domingo, 19 de junho de 2011

muffins de morango

Uma aventura...
A C. pediu-me para fazer muffins de morango para a festinha da filhota. Só na segunda tentativa é que consegui acertar com a massa, quando me deixei levar pela minha intuição, olhando para as proporções dos líquidos e dos sólidos, quando envolvi com ligeireza e pacientemente fui juntando a farinha no creme de ovo e açúcar. No fim, o toque que faltava um centro de morango, exuberante, diferente, a conferir humidade. Sozinha, sorri, finalmente voltei a comandar a minha cozinha e o resultado final foi bem melhor do que eu tinha imaginado.

Precisamos de:
- 280g de farinha s/ fermento
- 1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
- 130g de açúcar
- 1 chávena de morangos (coloque os morangos na 1,2,3 ou na Bimby e dê uns toques para triturar mas não desfazer completamente)
- 120 ml de leite
- 6 colheres de sopa de óleo
- 2 ovos

Bater os ovos com o açúcar até ficar cremoso. (Bimby, 37º, vel 3, 2 mn).
Juntar o óleo e envolver bem, de forma a que não fique a gordura separada dos ovos.
Juntar os ingredientes secos: farinha, sal e fermento.
Adicionar lentamente os ingredientes secos, intercalando com o leite.
Acrescentar metade do preparado de morangos envolvendo apenas com a espátula.
Deitar a massa nas forminhas de papel enchendo até 2/3.
No centro de cada queque colocar um colher de café de morangos.
Levar ao forno por 20m a 180ºC.
As forminhas não são tão fofinhas?:)

4 comentários:

  1. E FICARAM TÃO LINDOS, IMAGINO QUE BEM DELICIOSOS, COM MORANGO AGRADAM-ME.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Uma sugestão que agrada miúdos e graúdos...
    E sim as formas são mesmo fofas...
    Dá vontade de não os comer... ;)
    Obrigado por partilhar...
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto divinal!! Vou mesmo ter que experimentar!!!
    bjs

    ResponderEliminar