quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

brownies Príncipe de abóbora, chocolate

Mais uma receita usando um dos chás It by Jugais. Uns brownies, inspirados na revista da Bimby de Fevereiro mas um pouco alterados, e ainda assim deliciosos. Às vezes sabe bem fazermos uns miminhos doces, a casa fica perfumada e pai e filho deliciam-se. Se tudo na vida pudesse ser assim tão fácil!
Se com um docinho, um pão acabado de fazer os problemas desaparecessem...
Enfim, deixemo-nos de considerações sobre tristezas, angústias e incertezas, e falemos de coisas boas. Já viram as participações que têm chegado ao Delicias no facebook? Lindas, maravilhosas, apetitosas, estou encantada. E ainda por cima, era um desafio difícil, era uma pequena amostra do que se passa cá em casa e enternece-me o facto de terem tentado, de terem pensado out of the box. I'm proud of you people!
Quem ainda não concorreu, ainda vai a tempo, termina apenas às 23:59 de hoje!
Amanhã é dia de festa cá na casa, 4 anos é muito tempo, muito de mim, muitas coisas se passaram entretanto, algumas vitórias, algumas tristezas, e a vontade de cá vir de manhã cedo mantém-se, a inspiração renova-se a cada dia e é entre tachos que me sinto feliz. Cada receita que resulta é uma vitória, um orgulho e um incentivo a continuar.
Espero que o delicias também vos inspire a vós como tantos dos blogues que por aí andam me inspiram, e há blogues muito bons! Há gente muito boa a cozinhar, felizmente! 



Precisamos de:
- 250g de abóbora em puré
- 75g de margarina
- 2 ovos
- 70ml de buttermilk
- 1 col. chá de fermento
- 1 col. chá de sal
- 1 col. sopa bem cheia de cacau
- 180g de farinha tipo 55
- 40g de avelãs
- 100g de açúcar
- 1 col. chá de chá Príncipe It By Jugais
- 50 de chocolate de leite picado
- açúcar em pó

1. Cozer a abóbora em água e sal, escorra e transforme em puré. Reservar. (na B. vel. 5-7-9)
2. Triturar as avelãs e o chá. Reservar. (na B. vel. 7, alguns segundos)
3. Bater a margarina com o açúcar até ficar cremoso e volumoso (na B. vel 4, 2m)
4. Acrescentar os ovos, batendo sempre entre cada adição. (na B., vel. 4)
5. Adicione as avelãs trituradas, a farinha, o fermento, o puré de abóbora com o chá, o sal e bata mais um pouco (na B. vel. 4, 2m)
6. Acrescente o chocolate em pó e mexa bem.
7. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º, num tabuleiro pequeno untado e polvilhado com farinha e forrado com papel vegetal que também deve untar com margarina.
8. Deixe cozer por 25m, e deixe arrefecer um pouco. Sirva cortado em quadrados e polvilhado com açúcar.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mil folhas de Rooibos

Ontem depois de fazer esta receita coloquei no facebook do delicias que não sabia bem que nome atribuir  a esta sobremesa (não sei se já vos tinha dito que não sou grande coisa nesta parte!!!) e a E.S. lembrou-se deste ao qual eu achei piada ou então "Come-me" - e aqui escangalhei-me a rir, sozinha em frente ao computador.
Foi uma receita idealizada para o uso dos chás It by Jugais  a nova parceria do blogue. Os chás são realmente maravilhosos e o chá 1001 noites tem realmente ajudado a dormir melhor (alto! e pára a imaginação! o chá serve para ajudar a dormir melhor LOL). Nesta sobremesa usei o Rooibos aromatizado do Serengetti. É uma sobremesa em dose única uma vez que foi criada para o dia dos namorados, e tudo o que é bom deve ser partilhado.
Quer dizer, se só houver coisas más para partilhar a coisa não corre lá muito bem...Mas tudo deve ser partilhado, porque o caminho faz-se caminhando de mão dada...
Queria agradecer a todos os que têm andado a puxar pela imaginação, para o desafio, sei que não é fácil... E dizer-vos que é um orgulho fazer este blogue, por vocês, pelos comentários que vão deixando, pelos gostos. Peço de novo, partilhem as vossas receitas, que fazem inspiradas pelo blogue, no facebook.



Precisamos de:
- massa folhada fresca
- margarina derretida
- açúcar e canela q.b.
- 1 queijo fresco pequeno
- 2 ovos + 1
- 1 col. sopa de maizena
- 1 pouco de sal
- 1 col. sopa de margarina
- 30ml de natas
- sumo e raspa de uma tangerina
- 1 col. chá Rooibos aromatizado do serengetti It by Jugais
- açúcar em pó

1.Cortar 3 porções semelhantes de massa folhada, pincelar com margarina derretida, polvilhe com açúcar e canela e leve ao forno a 180º por 15m ou até dourar.
2. Leve ao lume os 2 ovos (batidos), margarina, maizena, raspa e sumo de tangerina, sal e deixe ferver. O resultado será um creme maçudo, não se preocupe, é mesmo assim.
3. Leve à batedeira o outro ovo e bata até ficar volumoso. (na B.♥  vel. 4, 1m)
4. Adicione o "creme" espesso e continue a bater. (na B.♥  vel. 4, 1m)
5. Acrescente as natas e o queijo e continue a bater até ficar um creme homogéneo. (na B.♥  vel. 4, 2.30m)
6. Coloque uma porção do creme no prato, e a massa folhada por cima, para prender, coloque o restante creme no saco de pasteleiro, e coloque porções de creme na primeira "folha" de massa folhada.
7. Coloque outra "folha" de massa folhada, mais creme e finalize com a massa folhada.
8. Leve ao frigorífico por 2h e na hora de servir polvilhe com açúcar me pó.


