quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

bolo de limão, polenta e amêndoa da Nigella

Os miúdos crescem a olhos vistos. A roupa não chega aos punhos e aos tornozelos, minga durante a noite. Olho-os e vejo-os maiores, com voz e cabelo diferentes e procuro nos seus olhos os meus meninos que cabiam no meu colo, que adormeciam encostados ao meu peito. Tenho saudades disso, de os ter só para mim, adormecidos no meu colo entre festas e beijinhos. 
Egoísmo eu sei, os filhos não são nossos são do mundo. Somos apenas o veículo para que possam brilhar.
Digo-lhes baixinho que são sempre os meus meninos, sempre os meus. Grunhem qualquer coisa tipo: "eu sei" mas sei que sabem que ainda são meus.
Conheço-lhes o cheiro, o formato dos dedos dos pés, os nós no cabelo, as manias, os gostos e adivinho-lhes os desgostos que poucas vezes partilham. 
São meus, são sempre meus, mesmo quando são dos outros!
O mais velho não gosta de amêndoa mas não resiste a um bolo de amêndoa.



Precisamos de:
*receita de Nigella Lawson

180gr de açúcar
200gr de manteiga sem sal
200gr de amêndoa moída
100gr de polenta  (ou farinha de milho)
3 ovos
1 colher de chá de fermento
raspa de 2 limões (médios)
Calda de açúcar: sumo dos dois limões, 100g de açúcar em pó

Preparação:
Bater o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e esbranquiçado. 
Juntar os ovos intercalados com os ingredientes secos batendo bem.
Colocar numa forma forrada com papel vegetal e levar a cozer a 180º por 40m.
Retirar e picar o bolo com um palito.
Prepare a calda:
Misture o sumo de limão com açúcar em pó.
Regue o bolo ainda quente.

7 comentários:

  1. bolos de amêndoa, como poderia resistir o pequeno? (adoro a foto)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de bolos com amêndoa e este parece-me ser delicioso

    ResponderEliminar
  3. Deve ser muito saboroso! Fiquei curiosa com a adição da polenta.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Delicioso. O aspecto ficou maravilhoso.
    Humm... posso tirar uma fatia?? :)
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Esse bolo ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/bolo-de-bolacha-no-copo.html

    ResponderEliminar
  6. Humm... deve ser óptimo com tão bom aspecto que tem.
    Bom fim-de-semana, bjinhos :)

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar