domingo, 24 de janeiro de 2010

doces camadas








já faço há muito tempo, mas só recentemente é que me apercebi que nunca tinha cá postado a receita. A verdade é que já foram mais as vezes que fiz para fora do que aquelas em que fiz para nos deleitarmos cá em casa.
A oportunidade surgiu porque uma colega da minha metade da laranja me pediu e então aproveitei tirei foto e deixo cá ficar o registo.

1ª camada: bolo
- simples torta estilo dan cake de chocolate (gosto mt da versão do Lidl), cortamos em pedaços e forramos o fundo de um pirex transparente, empurrando com os dedos para aderir bem

2ª camada: amarelo
- 4 gemas
- 1 lata de leite condensado
- a medida do leite condensado com leite normal.

Bater as gemas com o leite condensado e o leite normal e levar a lume brandp até engrossar.
Deitar por cima das fatias de bolo.
3ª camada: mousse chocolate
Sou apologista da mousse de chocolate caseira mas, como se torna muito doce, sugiro uma daquelas prontas a fazer. Segui as instruções da caixa mas, use leite.
Quando o amarelo estiver frio, deite a mousse por cima.

4ª camada: branco
- 4 claras
- 1 pacote de natas
- 4 colheres de açúcar

Bata natas muito bem até dobrarem de volume e quando começar a verificar a formação dos picos, acrescente o açúcar, uma colher de cada vez e continue a bater.
Bata num outro recipiente as claras em castelo.
Envolva muito bem as claras nas natas.
Deite por cima do branco.
Eu polvilhei com chocolate ralado.

OBS: Sei que parece muito complicado pois as instruções são mais que muitas, mas faz-se rapidamente e é uma delícia.
Pode optar por colocar numa taça grande ou em taças individuais, fiz das duas maneiras, qual preferem?

3 comentários:

  1. Uma bela receita...
    Sem dúvida uma delícia...com uma apresentação muito atractiva!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito deste doce, uma delicia.

    Tens um Benny tão giro, é parecido com o meu Amarelo.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. que aspecto delicioso, e não parece complicado, para apresentação acho que fica melhor em doses individuais mas acho que comia sem escolher a forma de apresentação :D

    ResponderEliminar