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolachinhas de nutella

Ainda ontem cá falamos da Pammi, esta receita, apesar de um pouco alterada, veio de lá. Fiz no fim de semana, para o pipoca mais velho comer ao lanche na escola, durante a semana (gosto destes mimos de mãe em que lhe faço um lanchinho especial) e a verdade, é que elas são super viciantes, estaladiças, saborosas...huuuummmm!
Lembro- vos que ainda vão a tempo de participarem no desafio do 4º aniversário, o prazo é 5ªf às 23:59. Ainda só temos 4 participações :(
Mas vá, ponham a cabeça a funcionar, façam uma sobremesa não convencional mesmo, sem lacticínios nem ovos....Usem e abusem da fruta, de coisas alternativas como os legumes que fazem bolos super húmidos, substituam a manteiga por óleo e leite de soja ou de arroz, há natas de soja para bater hoje em dia na maioria dos supermercados,....Sejam originais, e surpreendam-se :)
Este desafio (quem lê assiduamente deve ter percebido) serve de homenagem ao pipoquinha mais novo e será ele quem decidirá a receita vencedora em caso de empate, e serve também para lembrar que nem todos nós podemos tudo o que nos apetece, as restrições alimentares vão aumentando e alargando-se até aos alimentos mais estranhos. No outro dia li um caso em que a pessoa era alérgica ao açúcar da fruta! Enfim...a vida não é a preto e branco, as sobremesas não são todas feitas de ovos e natas, há tantas coisas para explorar e a diversidade é que dá o toque de originalidade à vida, as outras cores, que não o preto e o branco.
Deixo-vos uma bolachinha e os desejos de um bom dia...



Precisamos de:
*rende 42 bolachas
- 240g de nutella
- 90g de farinha
- 1 ovo batido
- 1 col. sobremesa de margarina

1. Bater tudo até ficar uma massa homogénea (na B. vel. 4, 2m)
2. Colocar a massa em película aderente e levar ao frigorífico por 20m.
3. Com as mãos retirar pedaços de massa, formar bolas e com a ajuda da palma das mãos achatar. Não se preocupe com o facto da massa ser bastante gordurosa, é normal. Repita a operação até usar toda a massa.
4. Leve ao forno a 180º por 10m e coloque-as a arrefecer numa grelha.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bolinhos de grão e courgete

Também lhes poderia chamar: pastéis de legumes...bah, que sou horrível para criar nomes para as receitas!
E por falar em receitas, já aqui disse, que gostava de ver as vossas receitas, criadas / inspiradas pelo blogue,  partilhem-nas no facebok do delicias!
Esta sugestão que vos trago, é deliciosa, pode ser feita com legumes diferentes e é uma variante para os habituais bolinhos de carne ou bacalhau, queijo e fiambre e afins, mas a verdade é que nem sentimos falta de carne ou peixe. Servi estes bolinhos com risotto de espargos e soube-nos tão bem, a essência da comfort food que os americanos apregoam em quase todas as receitas. 
Continuamos a realizar a meatless monday, aliás, raramente à hora do almoço ingiro carne, e já temos alargado a  outros dias da semana, tal tem sido o sucesso. As opções são tantas e para quem precisa de inspiração basta ir ao blogue da Pammy, que nos inspira de imediato (por falar nisso, tenho sentido falta de ler o seu blogue, de ver as suas receitas). Aprendemos a valorizar mais os legumes e as leguminosas, sentimos mais satisfação no que ingerimos e comemos de forma diferente. 
Deixo-vos a receita e espero que experimentem também!
Ah, ainda vão a tempo de participar no desafio do 4º aniversário, não se esqueçam, espero as vossas receitas...



Precisamos de:
- 60g de courgete ralada
- 185g de grão cozido
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 50g farinha q.b.
- sal, pimenta e noz-moscada q.b.
- 1 ovo
- óleo


1. Triturei a cebola, o grão e o alho (na B.♥  vel. 6, 20 seg.) até ficar aos grumos, não em papa.
2. Bati um pouco o ovo, adicionei-o ao que havia triturado, a courgete ralada, a farinha, e temperei, misturei bem (na B.♥  vel. 4, 30 seg.).
3. Se verificar que a massa está ainda muito líquida, pode acrescentar mais um pouco de farinha.
4. Leve ao lume um pouco de óleo e coloque, com a ajuda de uma colher, porções de massa, deixe fritar por 3m (mais ou menos, ou até dourar) e repita a operação do outro lado.
5. Servi polvilhado com um pouco de flor de sal e piripiri moído.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Camadas de alheira

Nem sei bem como chamar a esta receita que foi idealizada, entre uma arrumação e uma limpeza. Uma ideia ainda meia confusa que apontei na minha sebenta para que, quando tivesse tempo, pudesse explorar. Escrevinhei: camadas de - batata - béchamel com alheira - beringela - béchamel de alheira...E a ideia, apesar de confusa, parecia definida na minha cabeça. Umas espécie de lasanha, porque era às camadas, em vez de massa: batatas e beringela; e em vez de carne, béchamel com alheira. 
Bem dita arrumação  / limpeza porque o resultado final foi uma coisa para lá de indescritível, uma refeição em camadas que ficou surpreendentemente leve. Num dia em que com a S. , fizemos 500 coisas na cozinha, que parecia um campo de batalha tal era o caos: o pão caseiro com doce de castanha, a sopa de grão, as camadas de alheira, os grelos salteados, a morcela com maçã, os mini blattertorte, as batatas chip, os hamburguers para os miúdos e um caos que virou arrumação e uma amiga que é insubstituível. 

Bom fim de semana e não se esqueçam do desafio do 4º aniversário :)



Precisamos de:
- 1 alheira (usei umas bem grandes que gentilmente foram oferecidas por quem é de Trás-os-Montes)
- batatas pequenas novas
- 1 beringela grande
- 600g de leite
- 60g de farinha
- 40g de margarina
- sal, pimenta, noz moscada e oregãos q.b.
- 2 col. sopa de mozarella ralado
- 100ml de molho de tomate (usei caseiro)
- 1 fio de azeite

1. Cortar a beringela em fatias finas e colocar sal, deixando estar assim por 30m para que liberte a água.
2. Laminar na mandolina as batatinhas pequenas com a casa. Colocar numa bacia com água e reservar.
3. Levar um fio de azeite ao lume, escorrer em papel de cozinhar cada rodela e colocar rodelas de beringela que deve deixar cozinhar, retirar e reservar, repetindo esta operação até saltear todas as rodelas de beringela.
4. Fazer o béchamel, fazendo o roux (margarina + farinha) e depois adicionando aos poucos o leite, mexendo sempre e temperando com sal, noz - moscada e pimenta, até engrossar. (na B.♥ vel. 6, 90º, 8m) Colocar este molho no robot, adicionar a alheira sem a pele e triturar. (na B.♥ vel. 6, 20 seg.)
5. Colocar um fio de azeite no fundo de um pirex e nas laterais, colocar uma camada de batatas laminadas (esta operação exige paciência para colocar as rodelas, uma a uma), polvilhe com sal em pouco do béchamel.
6. Colocar rodelas de beringelas, pacientemente, e mais um pouco de béchamel.
7. Colocar nova camada de batatas, sal  e béchamel.
8. Nova camada de beringela e béchamel.
9. Nova camada de batatas e salpique com um pouco de sal. Aqui verificará que tem pouco molho, e aqui deverá adicionar o molho de tomate, mexendo bem. Esta será a última camada, deverá polvilhar este molho com oregãos secos esmagados nas pontas dos dedos e queijo ralado.
10. Leve ao forno a 200º por 35m.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Chocolate quente com café

Um chocolate quente cai sempre bem, especialmente nestes dias feios, cinzentos, aquecem o corpo e a alma. E eu sou muito esquisita com o chocolate quente, não gosto dele espesso demais mas também não gosto de o beber de palhinha, gosto dele no ponto certo e para isso, nada melhor do que fazer em casa, à minha maneira. Neste dia, estava indecisa entre um chocolate quente e um café e portanto, fiz um chocolate quente com café. Ficou maravilhoso, não ficou enjoativo, ficou como deveria ficar: maravilhosamente achocolatada sem ser insuportavelmente doce.
Hoje a chuva parece ter parado! E ainda bem, tenho a cria mais pequena adoentada, um jantar com a amiga do costume, pelo meio uma sobremesa feita a 4 mãos a lembrar que uma das melhores coisas do mundo é de graça: a amizade.



Precisamos de:
*dose gulosa para 1:
- 40g de chocolate em pastilha
- 100ml de leite
- 1 col. chá de café solúvel
- 1 col. chá (mal cheia) de açúcar
- 1 col. chá de amido de milho

1. Desfazer o amido de milho num pouco de leite.
2. Acrescentar os restantes ingredientes e levar ao lume, brando, mexendo sempre, deixe engrossar (na B. ♥ vel. 3, 6m, 90º)

Nota: Poderá adicionar um pouco de chantilly mas para mim estava perfeito assim mesmo :)


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Raviolis de fígado de cebolada

Ora bem, não interessa andar a adiar! Que esta receita tem mesmo de ver a luz do dia. Pode não ter grandes comentários, pode baixar as estatísticas mas, quando criei o blogue foi, meramente pelo prazer de as transmitir, de partilhar o que de bom saía da minha cozinha e que bem que isto saiu. Fiz com iscas de fígado de porco mas podem não o fazer. O que têm que ter em mente é que na cozinha nada é dado como adquirido, há sempre espaço / oportunidade de algo nos surpreender.
 Fiz a massa fresca e fiz estes raviolis para um dos jantares com a minha querida S. que, depois do J., é  a minha maior cobaia :) Pelo menos se a coisa corresse mal, teríamos a sobremesa porque ela fez as minhas pêras favoritas, como só ela sabe fazer.
E hoje começamos o dia assim...sem chuva :)




Precisamos de:
*Massa fresca:
- 1 ovo para cada 100g de farinha (sendo esta dose calculada por pessoa)
- sal

1. Colocar a massa no robot e deixar a massa trabalhar até ficar uma bola (na B. vel. 4, 25 seg; vel. espiga, 2m).
2. Deixar a massa descansar por 30m.


* Iscas de Cebolada:
- iscas de porco bem finas
- sal, pimenta, louro
- 2 dentes e alho
- vinagre de vinho branco q.b.
- óleo
- cebola em meias luas bem finas
- 1 col. sopa de queijo creme (usei Filadélfia light)

1. Temperar com 1h de antecedência (pelo menos), as iscas com o sal, pimenta, louro, alhos e vinagre.
2. Colocar óleo na frigideira e fritar o figado sem deixar fritar demais porque voltará ao tacho.
3. Retire o fígado, reserve o óleo e adicione a cebola e o fígado que deverá fatiar fino. Deixar cozinhar.
4. Retirar tudo com a escumadeira (para não levar muito óleo) e colocar num prato, deixando arrefecer.
5. Colocar o fígado e a cebolada no robot, assim como o queijo e triture até ficar uma pasta (na B. vel. 6, 1m - verifique se precisa de mais).
6. Estique a massa na máquina (de massa fresca) e estenda numa bancada enfarinhada, coloque por cima porções da "pasta" de fígado e outra tira de massa. pressione em volta da pasta e corte, pressionando as pontas. Repita até terminar a massa e o recheio. Enquanto não coze a massa, deixe-e a estar num tabuleiro com farinha de milho no fundo para não colar.
7. Coloque a cozer por 2m no máximo pois ainda irá para o tacho com o molho

* Molho:
- 1/2 pacote de natas light
- 1 concha (das de sopa) de água de cozedura da massa
- 1 col. sopa de ketchup
- 1 col. chá de mostarda de Dijon
- 1 col. sopa de vinho do Porto
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta preta
- mistura de cogumelos (usei da Gelcampo que são os meus favoritos)

1. Refogar no azeite os cogumelos até estarem salteados e adicione todos os outros elementos do molho, tempere a gosto.
2. Escorra a massa e coloque no molho por 1m. Sirva imediatamente.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bolo de Frutas

Bem, este bolinho fez parte do lanche mensal com uns amigos, foi improvisado mas com certeza que será repetido mais vezes porque ficou muito bom mesmo. A mistura pode parecer-vos estranha mas acreditem que ficou um bolo maravilhosamente frutado e doce. Leva cenoura, coco, ananás e nozes e eu só lamento não ter tirado uma foto a uma fatia de bolo mas nem deu tempo, ele desapareceu...
Não se esqueçam que ainda podem criar a vossa receita, têm até dia 31, fico à espera!



