Esta receita apareceu na revista da Bimby de Dez. 2012 e a minha amiga S. disse que a podíamos fazer pois gostava muito desta sobremesa. E assim, num destes duas, fizemos esta sobremesa, as
camadas de alheira, morcela com maçã, sopa e ainda pão. Foi um dia e grande.Com ela é sempre um dia em grande. :)
Fiz algumas alterações no recheio / creme e fiz em versão miniatura, ficando assim uma sobremesa mais amorosa.
A parte difícil desta sobremesa, quanto a mim, é acertar no ponto da massa para que não fique mole mas também não pode ficar demasiado dura, portanto keep an eye on it!
Já saíram os resultados do desafio do 4º aniversário do blogue, foram publicados ontem à noite no facebook do delicias. O pipoquinha não se conseguia decidir e portanto, temos dois vencedores - a
baklava e as
tarteletes mas digo-vos que não foi fácil decidir mas, como o desafio era dedicado a ele, ele desempatou! O prémio será portanto dividido por 2, sem penalização de ambas as partes.Fiquei feliz pois, apesar de não termos recebido muitas participações (o blogue não é muito conhecido, o desafio não era fácil, não havia patrocinadores - portanto o prémio não era muito atractivo), as que recebemos foram muito boas e vocês pensaram mesmo outside the box. Thanx ♥
Agora, quando chegarmos aos 300 no facebook fazemos um giveaway, ok?
Precisamos de:
* Ingredientes para a massa:
- 120g de amêndoa (usei com pele)
- 250g de farinha (usei tipo 55)
- 200g de margarina à temperatura ambiente
- 120g de açúcar
- 1 clara de ovo
1. Pré-aquecer o forno a 160º.
2. Escalde as amêndoas, retire a pele, seque as amêndoas com papel de cozinha e leve a alourar as amêndoas, de um lado e de outro, numa frigideira anti-aderente.
3. Triture as amêndoas (na B.♥ 5 seg., vel. 9)
4. Misture muito bem a farinha com a margarina, o açúcar, a clara (na B.♥ 10seg., vel. 6)
5. Estenda a massa (à qual precisei de juntar um pouco de farinha para a conseguir trabalhar) por cima de película aderente.
6. Levar a cozer por cerca de 15m.
7. Em vez de formar as bolachas, é mais fácil estender um rectângulo em papel vegetal e depois de cozidas cortar com os cortadores o tamanho desejado (no caso das miniaturas).
* Recheio:
- 400g de morangos (juntei algumas framboesas também)
- 130g de açúcar
- sumo de uma tangerina
- 1 col. sopa generosa de amido de milho
- 400g de natas 35% (que deve colocar por 20m no congelador)
- umas gotas de sumo de limão
- 1 col. sopa de nutella
- 2 col. sopa de xarope de groselha
- açúcar em pó
1. Leve ao lume os morangos, o açúcar, o amido de milho desfeito num pouco de sumo de tangerina e deixe cozinhar em lume brando até espessar (na B.♥ 18m, 100º, vel. 1)
2. Triture um pouco (na B.♥ 5 seg., vel. 4) e deixe arrefecer.
3. Bata as natas com o sumo de limão até ficarem bem espessas (na B., usando a borboleta, 2m, vel. 3).
4. Divida a mistura em 3 partes iguais: numa não acrescenta nada, na outra acrescenta a nutella e bate mais um pouco para ficar bem homogénea, e na outra o xarope de groselha batendo mais um pouco.
5. Para montar a sobremesa, coloque um pouco de doce para fixar a 1ª bolacha ao prato, uma porção de doce de frutas vermelhas, e um pouco de natas simples, nova bolacha, doce de frutas e finalize com bolacha. Polvilhe com açúcar em pó.
6. Repita a operação, usando na próxima bolacha o creme e nutella, e depois usando o creme de groselha.
7. Repita esta operação até esgotar os recheios e sirva polvilhada com açúcar em pó.