quarta-feira, 21 de agosto de 2013

pudim de chocolate com coulis de amoras

Quando era mais pequena, Agosto era o mês de andarmos entre silvas a apanhar amoras. Tínhamos uma silveira no terreno ao lado, que dava imensas amoras, pretas, cheias de pó, maravilhosas! E havia sempre iogurte com mel e amoras, um dos meus lanches favoritos, ainda hoje. 
Nesta casa onde moro, onde tenho a minha família, tão longe dessa casa das memórias, num terreno perto, por vezes aparecem amoras e, como há muitos anos, fui com os miúdos e a minha metade da laranja apanhar. 
E não resisti a acrescentar um coulis de amora a este pudim de chocolate da canela (obrigada à Claudia pela cuajada e não só!!!).
Tenho para mim que chocolate e amoras é das melhores combinações do mundo!



Precisamos de:
*Pudim de chocolate:
- 2 pacotes de cuajada
- 600ml de leite meio-gordo
- 120g de chocolate 70% cacau
- 50g de açúcar amarelo

1. Colocar todos os ingredientes na Bimby ♥ e programar: 10m, vel. 3, 90º.
2. Colocar em forminhas e levar ao frigorífico.

*Coulis de amoras:
- meia vagem de baunilha
- 1 col. sopa de vinho do Porto
- 80g de amoras

1. Levar ao lume até reduzir um pouco (não deixe demasiado para que as amoras mantenham a forma).
2. Deixar arrefecer e sirva com o pudim de chocolate.

8 comentários:

  1. fiquei a babar ao ler "iogurte com mel e amoras"... nunca provei, mas fiquei com água na boca.
    e este pudim também me parece fantástico!

    ResponderEliminar
  2. Eu em miuda preferia as amoras num "paparoto" ou seja esmagadas com broa sobre uma folha de videira.
    Tão bom...
    Mas olha que a tua versão moderna com pudim de chocolate nao tá nada mal.
    Beijinhos
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Este ano ainda não apanhei amoras, apanhava aqui perto de casa mas cortaram as silvas quase todas por isso poucas deve haver.
    Esse pudim ficou mesmo tentador e tão lindo.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá...........
    Que aspecto estrondoso :)............ Adorei ;).....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Aiiiiiiiiiiiii só me apetece entra pelo pc a dentro e ir ai comer este pudim :-)Bjs

    ResponderEliminar
  6. O ABC DA CULINÁRIA VEGETARIANA®

    O Espaço dos Girassóis e o Chef Ashutosh Marcelo Martins em parceira com a Associação "Amor aos Molhos" vem convidá-lo(a) a participar neste fabuloso curso:

    4 Módulos Práticos: das 10 às 13h30 Valor: 30€ por módulo (inclui refeições)

    VENHA ASSISTIR À PALESTRA GRATUITA DIA 6 DE SETEMBRO (6ª FEIRA) ÀS 19H30-------------------------------

    1º Módulo: 7 de Setembro 2013 (sábado) Primeiros Passos na Cozinha Vegetariana

    2º Módulo: 28 de Setembro 2013 (sábado) Cozinha Portuguesa

    3º Módulo: 12 de Outubro 2013 (sábado) Cozinha Criativa

    4º Módulo: 9 de Novembro 2013 (sábado) Pecados Permitidos: Sobremesas

    Inclui refeições

    Curso facilitado por: Ashutosh Marcelo Martins Professor de Personal Yoga / Personal Catering & Chef de Cozinha Criativo e formador de Cozinha Vegetariana / Vegan / Tradicional Portuguesa e Italiana -----------------------
    VEJA IMAGENS E MAIS INFO EM: http://www.espacodosgirassois.org/abc-da-culinaacuteria-vegetariana.html

    ResponderEliminar