segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bolo de chocolate e manteiga de amendoim

O meu pai fez 60 anos no sábado e eu adorava estar com ele para lhe fazer o bolo de aniversário. É um guloso de primeira, adora bolos com creme, pudins e delira com bolo de bolacha. Eu não podia deixar o dia passar em branco, custa-me a falta de proximidade e, acho que é algo a que nunca me habituarei. E fiz um bolinho fofo e super delicioso mas confesso que para ele, faltava uma cobertura de chocolate para ainda o tornar mais doce. 
É difícil fazermos previsões nesta vida, nunca sabemos como será o nosso futuro. Imaginamos uma coisa e sai outra completamente diferente quase como se, pouco pudéssemos fazer pela nossa sina, excepto a parte de nunca baixarmos os braços. E para mim, é extremamente penoso imaginar que mais um ano passou em que não os tenho perto de mim. Já sei que não posso nem devo queixar-me pois, há quem nem tenha isso mas as nossas dores são as nossas e delas e só delas podemos falar. Veremos como será o futuro e quem sabe se ano que vem, serei eu a fazer-lhe o bolo :)



Precisamos de:
- 125g de margarina
- 1 col. chá de sumo de laranja
- 250g de açúcar
- 4 ovos
- 1 col. chá de bicabornato de sódio
- 2 col. sopa de chocolate em pó
- 1 col. sopa bem cheia de manteiga de amendoim
- 125ml de leite

1. Bater o açúcar e o açúcar até ficar uma mistura cremosa (na B.♥  vel. 4, 3m)
2. Adicionar o sumo de laranja e os ovos, um a  um, batendo bem entre cada adição (na B. ♥ vel. 4, 3m)
3. Adicionar os restantes ingredientes, batendo sempre até ficar uma massa homogénea, sem grumos (na B.♥  vel. 4, 3m)
4. Colocar a  massa numa forma untada e polvilhada e levar a cozer a 170º por 4m.

12 comentários:

  1. Imagino que deva ser mesmo bom...daqueles bolos a puxar à chaveninha de chá....Como ja te tinha dito: um bom uso para a manteiga de amendoim....
    Bjokinha
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro bolo de manteiga de amendoim mas a receita que costumo fazer tem muito mais manteiga e fica uma delícia! Gostei muito da sugestão do chocolate em pó :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  3. Esse bolo deve ter ficado muito bom...
    beijinhos e uma óptima semana :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca usei manteiga de amendoim em bolos.
    O teu ficou bem lindo.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Faz-me lembrar o formato dum bundt com ingredientes e aspecto delicioso!
    Parabéns ao teu pai que, embora longe, esteve sempre no teu coração. E com todo o coração e amor que por ele tens fizeste este lindo bolo a pensar nele!

    Um beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  6. Adoro a combinação de chocolate e manteiga de amendoim, sou completamente viciada!

    ResponderEliminar
  7. Ficou um bolo mesmo apetitoso, parabéns ao Pai!

    ResponderEliminar
  8. Uma verdadeira delicia este bolinho, gosto muito de manteiga de amendoim.
    Parabéns ao pai.

    Beijinhos,

    http://Thatcakesweet.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Ficou lindo! Como eu compreendo esses dores.. 3 anos e maio a morar nos açores e longe da família.. por vezes é impossível.. mas depois vemos todas aquelas pessoas sem trabalho, sem dinheiro, sem... e lá pensamos "nem tudo e mau..."
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Esse bolo deve ser uma verdadeira tentação, kiss
    Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  11. Minha nossa que aspeto delicioso!!!

    Beijinhos
    Cristina

    ResponderEliminar