domingo, 14 de junho de 2015

gaspacho

Conheci o gaspacho há uns 17 anos atrás quando estudava no meu adorado Alentejo.
Conheci-o pelas mãos da minha senhoria que me explicou que era uma sopa fria que servia para arrefecer o corpo com as temperaturas altas que lá se fazem sentir no Verão.
Sinceramente detestei o aspecto da coisa, pedaços a boiarem, quadrados de pão e pepino e tomate.
Anos mais tarde, pelas minhas mãos fiz pela primeira vez um gaspacho, à Andaluz, triturado com pedacinhos de queijo de cabra, presunto e adorei.
Esta é mais uma receita de gaspacho, vou variando, introduzo morangos, outras vezes melancia, umas vezes tomilho-limão outras manjericão.



Precisamos de:
- 25g de malagueta sem sementes
- 150g de pepino (sem sementes)
- 150g de tomate (sem sementes)
- 85g de cebola
- 2 dentes de alho
- 100g de meloa
- sal, pimenta, vinagre de sidra
- 300ml de água fresca
- oregãos

1. Triturar tudo no liquidificador (na Bimby vel. 5-7-9, 20 seg).
2. Retificar de temperos.
3. Servir com croutons, queijo feta ou de cabra, presunto, bacon estaladiço,...

2 comentários:

  1. Pois, nunca provei por ter o mesmo problema, não me agrada o aspecto e não sei se me agradaria o sabor! Mas esse eu vou experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Adoro gaspacho mas nunca experimentei com frutas! Gosto muito de acrescentar amêndoas, também fica ótimo!

    ResponderEliminar