sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cupcake Quadrado

Sim, chamei-lhe cupcake quadrado, porque a sua forma é diferente, tem a mania que é fino! Vem para impressionar, cheio de merengue e com chocolate a escorrer. E não é que consegue. Ficamos encantados a olhar...
Este cupcake / bolo foi feito com o preparado de bolo de laranja da Branca de Neve, que gentilmente me enviaram para casa. Para quem não se sente muito seguro para fazer um bolo, parece-me uma boa asposta, o bolo ficou húmido com pedacinhos de laranja. Eu adicionei-lhe uma calda e um merengue italiano para servir como sobremesa num jantar com uns amigos muito bons que temos a sorte de ter há muitos, muitos anos. 
Trago hoje também uma excelente notícia que muito me alegrou ontem, fui a vencedora das sobremesas do passatempo da Arguitas :) E o orgulho foi maior ainda porque, me deu muito prazer fazer este bolo!
E chega de conversa que hoje é 6ª feira, há novo desafio culinário, a companhia da minha S., e daqui a pouco sigo para o mercado para comprar legumes bem frescos. Tenham uma boa 6ª feira!



Precisamos de:

*Massa do cupcake:
- 1 preparado de bolo de laranja  Branca de Neve
- 4 ovos
- 1dl de leite
- 100g de margarina

1. Colocar todos os ingredientes e bater em velocidade alta, depois de juntar os ingredientes, por 5m (na B. vel. 4, 5m)
2. Untar um tabuleiro e polvilhar com farinha e eu gosto de colocar por cima uma folha de papel vegetal untada, e colocar a massa, levar ao forno por 35m a 180º com o forno pré-aquecido.
3. Deixe arrefecer, retire do tabuleiro e corte em quadrados.

*Calda de chocolate:
- 120g de açúcar
- 60g de cacau (usei Valor)
- 30g de margarina
- 80g de leite

1. Levar todos os ingredientes ao lume até a calda espessar e ficar homogénea.
2. Mergulhar, apenas a parte de cima, do quadrado de bolo na calda.
3. Colocar por cima de uma grelha, cada quadradinho de bolo.

*Merengue italiano:
- 2 claras
- 3/4 de cup de açúcar
- 3 col. sopa de água
- uma pitada de sal

1. Levar o açúcar e a água ao lume, deixar ferver 2m.
2. Já deve ter colocado as claras com o sal e só deve adicionar esta calda quando estiverem firmes. Adiciona a calda e continua a bater em velocidade máxima por cerca de 15.
3. Coloca o merengue no saco de pasteleiro e decora o cupcake, queima-o depois com o maçarico ou no forno.

5 comentários: