tomara eu ter este sucesso (relativo, claro!) noutras áreas da minha vida! 
Bem, mas hoje deixo-vos uma receita de pudim maravilhosa, doce, cremoso, embriagante...



Precisamos de:
*Pudim:
- 2 col. sopa de manteiga com sal
- 1/2 cup de açúcar
- 2 cups de natas
- 1 vagem de baunilha
- um pouco de flor de sal Necton
- 4 gemas de ovo

1. Levar ao lume açúcar e manteiga.
2. Quando começar a dourar, acrescentar as natas, a vagem de baunilha (separe a vagem das sementes e use ambas) e deixe ferver (cuidado para que não salpique).
3. Bater as gemas, colocar metade da mistura que levou ao lume nas gemas, em fio, batendo sempre com a vara de arames.
4. Adicione o resto da mistura quente nas gemas, mexendo sempre.
5. Coe e coloque em ramequins ou forminhas e leve ao forno em banho-maria coberto com papel de alumínio, por 25 - 30m.

*Molho toffee:
- 50g de açúcar
- 125ml de natas (35% que deve levar a ferver)
- 1 col. sopa de manteiga
- flor de sal Necton

1. Levar ao lume o açúcar e quando começar a ficar dourado, acrescentar a manteiga e de seguida as natas, e a flor de sal. Se ficar com grumos, deixe ferver pois os grumos desaparecerão. 
2. Sirva cada pudim, frio com 2 horas no frigorífico, com uma porção de molho toffee.

7 comentários:

  1. Que pudim delicioso! Adorei os copinhos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Uma verdadeira tentação... tenho a certeza que a mãe vai gostar dest post :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hummm que bem que me sabia um desses agora!!!Ando de desejos de um doce mas ando um pouco preguiçosa para os fazer!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. É bem giro mesmo quando as nossas mães vêem! A minha lá de vez em quando espreita, embora eu não goste muito, fico tímida! :D lol

    Ficaram uns pudins com muito bom aspecto! Adoro molho toffee!*

    ResponderEliminar
  5. Uma verdadeira tentação de elegância.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar
  6. Olá....
    Bem vinda á tua mãe no nosso mundo dos blogues, é tão bom quando as nossas mães nos seguem seja no que for ;).....
    O teu pudim quando vi babei-me toda :).... 5 ***** :D.....
    Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Hummm...deve ser tão boooommmm! Já guardei para copiar :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar