domingo, 29 de dezembro de 2013

tiramisu?

Os últimos dias têm sido muito, muito difíceis!
Eu, que sou a maior fã do Natal, tive um Natal menos bom (soft esta descrição, muito soft).
Iniciou-se na madrugada de 2ªf em que o meu pai passou muito mal e passou o dia de 2ªf no hospital.
Terça-feira foi o dia do meu pequeno Gabe passar mal, ele que esperou 3 meses pelo Natal, adormeceu de exaustão e de mal estar no meio da entrega das prendas.
Quarta-feira dia de Natal, foi pior ainda com ele prostrado, pouco reactivo, sem falar (o que nele é sinal de que algo muito grave se passa) e a dormir 3h durante a tarde (??????), acordou com febre e tivemos mesmo de passar grande parte da noite e da madrugada com ele no hospital, primeiro suspeitando-se de apendicite. Graças a Deus não se confirmou! Ainda assim, prolongou-se por todos os dias seguintes, tendo o meu pequenino perdido quase 2kg :( Neste momento, tem mesmo medo de comer...pouco, ou quase nada come e hoje foi o primeiro dia em que os sintomas deram tréguas.
Sexta-feira foi a vez da minha irmã ir para o hospital.
Como podem ver, os vírus montaram acampamento cá em casa e os dias não têm sido fáceis. O forno tem estado silencioso e trabalham incansavelmente as máquinas de lavar e secar.
O pipoquinha mais velho está muito, muito constipado e a minha metade da laranja também.
Tem sobrado pouco tempo para receitas, visitas ao blogue. Tem faltado inspiração, que deu lugar à preocupação constante e ao pavor, mesmo, do que irá acontecer de seguida.
2013 foi um ano muito difícil, a muitos níveis.
Terminou com um prémio, mais um para o delicias, do passatempo do Lume Brando e da Vahiné,  mais uma publicação no foodgawker, mas também com muita angústia e doença à mistura. Não sei como será 2014 mas se se assemelhar a este final de 2013, mais me vale fugir.
Faltam poucos dias para o final do ano, é tempo de balanço do que fiz, do que queria ter feito, do que aconteceu e do que gostava que acontecesse.
Peço pouco, acho eu: trabalho, saúde. Com essas duas coisas tudo se consegue. O resto vamos ditando o som da música com a nossa determinação e vontade. 
Neste momento e para o restinho de 2013, pedia que tudo corresse pelo melhor, a todos os níveis nos próximos dias. Só isso!
Para o ano: um dia de cada vez, é a única forma de levar a vida!
Bom ano para todos os seguidores, parceiros, amigos.



Precisamos de:
- palitos de la reine
- 1 pacote de natas 35%
- 100g de queijo creme
- vagem de baunilha
- 125ml de leite condensado
- 2 gemas
- sumo de limão
- cevada solúvel
- 1 col. sopa de licor de maracujá
- água
- cacau em pó
- chocolate culinária e fios de ovos para decorar

1. Bater as natas com o limão até ficarem espessas e volumosas.
2. Adicionar o leite condensado, as gemas, as sementes da vagem de baunilha e o queijo creme até ficar bem homogéneo.
3. Levar ao frigorífico por 2h.
4. Dissolver a cevada em água quente, adicione o licor e mexa.
5. Passar os palitos de la reine pela cevada, sem deixar melar, colocando-os no fundo de um prato com aro amovível. Cubra todo o fundo do prato com os palitos.
6. Colocar uma porção do creme.
7. Nova camada de palitos embebidos na cevada.
8. Nova camada de creme.
9. Na hora de servir, polvilhe com cacau, decore com raspas de chocolate e fios de ovos.
10. Retire o aro com a ajuda de uma maçarico (aqueça o aro mas não faça como eu que aqueci tanto que derreti uma parte das laterais).

8 comentários:

  1. AS melhoras de todos Raquelita, uma bjoka grande


    Esta sobremesa ficou maravilhosa, bjokas

    ResponderEliminar
  2. O meu sobrinho também passou a noite da véspera "da véspera de Natal" no hospital, felizmente na noite de Natal já estava bom. Espero que todos recuperem rapidamente aí em casa e entrem no ano novo com o pé direito. Pelos prémios, claro, estás sempre de parabéns, mais do que merecidos. Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ó minha linda como te compreendo e percebo essas tuas preocupações que nos tiram a vontade de tudo e o tempo para dedicarmos a outras coisas. Eu também ando a passar uma fase dificil e sem me aperceber deixo de ter tempo nem para comentarios e visitas aqui e noutros como tanto gostaria. Não quer dizer que não deixe de ir vendo e não me preocupe ou me interesse mas a vida é mesmo complicada e cheia de surpresas (umas menos boas que outras).
    As melhoras para todos e um novo ano só com coisas boas para todos vós e que vos sorria mais que este ano.

    Beijinho grande com amizade!

    ResponderEliminar
  4. Desejo-vos as melhoras e que 2014 vos traga o que desejam!
    Por aqui 2013 também foi um ano sem dó nem piedade, na saúde, no trabalho, nas finanças...enfim, é esperar melhores dias, e é o que também vos desejo:-)

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
  5. Espero que 2014 seja infinitamente melhor do que o 2013 que tiveste! Um abraço e as melhoras

    ResponderEliminar
  6. Xiiiiiii que natal tão mau :-( é muito xato quando os miudos ficam doentes, nós ficamos também, pelo menos o nosso coração fica
    As melhoras para a tua familia (já que são vários os doentes) e desejo-te que o ano 2014 seja muito melhor que o que está a terminar
    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. :(
    E eu sem saber de nada...
    Desejo rápidas melhoras para todos, em especial para o pequenino. E de uma coisa tenho a certeza absoluta: 2014 vai ser infinitamente melhor do que 2013 :)

    ResponderEliminar