quarta-feira, 1 de abril de 2009

hoje foi dia de bolachas, muitas!!!







Resolvi inovar e pesquisei no petiscos receitas de bolachas. Experimentei estas duas e.... recomendo vivamente. Estive a fazer com o filhote e resolvemos inovar. lol
Ele adorou. Rendeu imenso...

Bolachinhas espiral
- 150 g de açucar
100 g de margarina
1 ovo- 300 g de farinha
1 colher sopa de fermento em pó
1 colher sopa de cacau
1 colher de sopa de leite
1 colher café de essencia de baunilha
Bata o açúcar com a margarina até obter um creme. Junte o ovo e metade da farinha e o fermento, continue a mexer até ficar uma massa homogénea. Adicione a restante farinha, misturando muito bem e amasse com a mão.- Divida a massa em duas; na primeira junte a essência de baunilha, misture bem e reserve no frigorifico. Na segunda metade, misture o cacau previamente diluido no leite, misture bem e reserve também no frigorifico por aproximadamente 1 hora.- Estenda primeiro a massa de baunilha, com a ajuda de um rolo até ficar com 0,5 cm de espessura. Por cima desta estenda a massa de cacau, enrole-a e aperte bem. Embrulhe a massa em papel de aluminio e leve ao congelador por cerca de uma hora.- Desembrulhe e corte o rolo em fatias de 0,5 cm de espessura. Coloque as fatias deitadas em tabuleiro untado e polvilhado de farinha. Leve a assar em forno a 200º por cerca de 8 minutos.

Modifiquei algumas coisas, mínimas, nem vale a pena referir.

Bolachinhas húngaras:
125gr de manteiga
2ovos grandes
125gr de açucar
180gr de fécula de batata
180gr de farinha triga (usei de trigo)
1pitada de sal
3 colheres das de chá de fermento em pó
Bate-se a manteiga até ficar num creme.Misturam-se os ovos, o açucar, o sal, as farinhas e o fermento.Depois de a massa descansar meia hora, estende-se com a espessura de meio centímetro.Corta-se a massa com cortadores próprios (em forma de coração, luas, elefantes etc). Também se pode fazer rolinhos delgados, que se curvam em forma de ferradura. Levam-se a cozer a forno quente, em tabuleiros untados com manteiga.Derrete-se chocolate e mistura-se com açucar a gosto, há quem goste mais doce outros menos, fica ao critério.Depois das bolachas cozinhas mergulham-se no chocolate +/- até meio.
As húngaras ainda estão a secar. LOL

1 comentário:

  1. amei as tus bolachas miga!!!!lindas!lindas! tenho de experimentar um dia destes!:*

    ResponderEliminar