Depois de descobrir o gelado de morango, tenho sentido vontade de fazer mais, com outros frutos. Além disso é uma sobremesa que está sempre ao alcance do pipoquinha.
No outro dia congelei meio kilo de ananás, descascado em pedaços e num outro saco coloquei ananás e banana. Assim, tendo a fruta preparada e congelada, a qualquer momento posso fazer gelado em poucos minutos e saciar o meu pequenino. Bem, a bem, dizer, a nós também.
Nesta coisa das alergias é meio caminho andado se tivermos as coisas preparadas: os queques no congelador que podem servir de base para um triffle e que ele leva para a escola quando há festa de aniversário dos coleguinhas. Ter gelado pronto e cones que ele possa comer, ter fruta congelada para a qualquer momento fazer gelado.
Eu, que sou a pessoa menos organizada deste mundo e do outro, nesta coisa de cozinhar sou muito organizada e mais, sou serena, coisa que não sou de forma alguma, como pessoa e nas mais diversas situações.
Mas a verdade é que, quem tem alergias / restrições alimentares em casa, precisa mesmo de planear tudo ao mínimo pormenor. É isso que tenho feito, desde há alguns anos para cá, desde que soubemos da lista de ingredientes que o Gabe não pode comer. Se é difícil? Tem os seus dias, mas vai-se tornando mais fácil à medida que a organização impera no dia-a-dia. Nada é incontornável. Difícil é vê-lo triste ou olhar embevecido perante as montras das pastelarias, o resto, faz-se tudo com um pouco de boa vontade.
Também tenho a sorte de poder tê-lo a comer em casa na hora do almoço e aí controlo bem o que come. Quanto aos lanches da escola, leva tirinhas de cenoura, morangos partidos em pedacinhos, tangerina descascada, banana, tostas, iogurte. Vou variando e ele sabe perfeitamente o que pode ou não comer e já pergunta, quando vai a casa de alguém: "o que é isto? como fizeste?", "tem aroma?"...
E este gelado é mesmo bom e, apesar da Primavera se mostrar envergonhada, há sempre lugar para uma taça de gelado.
Precisamos de:
- 500g de ananás descascado e congelado
- 50g de açúcar
- 250g de leite de coco (usei light)
- 100ml de natas (usei sem lactose)
*Tradicional*
1. Colocar a fruta no robot e triturar.
2. Adicionar os restantes ingredientes e misturar.
*Bimby*
1.Colocar a fruta no copo da Bimby e programar vel. 5-7-9 uns segundos.
2. Baixar o que fica nas laterais e programar de novo vel. 5-7-9.
3. Adicionar os restantes ingredientes e programar 5-7-9- mais uns segundos até ficar cremoso.