domingo, 12 de julho de 2009

bolo de cenoura sem ovos e sem leite


como já aqui referi antes, o meu filho mais novo é IPLV (Intolerante Às Proteínas do Leite de Vaca) e é alérgico ao ovo. Poderá deixar de o ser mas, enquanto não deixa de ser, é complicado gerir as refeições. Tenho sempre de pensar no que vou fazer com muito cuidado pois, a lista do que não pode ingerir de uma ou outra alergia são extensas!
Enfim, não é dramático mas, é difícil gerir!
E à medida que o tempo passa, ele vai ficando triste e a chorar quando lhe dizemos que não pode comer isto, ou quando vê comida que sabe que não pode comer. E a verdade é que são tantas as coisas...
Ainda ontem fiquei a chorar à hora do almoço porque lhe disse que não podia comer salada (pois levava ovo cozido) e ele ficou muito sentido...
No próximo domingo ele faz 2 anos e vai ter uma festinha relatada aqui, claro, até ao mais ínfimo pormenor... então, vi-me na necessidade de fazer-lhe um bolo que ele pudesse comer. Procurei em montes de blogues e ou levavam leite, ou manteiga ou ovos.
Resolvi adaptar de uma receita da marinex (salvo erro!!!) de forma a que o meu bebé lindo pudesse comer!
A massa fica bastante compacta mas, fica um bolo fofinho e ainda mais saboroso no dia seguinte!:)

Precisamos de:
- 0,5 Kg de cenouras
- 100 g de óleo
- 300 g de farinha
- raspa de 1 laranja
- 90 ml de água
- óleo para untar e farinha para polvilhar
- 1 colher de chá de fermento

No liquidificador coloquei: cenouras aos cubinhos, o óleo, a raspa da laranja a água e deixei triturar tudo muito bem. Num pirex juntei a farinha + fermento com o preparado das cenouras até ficar bem misturado.
Levei ao forno a cozer a 180º C durante 30m.
Notas:
- o meu fofinho adorou!
- na próxima vez substituirei a raspa de cenoura por essência de baunilha.
- Ficou um bolo pequeno, para o aniversário terei de duplicar a receita...

4 comentários:

  1. ainda bem que consegues arranjar coisas boas para o teu menino! és uma super-mãe! o bolo está super bonito

    ResponderEliminar
  2. Que boa ideia! Felizmente não sou intolerante à lactose mas por vezes quero fazer um bolo e nao tenho ovos em casa... esta é uma optima ideia para esses dias! Obrigada!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ola,chamo-me Sandra e o meu filho tambem não pode comer nada com ovo e leite,por isso vim aqui parar,é com certeza dificil de explicar a uma criança de 2 anos que não pode comer isto ou aquilo,o meu já tem 4 anos e tento sempre variar o seu bolo de anos ou noutra ocasião qualquer e so agora encontrei esta receita diferente,eu faço um de mel e canela com leite de soja que fica muito bom,encontra na net facilmente,desejo as melhoras do seu bebe,que com o passar do tempo vai melhorando,obrigada e felicidades.

    ResponderEliminar
  4. Olá. O livro Alimentação Vegetariana para Bebés e Crianças tem algumas receitas e sugestões para estes casos de intolerância e alergias. Receitas de bolos e pudins sem ovos, e várias alternativas proteicas, como soja, seitan e tofu.
    Pode consultar a página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Alimenta%C3%A7%C3%A3o-Vegetariana-para-Beb%C3%A9s-e-Crian%C3%A7as/200149286685919

    ResponderEliminar