segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Panquecas de cebolinho

A cozinha continua a ser o meu local de eleição. É onde me sinto mais serena e onde não sou afectada pelas vicissitudes da vida. Aí, sou só eu! Concentro-me, sou rápida e eficiente (ainda que a quantidade de loiça que sujo, não o confirme) e apaixonada, verdadeiramente apaixonada pelo que faço.
Uma das minhas resoluções de Ano Novo foi continuar a cozinhar mas, investir em coisas que nunca fiz ou comi, em ingredientes diferentes. Ah, e comprar menos props...Esta última parte tenho cumprido à risca, como menina bonita que sou (às vezes!!!) e a primeira também. Tenho lido muitas coisas sobre a comida indiana, asiática, vegetariana. Interesso-me cada vez mais por essas cozinhas e vai crescendo em mim a vontade de fazer e de experimentar. Seduz-me os ingredientes que usam, a forma como cozinham, o aspecto visual das comidas. E estas panquecas de cebolinho ficaram-me na memória desde uma vez que a Mindy fez num desafio de Masterchef. Encontrei imensas receitas pela net. Com um ajuste aqui e ali, saíram estas. Devo dizer que não são umas panquecas verdadeiras da forma como conhecemos as panquecas. Levam poucos ingredientes e como todas as panquecas, são fáceis de fazer.
Devo dizer que também posso considerar-me uma sortuda, tenho uma família que alinha em (quase) tudo. Os miúdos deliraram com as panquecas e foi vê-los disputar pela última!
Às vezes  precisamos de sair da nossa zona de conforto e experimentar coisas novas, só aí nos tornamos mais "ricos" e nos deixamos surpreender.



Precisamos de:
-2 cups + 1/2 de farinha com fermento
- 3/4 de cup de água a ferver
- 1/4 de água fria
- um pouco de sal
- 3 col. sopa de óleo
- salsa 
- raspa de limão
- cebolinho Margão (mas podem usar fresco, se conseguirem)
- alho em pó Suldouro
- um pouco de azeite

*Tradicional*
1. Numa taça juntar farinha, sal, e água a ferver, misturando bem até a água quente ter sido absorvida.
2. Adicionar a água fria e o óleo e amassar até ficar uma massa macia mas que não esteja muito pegajosa.
3. Colocar numa taça untada com óleo (também o faço para a massa da pizza) e coberta com película.
4. Deixe a massa descansar por 1 hora, não irá aumentar muito de tamanho mas esse tempo será benéfico para o desenvolvimento do glúten.
5. Divida a massa em porções iguais.
6. Estique, bem fino, cada porção com o rolo da massa.
7. Pincele cada porção de massa esticada com azeite, polvilhe com salsa picadinha, cebolinho, alho em pó e raspa de limão.
8. Enrole a massa, e depois enrole o rolinho de massa como se fosse um caracol, espalme com o rolo da massa até ficar bem fina. Ficar-se-à a ver a salsa, o cebolinho, não há problema é mesmo assim.
9. Leve a fritar numa frigideira anti aderente com apenas um pouco de óleo, quando estiver douradinha, vire e deixe fritar do outro lado.
10. Sirva com caril (foi o que fizemos, servimos com caril de vegetais na nossa Meatless Monday)4ou até um ensopado de borrego.


*Bimby*
1. Colocar farinha, sal, água quente e fria, óleo no copo da Bimby e programe vel. espiga 2m até ficar uma massa homogénea.
2. Colocar numa taça untada com óleo (também o faço para a massa da pizza) e coberta com película.
3. Deixe a massa descansar por 1 hora, não irá aumentar muito de tamanho mas esse tempo será benéfico para o desenvolvimento do glúten.
5. Divida a massa em porções iguais.
5. Estique, bem fino, cada porção com o rolo da massa.
6. Pincele cada porção de massa esticada com azeite, polvilhe com salsa picadinha, cebolinho, alho em pó e raspa de limão.
7. Enrole a massa, e depois enrole o rolinho de massa como se fosse um caracol, espalme com o rolo da massa até ficar bem fina. Ficar-se-à a ver a salsa, o cebolinho, não há problema é mesmo assim.
8. Leve a fritar numa frigideira anti aderente com apenas um pouco de óleo, quando estiver douradinha, vire e deixe fritar do outro lado.
9. Sirva com caril ou até um ensopado de borrego.

6 comentários:

  1. Eu gosto bastante de comida asiática por ser bastante leve.
    Ficaram lindas e com o aroma do cebolinho devems er ainda mais deliciosas.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Nunca experimentei, mas fiquei curiosa.

    Bjs**

    ResponderEliminar
  3. Ficaram mesmo lindas e imagino que uma delicia.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  4. Mas que bela experiência! Sim, há que experimentar um pouco de tudo, para ficarmos mais ricos em todos os aspectos (pode ser que o monetário venha por arrasto!!!!)

    ResponderEliminar
  5. Ficaram uma maravilha, parecem deliciosas. bjs

    ResponderEliminar
  6. Ui, gosto tanto destas receitas... deve ter um sabor excelente e ficaram lindas as tuas panquecas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar