domingo, 11 de novembro de 2012

Panquecas de Salmão

Já sabem que cá em casa nada se estraga e tudo se transforma, é o meu mantra há muitos anos e a imaginação é o utensílio mais eficaz numa cozinha. Por muito que quisesse uma bela batedeira KitchenAid a verdade é que a minha criatividade é do melhor que tenho e a minha capacidade de desenrascanço faz de mim uma pessoa valiosa (LOL). Sim, porque batedeira tenho há muitos anos, uma bela Moulinex que a minha rica sogra me ofereceu para que eu não desse cabo destes bracinhos a bater claras em castelo. E funciona muito bem! E tenho a minha Bimby, que é uma ajudante valiosa,  muito versátil e permite-me fazer 500 coisas no meu dia-a-dia. Infelizmente não sou uma Bimbólica que só cozinha na Bimby (para grande pena do J. que por uns tempos achou isso um sacrilégio), mas que a uso muito, lá isso uso minha gente! Mas, para quem não tem, deixem que vos diga que fazia imensas receitas que via para a Bimby, ainda que não a tivesse, adaptava as receitas porque tudo na vida pode ser adaptado, mesmo as piores situações. Faz parte do ser humano essa capacidade de desenrascanço, temos é de a saber usar em toda a sua potencialidade.
 E se sobrou uma posta de salmão grelhado do almoço, há que fazer umas belas de umas panquecas que souberam que nem ginjas :)



Precisamos de:
*Panquecas de Salmão:
-  360g batatas
- 90g de salmão (deve desfiar)
- 45g de cebola
- 2 col. sopa de salsa picada
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1/3 cup de leite
- 1 ovo
- 1 col. sopa (bem cheia) de farinha tipo 55
- 2 col. chá de milho
- sal e pimenta q.b.
- azeite

* Molho de maionese:
- 2 col. sopa de maionese
- sumo de lima
- pickles picadinhos
- 1 col. de café de alho em pó
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta q.b.

1. Cozer as batatas em água abundante e sal.
2. Escorrer e triturar (na B.♥ colocar as batatas no copo e programar vel. 6, 10 seg.).
3. Adicionar o leite e o ovo batido e misturar bem (na B.♥  vel. 4, 10 seg.).
4. Acrescentar todos os outros ingredientes das panquecas, tempere  e misture bem (vel. 3, colher inversa, 1.30m).
5. Molde panquecas com as mãos e coloque numa frigideira com um fio de azeite apenas e deixe cozinhar de cada lado.
6. Misture todos os ingredientes do molho e verifique se está a seu gosto.
7. Sirva as panquecas com uma porção de molho.

5 comentários:

  1. Devem ser deliciosas!
    beijinhos e bom domingo,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. E que bem ficaram...
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão, ficou com óptimo aspecto e eu adoro salmão!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar