terça-feira, 23 de novembro de 2010

bolachinhas de laranja e sementes de papoila


Retirado do fórum da bimby, são deliciosas, perfumadas e estaladiças...
Espero que a S. e a C. tenham gostado da surpresa:)

Ingredientes:
280g de Farinha
1/2 colher de chã de Sal
1/2 colher chá de Fermento em Pó
140g  de Manteiga sem Sal em temperatura ambiente
200g de Açúcar
1 ovo
1 colher chá de Essência de Baunilha (usei esta)
1 colheres sopa de Sementes de Papoila
casca de 1 Laranja grande

Preparação:
Coloque no copo da bimby a casca da laranja e pulverize na velocidade 9 durante alguns segundos. Acrescente o açúcar e repita a operação até ficar tudo bem pulverizado. Faça descer os resíduos da lateral do copo e deite o ovo, a manteiga, a essência de baunilha, o sal e envolva tudo na velocidade 2 durante 1 minutos. Acrescente farinha, o fermento em pó e as sementes de papoila e programe 2 minutos velocidade espiga. Caso tenha dispara biscoitos, transfira alguma da massa para um recipiente do  mesmo e leve ao frigorífico  no mínimo 2 horas, juntamente com a restante massa envolvida em papel de manteiga formando um rolo.

Pré-aqueça o forno a 180º. Num tabuleiro forrado de papel de manteiga forme os biscoitos com o dispara biscoitos ou caso não utilize corte o rolo em fatias de 5 mm e coloque no tabuleiro com um espaçamento de 3 cm. Leve ao forno durante 10 minutos. Repita este processo até terminar com a massa.

A minha amiga S. ofereceu-me o dispara biscoitos, surpreendeu-me com uma prenda de Natal adiantada e mais do que isso, surpreendeu-me com o carinho e ternura com que decidiu  o que me ia dar: algo que eu muito queria. Já usei e confesso que achei dificil, vi o vídeo da Luísa Alexandra e ela faz parecer tão fácil...Eu achei muito difícil e ficou a doer-me a mão. Alguém me ensina o truque para funcionar com esta maquineta? Será que se torna bem mais fácil de as bolachas estiverem no tapete de silicone (usei papel vegetal)? Será que para usar o dispara biscoitos devemos usar uma massa específica?

2 comentários:

  1. Os teus biscoitos ficaram muito bonitos, parabéns.
    O único cuidado que deves ter é com a consistência da massa, tal como mostro no vídeo deve ser maleável e não se pegar às mãos.
    E é muito fácil mesmo trabalhar com o dispára-biscoitos, pelo menos com o modelo igual ao meu, que é o que acho mais completo e resistente.
    O vídeo não é nenhuma montagem, os biscoitos saem mesmo com facilidade!
    Convém que dispares para uma superfície que agarre os biscoitos, o tapete de silicone é o ideal, mas também funciona com papel vegetal.
    Eu uso sempre margarina em barra, tipo vaqueiro, e tens que ter em atenção de nunca, mas nunca, derreteres a margarina, senão a massa fica completamente sem consistência. É a margarina que dá o suporte para que o biscoito se forme bem.

    De ter em atenção também que os discos melhores são os de metal, existem dispára-biscoitos com discos em plástico que não dão forma depois ao biscoito.

    ResponderEliminar
  2. as sementes de papoila dão sempre um toque de beleza às bolachas.

    ResponderEliminar