Precisamos de:
- 160g de cenoura ralada
- 40g de coco
- 2 fatias de ananás de lata
- 240g de farinha sem fermento
- 50ml de buttermilk
- 50ml de óleo
- 100g de açúcar
- 35g de nozes picadas
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 col. chá de fermento
- 1 col. sopa de mel
- açúcar em pó

1. Bater ovos com açúcar até ficar volumoso (na B. vel. 4, 2m)
2. Triturar cenoura, ananás e nozes (na B. vel. 7, 15 seg.) e adionar aos ovos e bater mais um pouco (na B. vel. 4, 1m)
3. Acrescentar coco, farinha, óleo, fermento, buttermilk e sal e bater mais um pouco (na B. vel. 4, 1.30m)
4. Colocar  a massa em forma untada e polvilhada e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º até cozer.
5. Deixar arrefecer, desenformar e polvilhar com açúcar em pó.

Nota: Usei uma forma pequena, daquelas descartáveis de papel e ainda rendeu mais 6 queques.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Focaccia de alecrim, flor de sal e pimenta rosa

Ontem fiquei surpreendida por ter poucos comentários na caixa a aguardar moderação, estranhei, há muito que não me acontecia isto. Tenho me vindo a habituar a ter alguns, com palavras simpáticas, que me incentivam e isso fez-me questionar a natureza das últimas receitas, se não teriam despertado interesse ou curiosidade o que, por sua vez, me fez repensar na receita de hoje. Tinha decidido postar os raviolis de fígado de cebolada que ficaram absolutamente fenomenais, mas pensei que talvez fosse uma receita que não interessaria muito e adiei. 
Adiei e voltei ao básico: uma focaccia, que serviu para acompanhar um "vaca au vin" muito bom. Mas os raviolis aparecerão por aqui, as boas receitas, mesmo que à primeira vista vos parece estranho, conseguem surpreender, e eu também não colocaria algo que não tivesse gostado.
A chuva e o vento voltaram, acordei de novo com o céu escuro como breu, o vento uiva assustadoramente, é tempo de temer o amanhã, de cismar em coisas menos boas, em preocupações persistentes e é tempo de recolher e meditar.



Precisamos de:
*massa:
-  500g de farinha tipo 55
- 250ml de água morna
- 15g de fermento padeiro fresco
- 1 col. café de sal
- 4 col. sopa de azeite

*para pincelar:
1. Azeite, flor de sal, flocos de pimenta rosa e alecrim
2. Azeite e alho em pó

1. Desfazer o fermento padeiro em água morna (na B.♥  vel. colher, 37º, 2m)
2. Adicionar farinha, sal, azeite e amassar (na B.♥  vel. 4, 1m; vel. espiga 3m - e depois dou à mão umas quantas voltas na massa)
3. Deixar levedar por 1h30m num local sem corrente de ar.
4. Findo este tempo, dar-lhe forma (dei forma de uma folha) geralmente rectangular, com as pontas dos dedos fazer buracos superficiais na massa, colocar alecrim nos buracos e pincelar com azeite, flor de sal e pimenta rosa e deixar levedar mais 30m.
5. Findo este tempo levar ao forno a 220º por 15 /20m.
6. A meio da cozedura, pincele mais um pouco, desta vez com azeite e alho em pó.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Queques de banana e granola

Nem sei se vos diga "bom dia", olho pela janela e vejo uma imensa escuridão. custa-me acordar sem o sol e custa-me mais ainda saber quem, será outro dia de chuva. Bem sei que ela é necessária mas irra, depois de uns dias de muito vento, frio e chuva, já começa a chatear.
Hoje deixo-vos uma receita de queques de banana e granola que fiz para o pipoca mais velho e o pai levarem para o lanche durante a semana. É um miminho que gosto de lhes fazer, além de que é bem mais saudável do que os do compra porque controlo o açúcar e enche-os de coisas boas :) Esta receita rendeu 11, numas forminhas granditas, deixei arrefecer e congelei assim, vou tirando consoante necessito. 
Lembro-vos que ainda vão a tempo de concorrerem ao desafio do 4º aniversário, acrescentei mais 3 coisas ao prémio e claro, as vossas receitas vão inspirar-me para criar novas para o pipoca mais novo. Também sei que não é fácil fazer-se uma sobremesa com estas regras, no caso do Gabe, as coisas são ainda mais difíceis pois excluem-se mais algumas que não referi. E claro, um bom desafio é sempre interessante :)
Bem, deixemos de conversas que ainda é de manhã, 2ª feira e ainda ninguém está de pestana bem aberta antes de tomar o primeiro café.



Precisamos de:
- 2 bananas maduras
- 190g de farinha sem fermento
- 1 col. chá de fermento em pó
- 3 col. sopa de iogurte grego natural açucarado
- 120g de açúcar
- 2 ovos
- uma pitada de sal
- 35g de margarina
- 2 col. sopa bem cheias de granola


1. Esmagar as bananas com um garfo.
2. Bater margarina com açúcar até ficar um creme volumoso. (na B.♥  vel. 4, 3m)
3. Acrescentar os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição (na B.♥  vel. 4, 2m)
4. Acrescentar farinha, fermento, iogurte, sal, bananas, a granola e envolver bem (na B.♥  vel 4, 2m)
5. Colocar em forminhas e levar a forno pré-aquecido  a 180º por 20m.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Paté light de ovos e ervilhas

Bem, tinha que cá vir partilhar convosco esta receita porque realmente ficou divinal. O pipoca mais velho e o pai adoraram e eu, também! E o melhor de tudo é que pode ser comido sem culpas pois é  light, nada de maionese, mas muito saboroso porque comida saudável não tem de ser sem sabor. Devem fazer com alguma antecedência e colocar no frigorífico até à hora de servir. Fica bom com pão de mistura, tostas ou torradas de pão de forma.



Precisamos de:
- 4 ovos
- 25g de ervilhas congeladas
- 1 col. sopa de queijo filadélfia light
- 1 col. café de mostarda de Dijon
- 1 dente de alho assado
- sal, pimenta e colorau
- sumo de meia lima

1. Assei uma cabeça de alhos no forno, envolta em papel de alumínio por 30.
2. Cozer os ovos e a meio da cozedura, adicionar as ervilhas. Escorrer. Descascar os ovos.
3. Colocar 2 ovos no copo do robot ou da varinha mágica.
4. Espremer um dente de alho para fora da sua casca e adicionar aos ovos.
5. Acrescentar ervilhas, sal, pimenta, mostarda e sumo de lima e o queijo e triturar (na B. ♥ vel. 6, 20 seg.)
6. Picar os outros 2 ovos em pedaços e misturar com a pasta triturada, envolvendo com uma colher.
7. Coloque o paté numa taça e polvilhe com um pouco de colorau.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Caril de grão de bico

Deitei-me ontem com um tempo escuro, chuvoso e hoje acordei com o tempo de igual forma: cinzento, chuvoso. Pareceu-me ter adormecido e acordado no mesmo dia! 
Logo de manhã, antes de tomar a minha cevada, tal como faço todos os dias, amassei uma bola de no knead bread - ou pão de 5 minutos - e coloquei a levedar, daqui a pouco, começaremos o fim de semana com uma fatia de pão acabadinho de fazer, uma pequena alegria a marcar o fim de semana e a afastar e tempo cinzento. 
Há dias mais fáceis em que, por pequenos momentos, nos mostram que a vida é fantástica, não é preciso muito: um lanche com amigos, um telefonema, uma conversa com a mãe, um passeio com uma amiga, ter cá em casa quem mora no nosso coração, uma chávena de chá fumegante, um bolo, um ingrediente novo, as risadas dos pipocas, os legos pelo chão, o ronronar do benny. E é nesses dias em que uma fatia de pão sabe tão bem!



Precisamos de:
- batatas aos cubinhos
- grão de bico cozido
- sementes de coentros
- sementes de cominhos
- 2 dentes de alho
- 1 col. sopa de Becel líquida
- sal e pimenta q.b.
- 1 cebola picadinha
- 2 col. sopa de molho de tomate
- 1 col. sopa de caril
- água q.b.
- salsa picada

1. Esmagar bem no almofariz as sementes de coentros e de cominhos e o alho.
2. Colocar num tacho a pasta que resultou do que moeu no almofariz.
3. Adicionar Becel líquida e a cebola e deixar refogar mexendo sempre, sem deixar queimar.
4. Adicionar as batatas aos cubinhos e em lume brando, deixe cozinhar um pouco.
5. Acrescentar um pouco de água, o molho de tomate, o caril, sal, pimenta e deixar cozinhar em lume brando.
6. Se começar a ficar sem líquido, acrescente um pouco de água.
7. Quando as batatas começarem a ficar menos cruas, adicione o grão de bico, retifique tempero e deixe cozinhar.
8. Polvilhe com salsa picada e sirva com pão nan (se bem que eu gosto com focacia).

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Caracol de massa tenra recheado

Que eu nada desperdiço, vocês já sabem! Que gosto de recriar com os restos, também! Que às vezes o resultado do que faço com os restos, é melhor que a receita original, também! E desta vez, recriei os pastéis de massa tenra, com um recheio surpreendente que até o pipoquinha mais velho adorou. 
E lá se confirma a teoria de que tudo se transforma :)



Precisamos de:
* Massa dos pastéis de massa tenra:
- 75g de margarina
- 100ml de água
- 320g de farinha de trigo
- 1 ovo 
- sal
- gema de ovo batida
- sementes de papoila preta

1. Colocar todos os ingredientes no robot, excepto a gema de ovo e as sementes de papoila, e programar até que a massa fique uma bola (na B.♥  vel. 4, 2m)
2. Deixe repousar 1h30m.
3. Findo o tempo de repouso, estique a massa numa superfície enfarinhada, corte rodelas de massa e pincele as bordas com água, recheie, feche cuidadosamente dobrando uma ponta da massa para outra, pressione a  ponta do pastel com o garfo. Pincele com gema batida e polvilhe com sementes de sésamo pretas. Caso, queria fazer um rolo, como eu, estique um rectângulo estreito de massa, pincele as bordas com água, coloque o recheio no centro. Feche as pontas colando-as e forme um rolo, estique um pouco o rolo sem o desmanchar e vá enrolado o rolo sobre si mesmo. Pincele com gema batida e polvilhe com sementes de sésamo.
3. Leve a cozer a 190º até cozer a massa.

* Recheio:
- 100g de carne picada (usei já cozinhada)
- arroz branco
- grão de bico
- cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 fio de azeite
- sal, pimenta, caril e cominhos
- 2 fatias de queijo cheddar

1. Refogar cebola e alhos no azeite. (na B.♥ 100º,  vel. colher, 5m)
2. Acrescentar carne, arroz, os temperos e deixe cozinhar mais um pouco (na B. ♥ 100º, vel. colher, 10m)
3. Adicione o queijo e triture um pouco até ficar uma espécie de pasta. (na B.♥ 100º,  vel. 5-7-9, 20 seg)
4. Recheie com isto os pasteis / rolos de massa tenra.

* Molho agridoce:
- 2 col. sopa de mel
- 2 col. sopa + 1/2 de molho de soja
- 2 col. sopa de ketchup
- piripiri

1. Misture tudo muito bem até ficar um molho homogéneo.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mini fritatas

Bem, as fritatas nada mais são que omeletes feitas no forno e que não envolvem a complicação de enrolar sem partir. E feitas em tamanho mini ficam lindas quer seja para entrada, quer seja para prato principal. Podemos acrescentar os ingredientes que quisermos, neste caso usei: presunto, fiambre, salsa e courgete ralada, aproveite também para escoar 2 claras não usando assim, só ovos.
Lembrem-se que ainda têm tempo para elaborar a receita para o desafio do 4º aniversário e que quero ver as vossas receitas inspiradas no delicias no face (partindo do princípio que cá também encontram inspiração).



Precisamos de:
*para 18 mini fritatas
- 3 ovos
- 2 claras
- 2 fatias de fiambre
- 2 col. sopa de queijo mozarella ralado
- 2 fatias de queijo cheddar
- 20g de presunto
- 1 col. sopa de salsa picada
- 100ml de leite
- 80g de courgete ralada
- sal e pimenta q.b.

1. Picar salsa.
2. Cortar presunto em pedaços pequeninos, assim como o fiambre, e o queijo cheddar.
3. Bater os 3 ovos + 2 claras até ficar bem batido (na B.♥  vel. 4 1m30)
4. Adicionar: presunto, fiambre, queijo ralado, queijo cheddar, salsa e courgete ralada.
5. Adicionar sal e pimenta q.b. e mexer bem.
6. Colocar em mini forminhas untadas com um pouco de óleo.
7. Colocar em cada mini forminha uma colher de sopa + 1/2 da massa da fritata.
8. Levar ao forno a 180º até cozinharem.

Nota: É normal que as fritatas abatam um pouco quando saem do forno, tal como um souflé.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bolinho de maçã, avelã e amêndoa com cobertura crocante e um desafio

Este bolinho foi improvisado para os anos do pipoca mais velho, a receita foi feita de propósito para aproveitar alguns ingredientes que andavam cá por casa. Para quem gosta de bolos de maçã, ficou muito bom, denso com uma cobertura crocante. Fiz numa forma de bolo inglês porque me parece sempre a mais mimosa para bolos de fruta. Sobraram algumas fatias que congelei para me deleitar com uma acompanhada de um chá fumegante, sempre que me apeteça! 
Às vezes as coisas mais simples são realmente as melhores e o resultado acaba sempre por surpreender. Mas ainda assim, devo dizer-vos que este será talvez o bolo mais tosco de sempre:)
Aproveito para agradecer a todos quantos me visitam diariamente, a quem deixa uma palavrinha, a quem não deixa, porque é por vossa causa que o blogue existe!
 Gostava de ver os pratos que experimentam fazer com as receitas do blogue, partilhem no face do delicias, mesmo que alterem as receitas. É sempre um orgulho saber que fazemos algo que inspira os outros, eu também sou inspirada por outros.
Deixo também aqui o desafio de aniversário do blogue, já deixei ontem no face. O delicias faz 4 anos cheio de coisas boas, surpreendentes, ingredientes variados, muita imaginação, muita inspiração.

Ora bem, o delicias faz 4 anos no dia 1 de Fevereiro e eu queria celebrar convosco. Queria propor um passatempo, as condições são:
- serem fãs do deliciascasa.blogspot.com
- serem fãs da página do delicias no face
- criarem uma sobremesa sem lacticínios nem ovos (leite, iogurte, natas, margarina, manteiga)
- prazo para concorrerem: 31 de Janeiro 23:59 (5ª feira)
1. No dia do aniversário, 1 de Fevereiro, será anunciado o vencedor no facebook do delicias. 
2. Todos receberão em formato digital, um compêndio das receitas que concorreram. 
3. A receita será escolhida, por nós cá em casa tendo como critério principal a originalidade. 
4.As receitas que não cumpram os critérios não serão consideradas. 
5. Devem enviar as receitas para o blogue que consta aqui no face.

Que dizem? Estão disposto a usar a vossa criatividade e imaginação para celebrarem o aniversário do delicias? 
Conto convosco :)




E agora a receita:
* Bolo:
- 1 maçã
- 220g de farinha tipo 55
- 50g de miolo de avelã
- 2 col. sopa de amêndoa palitada
- 3 ovos
- 1 col. chá de fermento em pó
- 50ml de óleo
- 100ml de leite
- 180g de açúcar amarelo
- 1 col. sopa de canela em pó

1. Colocar numa taça a maçã que deve ralar, com a canela e com as mãos misture bem.
2. Bater ovos com açúcar, até ficar um creme bem volumoso.(na B. vel. 4, 3m)
3. Adicionar a farinha, miolo de avelã, fermento, líquidos e bater bem. (na B. vel. 4, 1m30)
4. Adicionar a maçã ralada e a amêndoa palitada e envolver bem. (na B. vel. 2, 2m)
5. Colocar a massa numa forma untada, polvilhada com farinha de bolo inglês e por cima coloque papel vegetal untado.
6. Levar a forno pré - aquecido a 180º durante cerca de 25m.

*Cobertura crocante:
- 1 col. sopa de farinha
- 1 col. sopa de açúcar
- 1 col. sopa de canela
- 1 col. + 1/2 de margarina com sal

1. com as mãos esmigalhar bem, usando as pontas dos dedos até ficar uma espécie de farofa.
2. Abrir o forno aos 25m colocar a cobertura no bolo. fechar o forno e deixar cozer (cerca de mais 15m).
3. Deixar arrefecer um pouco, com um pincel, colocar um pouco de água com açúcar em pó no topo do bolo com o pincel e colocar as amêndoas palitadas.
4. Polvilhar com açúcar em pó.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Conchas Gigantes Recheadas em Molho de Tomate

Ontem foi este o jantar, eu estava inspirada, com paciência e o resultado foi divinal com um extra: o J. comeu nabiças! É verdade, camufladas, disfarçadas mas estavam lá. E ele comeu e repetiu e adorou e eu fiquei feliz. Às vezes é preciso tão pouco para me fazer feliz, sentir que fui bem sucedida em algo, mudar alguma coisa na nossa alimentação, fazer planos, sonhar, ter esperança, estar com os meus, isso deixa-me feliz! E uma das minhas resoluções de ano ano é mesmo desejar menos e valorizar mais! Esse é o caminho e por é por aí que eu irei...
Aproveitei para usar estas conchas gigantes da Milaneza, uma das massa do cabaz ganho aqui.



Precisamos de:
- conchas gigantes
- 1 molho de nabiças
- 2 fêveras de porco
- 2 fatias de queijo cheddar
- 1 col. sopa de queijo creme
- 1 col. sopa de queijo para gratinar
- cogumelos laminados (usei congelados)
- sal e pimenta q.b.
- molho de tomate q.b. (usei caseiro)
- queijo ralado mozarella
- oregãos secos

1. Pré cozer as conchas em água abundante com sal durante 11m.
2. Escorrer, passar por água fria, escorrer e reservar.
3. Estufe as fêveras num pouco de tomate, com um pouco de sal e pimenta até ficarem tenras (fiz na panela de pressão para ser mais rápido).
4. Coza as nabiças, lavadas, em água, sal e um pouco de bicabornato de sódio.
5. Escorra muito bem, pique e reserve.
6. No robot coloque as feveras desfiadas, o queijo cheddar, queijo para gratinar, queijo creme e as nabiças, sal e pimenta, e transforme num creme para rechear (na B.♥  vel. 6 15 seg, baixar o conteúdo com a espátula e mais 10 seg., vel. 6).
7. Recheie, pacientemente, cada concha com uma colher de chá deste creme, faça esta operação até encher todas as conchas.
8. Coloque as conchas num tacho largo, com molho de tomate, cogumelos, tempere com sal, pimenta e oregãos secos e deixe que as conchas cozinhem no molho, quando estiver quase pronto, adicione queijo mozarella ralado.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bolo vegan de courgete e cacau

Como já aqui disse, algumas vezes, o facto do meu filho ser intolerante à proteína do leite de vaca e alérgico ao ovo (especialmente à clara), condiciona a nossa vida e a maneira como vemos e lidamos com a comida. Também traz outras coisas boas: a procura de outros ingredientes, a variedade,...Mas não é fácil, o dia-a-dia não é fácil, tem de ser muito bem planeado, ao milímetro. A relação do pipoca mais pequenino com a comida não é fácil, e ultimamente parece revoltar-se cada vez mais contra o facto de não poder comer. E a lista do que não pode comer é extensa e tanto nós, como ele temos de a saber de cor. É duro para um miúdo de 5 anos ver todos os dias tantas coisas que não pode comer. Mas também não queremos que cresça a achar-se uma vítima ou um "coitadinho" porque não o é, tentamos ensinar-lhe a dar a volta por cima e a perceber que há muita coisa que pode comer. 
Este bolinho foi feito no fim-de-semana para a festa do pipoca mais velho e para ele com certeza de que lhe soube a brownie de chocolate:)



Precisamos de:
- 1/2 courgete ralada
- 200g de farinha sem fermento
- 180g de açúcar
- 50g de miolo de avelã
- 125ml de azeite
- 50ml de água
- 40g de cacau
- 1 colher de chá de fermento
- açúcar em pó

1. Colocar todos os ingredientes no robot, excepto o açúcar em pó (na B.♥  vel. 4. 1m) até ficar uma massa semelhante à de bolo.
2. Colocar numa forma untada com óleo e levar a cozer em forno pré-aquecido por cerca de 20/25 cm.
3. Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Folhadinho de frango

Bem, e já quem estamos numa época de crise, deixo-vos hoje mais uma receita de aproveitamento, desta vez de frango estufado. Ficou muito bom, e eu quando fiz, congelei dois para uma emergência, para quando o tempo escasseia e a paciência também. Dá jeito termos algumas coisas congeladas, costumo ter: queques ou bolos fatiados (para dias de gula), croquetes feitos cá em casa, folhadinhos, etc. Ajuda-nos para que possa haver tempo para outras coisas! Sermos organizados é sempre uma mais valia no nosso dia-a-dia. 
Deixo-vos esta receita super-mega-hiper-simples e um desejo de bom fim de semana!



Precisamos de:
- massa folhada
- frango estufado (aproveitei também as cenouras e as batatas)
-  cebola picada
- 1 fio de azeite
- queijo ralado
- ovo de codorniz
- gema de ovo

1. Colocar no robot o frango, sem os ossos nem pele, batatas e cenouras e triturar um pouco (na B.♥  vel. 6, 10 seg.)
2. Cortar círculos de massa folhada e com um cortador mais pequeno marcar, apenas marcar o centro.
3. Picar a cebola e levar a refogar no azeite. (na B. ♥ vel colher, 100º, 4m)
4. Adicionar a "pasta" triturada e deixar cozinhar um pouco apenas para tomar o gosto  da cebola (na B. ♥ vel. colher, 100º, 3m)
5. Colocar esta mistura no centro da massa folhada e pincelar o restante com gema de ovo batida.
6. Levar ao forno pré-aquecido, a 200º até começar a folhar, colocar queijo ralado e um ovo de codorniz e levar de novo ao forno até estar cozinhado

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bolinhos de arroz, courgete e atum

Hoje é um dia especial, o aniversário do pipoca mais velho, faz 11 anos que nos tornou mais ricos e felizes. Portanto cá por casa hoje só haverá alegria, risos, felicidade, um jantar especial com direito a bolo, feito com os sabores que ele gosta e mimo, muito mimo! Sê feliz meu pipoca lindo!!!
Vamos à receita, como não gosto de desperdício, reutilizar, renovar e reciclar, são palavras-chave cá em casa. E por vezes, acreditem que o resultado do aproveitamento é melhor, muito melhor que o original. Como neste caso, em que os bolinhos ficaram maravilhosos e se eu não o tivesse dito, ninguém pensaria que se tratava de um aproveitamento. Passa por uma elegante entrada, colocada numas bonitas colheres e aproveita-se os restos moribundos de que ninguém se lembrava:)
Esta receita aproveito e participo no passatempo da Sónia, participem também!



Precisamos de :
- 80g de arroz branco cozido
- 1 tomate seco bem escorrido
- 1/2 courgete ralada
- 1/2 lata de atum
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- cerca de 3 col. sopa de farinha (+ ou -)
- 2 col. sopa de pão ralado (+ ou -)
- sal e pimenta q.b.
- farinha + pão ralado

1. Triturar tudo no robot: arroz, tomate seco, courgete, atum, cebola, alhos, sal e pimenta até ficar uma pasta (na B.♥  vel. 5-7-9, 30 seg.)
2. Adicionar ovo e misturar (na B.♥  vel, 10 seg.)
3. E vá adicionando uma colher de farinha, uma de pão ralado, com o robot a trabalhar até verificar que a massa está minimamente moldável. (na B. ♥ vel. 4)
4. A massa será na mesma um pouco pegajosa e a cada duas vezes que forma as bolas na mão, sentirá necessidade de lavar as mãos, faça-o e a tarefa será bem mais fácil.
5. Passe cada bola por uma mistura de farinha com pão ralado e coloca a bola numa superfície lisa e pressione a mão para achatar cada bola.
6. Frite em óleo bem quente, escorra em papel vegetal e sirva.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Aletria com courgete e espargos e molho de limão

Antigamente odiava cozinhar só para mim, parecia-me pura perda de tempo! E então, fazia uma sandes e já estava. Hoje em dia é a altura em que muitas das vezes aproveito para pôr em prática ideias menos convencionais, refeições ora vegetarianas, ora refeições com peixe. Nunca carne! Não que não goste mas na verdade, não adoro! E usar aletria numa refeição principal pareceu-me uma excelente ideia, tendo assim aproveitado o cabaz que recebi da Milaneza, e a verdade é que foi mesmo.  Juntei-lhe courgete ralada (um dos meus ingredientes de eleição) e espargos e um pouco de sumo e limão. 
Rápido, simples, saudável e bom.



