quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Retro Triffle

Os triffles foram o grande sucesso culinário dos anos 80 em Inglaterra, pelo menos foi o que ouvi o Jamie Oliver aqui há uns tempos num programa dele.
A verdade é que inspiram muito o estilo retro dos 80, as camadas coloridas, o contraste de texturas, enfim...é uma sobremesa com sucesso garantido porque ninguém resiste a uma sobremesa colorida e cheia de sabor.
Comemos com os olhos primeiro não haja dúvidas disso e, tudo o que nos chama a atenção dá-nos mais vontade de comer. Eu pelo menos sou assim, procuro sempre que o prato tenha variedade de cores, texturas. Não é um naco de carne ou um prato de camarões que me atraia. Reparo logo se tem legumes, se tem variedade de legumes.
As sobremesas atraem-me menos, ou seja, para me surpreender tem de ser algo muito, muito fora do vulgar. Das poucas vezes que me senti assim siderada com as sobremesas foi no Bubó em Barcelona. A perfeição de cada uma das sobremesas, as diferentes cores, texturas e a perfeição minha gente, a perfeição repetida vezes sem conta. 
Confesso também que a comida vegetariana e a asiática são aquelas que me prendem a atenção. É inevitável. Não desprezando a comida portuguesa, de forma alguma. 
Assim como os mercados atraem-me como uma força magnética: os legumes com as suas diferentes formas: alongados, redondos, desorganizados, de folha, com cores tão diferentes. Dá-me sempre vontade de fazer um prato com todas as cores que vejo. Um dia farei um prato assim!
Mas hoje, hoje trago a sobremesa. É demorada, tem de ser feita com tempo mas vale bem a pena.



Precisamos de:
- 1 bolo de limão (usei de compra)
- 1 pacote de gelatina de morango
- morangos q.b.
- limoncello
- 3 col. sopa de açúcar
- 1 embalagem de queijo quark
- 1 pacote de natas 35%
- lemon curd (usei a receita de sempre, a de Ottolenghi)

1. Faça a gelatina mas reduza as porções de água indicadas no pacote (eu usei as 2 embalagens e 500ml de água a ferver + 250g de água fria) e coloque no fundo da taça. Deixe arrefecer.
2. Quando a gelatina estiver fria mas sem estar solidificada, corte morangos em pedacinhos e adicione à gelatina.
4. Leve a refrigerar durante 5h.
5. Corte morangos em pedacinhos, adicione 2 col. sopa de açúcar e 2 col. sopa de limoncello e deixe macerar pelo menos 30m.
6. Coloque o bolo de limão cortado em fatias bem finas, use metade do bolo.
7. Coloque os morangos macerados por cima do bolo deixando que este fique ensopado com o sumo.
8. Bata o lemon curd com metade do queijo quark até ficar bem homogéneo. Coloque por cima dos morangos. Última camada de bolo partido em fatias finas.
9. Bata as natas até ficarem espessas e volumosas, adicione 1 col. sopa de açúcar e o resto do queijo quark e coloque por cima do bolo de limão.
10. Leve a refrigerar, de preferência durante a noite.

6 comentários:

  1. Gosto muito desse género de sobremesas. Ficam sempre lindíssimas como a tua.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/polenta-cremosa-com-molho-de-cogumelos.html

    ResponderEliminar
  2. que bom aspeto deve estar mesmo apetitosa.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Umas tonalidades lindas e o contráste de sabores agrada-me. Excelente sugestão!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar