sábado, 27 de junho de 2015

Queques de maçã e canela

Ultimamente o meu horário melhorou. Tenho os dias mais estruturados, ando menos stressada na corrida contra o tempo. 
Tenho mais tempo para fotografar com luz natura, tenho tempo para cozinhar com calma, coisa que há algum tempo não tinha. E nota-se que ando mais calma e serena.
Faz-me falta este tempo para mim, para fazer o que eu gosto. Também me sobra tempo para as caminhadas diárias com o meu querido hubby. Aproveitamos esse tempo para pormos a conversa em dia. Para falarmos dos planos para um futuro próximo, para discutirmos novas aquisições, para discutirmos sobre os miúdos. 
Todo este tempo para fazer aquilo que me preenche, que me faz bem ao corpo e à alma traz sem dúvida, repercussões a nível de humor.
E esta luz que inunda a janela do local onde fotografo, até mais tarde, deixa-me tão feliz.
Para comemorar fiz estes queques de maçã que segundo o meu André, sabem a farturas que é o que eles mais gostam do Verão: festas e romarias e farturas e churros.
Não costumo usar formas de silicone mas a Pyrex teve a amabilidade de me envair umas que são realmente muito boas e eu não resisti a usar.



Precisamos de:
*6 queques

- 2 maçãs descaroçadas, descascadas aos cubos
- 2 ovos
- 3/4 de cup de farinha sem fermento
- uma pitada de sal
- 3/4 de cup de açúcar amarelo
- 4 col. sopa de óleo
- 4 col. sopa de azeite virgem
- 1 col. sopa de açúcar amarelo + 1 col. chá de canela em pó

1. Misturar farinha, fermento e sal.
2. Misturar ovos com açúcar amarelo, óleo e azeite.
3. Msiturar tudo e adicionar os cubinhos de maçã.
4. Colocar em formas e polvilhar com o açúcar amarelo misturado com a canela.
5. Cozer a 180º, em forno pré-aquecido, cerca de 25m.

4 comentários:

  1. Maçã e canela são um clássico delicioso e que nunca passa de moda!

    ResponderEliminar
  2. Adoro canela.
    Esses queques ficaram lindíssimos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/dorie-as-sextas-e-um-gelado-de-mirtilo.html

    ResponderEliminar
  3. Devem ser muito saborosas. Adoro a combinação de maçã e canela.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar