segunda-feira, 26 de julho de 2010

cheesecake de morango sem forno

o meu querido adora cheesecake e eu nunca tinha experimentado fazer. Desta vez, no 3º aniversário do Bi :) resolvi experimentar e fazer. Li imensas receitas umas em que o cheesecake ia ao forno e esta, da vaqueiro, que eu não se levava a cozer no forno. Como sou sempre eu que faço todas as iguarias da mesa, achei que esta seria mais prática pois poderia usar o forno para fazer as restantes receitas. Tenho no entanto de confessar, que isto de fazermos festa para a família é mais complicado do que quando convidamos apenas amigos. Por melhor intenção que tenhamos as críticas surgem sempre: este bolo deveria ser mais doce, este menos doce, este mais assim, aquele mais assado. E as críticas vêm sempre de quem nem sequer sabe fazer bolos, de quem está habituado a comprar tudo. Irra, é muito difícil! Bem, voltemos ao cheesecake que já nos estamos a desviar do assunto! O cheesecake sofreu apenas um pequeno revés, estava pouco firme, não sei se deveria ter usado mais folhas de gelatina ou se foi do extremo calor que estava nesse dia. A verdade é que o sabor era delicioso apenas uma pequena mudança a efectuar na próxima execução: fazer o doce com fruta mesma e pedaços e fruta e não usar compota de fruta. A receita que aqui fica tinha-a copiado há algum tempo e a única indicação da fonte é que foi retirado da vaqueiro, não sei se alguém tirou da vaqueiro e eu copiei ou se terei ido mesmo ao site da vaqueiro...

Precisamos de:
-1 lata leite condensado;
-2 pacotes de nata;
-1 embalagem de Queijo-Creme (não cria grumos como o requeijão ou queijo fresco nem é "aguado");
-4 folhas de gelatina;
-1 pacote de bolachas de tipo Digestive - 200g
-q.b. VAQUEIRO CULINESSE 
-compota de framboesa/morango de boa qualidade.
Começa pela base. Trituras a bolachas, juntas a Culinesse e amassas com a mão. Calcar bem na base de uma tarteira. Deixar no frigorífico a endurecer.
Deixar as folhas de gelatina em água fria enquanto: Bates as natas, juntas o leite condensado e o queijo.
Retiras a água fria da gelatina já amolecida numa taça grande e juntas um pouco de água a ferver para a desfazer, o mínimo para que se dissolva.
Juntas o preparado anterior à gelatina desfeita (este é um truque que se usa em vez de se por a gelatina no preparado, faz com que endureça melhor a gelatina e mais uniformemente).
Colocas a mistura na tarteira. 
Cobres com doce.

3 comentários:

  1. Que lindo ficou, é sempre bem fresquinho e muito agradável!

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito lindo Raquelita, o pessoal por aqui usa muito essa versão sem ir ao forno! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Ui, este cheesecake parece mesmo delicioso...

    Bjs

    ResponderEliminar