quarta-feira, 3 de agosto de 2011

salada leve de delícias e companhia

Nesta altura do ano é uma "seca" cozinhar, todos se queixam, ninguém chega a consenso sobre o que comer, comem muita carne (que a mim não me faz muita falta) e é difícil agradar a um público em que um pede massa, outro arroz, outro algo leve (portanto nada de específico) e a mim só me apetece comer melancia:)
Fiz esta saladinha leve só para mim, inspirada nas "Tapas do Mar" da Bimby e adaptada ao meu gosto e ao que havia no frigorífico, deu para o almoço e para o jantar e soube-me tão bem.
Servi com uns calamares fritos mas, da próxima vez, acompanharei com umas lulas (partidas em rodelas bem fininhas) cozidas em água e sal as quais irei juntar à salada. Também gosto da ideia de juntar atum fresco grelhado ou salmão igualmente grelhado desfeito em lascas.



Precisamos de:
- 6 delícias do mar
- 1 cenoura
- 1 pouco de repolho
- 1/2 cebola
- 1 ovo cozido
- 1 pepino de conserva
- 1 colher de café de mostarda de Dijon
- 1 colher de café de oregãos secos
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de vinagre sidra
- sal fino q.b.

Triturei na Bimby a cenoura, o repolho e a cebola. Reservei.
Sem limpar o copo coloquei as delícias e triturei (apenas alguns segundos vel. 5.
Descasquei o ovo, que entretanto havia cozido, e triturei também alguns segundos.
Cortei o cornichon em pequenos pedacinhos.
Misturei tudo numa taça e fiz o molho: azeite, vinagre, mostarda de Dijon, sal fino e oregãos e emulsionei tudo muito bem.
Verti na salada e delicadamente envolvi muito bem.



Nota 1: Poderá adicionar pimento vermelho, passas, couve roxa, alface, milho, sobras de arroz branco.

Nota 2: Usei pouco sal e não senti a sua falta.

1 comentário:

  1. Querida, não é só nesta altura do ano, cá em casa é sempre assim! Se faço arroz queriam massa, se lhes dou massa o que apetecia era batatas fritas!!!!!
    Eu já nem ligo, quem quer come quem não quer passa fome.
    Olha, a tua refeição para mim está do melhor!

    ResponderEliminar