Em dia de Natal não podia deixar de cá vir. Este cantinho tem muito de mim, de mais para deixar passar uma data como hoje em branco.
Disse-vos que este ano estava com pouco espírito natalício. Mas, à última da hora invadiu-me. E casa ficou cheia de enfeites, de velas vermelhas. Entrei nos desafios de Natal. Fiz um tronco muito bonito (modéstia à parte), fiz as rabanadas, aletria, leite creme, pudim, bolo de bolacha. E sobrou, claro!
Mas o Natal também é isto mesmo: fazermos coisas só porque os outros gostam. É a época de dar, de pôr a mesa com muito carinho e amor, de colocar cartões com mensagens em cada lugar, só porque sim!
É enviarmos mensagens, é ligarmos e é sermos mais pacientes, só porque é Natal.
Também é sinónimo de trânsito caótico, da fila par ir buscar o bolo rei e o Pão de Ló e até do Pai Natal batoteiro que este ano apareceu, de pala vermelha no olho à Luís de Camões e com a barba no nariz.
É vermos os sorrisos dos mais pequeninos ao receberem os presentes e a torcerem o nariz quando recebem roupa. Natal também é receber Ferrero Rocher, caixas e caixas que eliminarão os maus dias durante o próximo ano.
Natal também é a lareira acesa, o calor da família, as conversas cruzadas, o falar alto, o inevitável assunto futebolístico e em família como a nossa há sempre fãs dos três grandes.
Mas nestes momentos, em que estamos todos juntos, e em que quem não está presente se faz presente, só aí percebemos o quão ricos e felizes somos. E antes de ir dormir agradeço porque tenho tanto, tenho mesmo muito e às vezes, no tumulto dos dias menos bons, esqueço-me de agradecer.
Essa é uma das minhas resoluções para 2015: agradecer mais.
BOM NATAL...
Na nossa mesa nunca falta uma tábua de queijo, que se come com regueifa, com broa, pão de ló e até crackers como as que vos trago hoje. E quando a Bel me desafiou a preparar uma #tabuanatalboursin não me podia negar ao desafio e logo eu que adoro queijo.
Crackers de sementes de girassol:
- 2 cups de farinha
- 1 cup de água quente
- 2 col. sopa de manteiga
- 1 col. chá de alho em pó
- 1 col. café de sal
- 2 cl. sopa de sementes de girassol
1. Misturar tudo muito bem.
2. Esticar muito bem a massa, bem fina e cortar a gosto.
3. Levar a cozer em tabuleiro forrado com papel vegetal a 180º até ficarem crocantes.
- queijo boursin ail & fines herbes
- tâmaras
- pão (usei regueifa tradicional de onde moro)
- nozes
- champanhe de boa qualidade