Precisamos de :
- massa aletria (cerca de 70g)
- 1/2 courgete ralada
- 2 espargos cortados em pedacinhos
- 1 fio de azeite
- piripiri moído
- alho em pó
- sal q.b.
- sumo de limão

1. Cozer a aletria por 5m em água a ferver com sal. Escorra e reserve.
2. Saltear no azeite os espargos e a courgete ralada.
3. Acrescentar a massa, sal, alho em pó, piripiri e sumo de limão e envolver bem.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pudim de Pão de Ló

O que me custa mais nas festas é a quantidade de sobras e para que nada se estrague, resta-nos, usar a imaginação. Desta vez transformei os restos de pão de ló num delicioso pudim com frutos secos. E estava mesmo bom, sobraram dois que congelei para me deleitar quando me apetecer.



Precisamos de:
- sobras de pão de ló, partidas em pedaços (cerca de 200g)
- 250ml de natas 35%
- 200ml de leite
- 2 col. sopa de açúcar amarelo
- 2 ovos
- noz moscada moída na hora, só um pouco
- margarina para untar
- frutos secos: usei nozes, amêndoas e avelãs partidas em pedaços
- caramelo líquido

1. Bater ovos, natas, açúcar e leite (na B. vel. 4, 2m).
2. Untar formas ou ramequins com margarina.
3. Colocar pedaços de pão de ló no fundo, pressionando com os dedos.
4. No meio uma porção de frutos secos.
5. Colocar mais pão de ló partido em pedaços, pressionando com os dedos.
6. Colocar uma porção do creme que bateu em cada ramequim.
7. Coloque uma porção de caramelo.
8. Levar ao forno, pré-aquecido, a 180º até dourar.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pão de Aveia com Chá Verde e Sementes de Papoila

O tratamento "detox" iniciou-se cá em casa depois das festas e, apesar de nesta semana, termos o aniversário do pipoca mais velho, os legumes voltaram a assumir o papel principal, a sopa regressou em força (sopa de espargos com grãos de cevada - a postar brevemente no blogue), e o pão voltou a ser feito. Já tinha comentado no face do delicias que fazer pão é algo que dá muito prazer porque, assemelha-se a fazer um bolo. Podemos variar imenso, a imaginação e as "normas" de fermentação ditam as regras, e o resultado é, muitas vezes, surpreendente. O pão que vos trago hoje, foi devorado, literalmente, pelos meus filhos ontem, e isso deixa-me muito feliz, afinal o pão, é um elemento essencial na alimentação. 
Aqui fica a receita.



Precisamos de:
- para 18 pãezinhos

*Isco ou Massa Velha:
- 10g de fermento de padeiro
- 100ml de água
- 180g de farinha tipo 65

1. Dissolver o fermento na água morna. (na B. ♥ , 2m, vel. 1)
2. Acrescentar a farinha e misturar bem até se formar uma bola (na B.♥  vel. 4, 1m)
3. Deixar levedar, tapado com um pano, em cima da parte de trás do frigorífico ou arca congeladora, por 1h.


* Massa Final
- isco
- 1 cup de farinha tipo 65
- 1 cup de farinha de aveia
- 1 cup de farinha integral
- 1 saqueta de chá verde
- 1/8 cup de azeite
- 190ml de água
- sal
- 1 col. de sopa, generosa, de sementes de papoila

1. Misturar todos os ingredientes e amassar bem (na B. ♥ . 4, 20 seg; vel. espiga 2m)
2. Na mão formar uma bola com a massa e passar um dedo por farinha, espetar o dedo na massa fazendo um buraco, se este se voltar a tapar, a massa está bem amassada.
3. Formar bolas, fazer uma cruz em cada uma com a faca, deixar levedar por 45m / 1h - liguei o forno a 50º, desliguei e deixei os tabuleiros com o pão lá dentro.
4. Levar  a cozer, a 250º, em forno pré-aquecido, com um recipiente com água lá dentro (para criar vapor) ou gelo diretamente no fundo do forno (esta aprendia na TV).

sábado, 5 de janeiro de 2013

Esmagada de batata e couve com ovo

Depois dos excessos das festas, só me apetece comida simples, a essência da comfort food, e aproveitar os alimentos sazonais. Das sobras das batatas e das couves (e sem o bacalhau) fiz esta refeição simples mas ainda assim saborosa. E aos poucos vamos fazendo uma "desintoxicação" de tanto doce, frito e comer para além do limite. 



Precisamos de:
- 2 batatas médias cozidas e sem pele e cortadas em pedacinhos
- 1/3 de chouriça cortada em pedacinhos
- algumas folhas de couve galega cozidas cortadas em pedaços
- 1/2 cebola picadinha
- 2 dentes de alho
- sal e pimenta q.b.
- vinagre de sidra
- 1 ovo
- um fio de azeite

1. Levar o azeite ao lume e saltear a cebola até ficar translúcida.
2. Acrescentar os alhos picadinhos e a chouriça e deixar refogar também.
3. Adicionar as batatas e as couves e deixar cozinhar em lume brando mexendo ocasionalmente.
4. Temperar de sal, pimenta e vinagre e deixar cozinhar mais um pouco.
5. Fritar um ovo e colocar por cima, servindo-o com um pouco de pimenta moída na hora.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Almofadinhas de Chila e Frutos secos

Cá em casa, havendo festas, lanches, não pode faltar pão doce recheado, é algo tão simples mas que adoramos. E estas almofadinhas tinham os sabores do Natal: a chila, os pinhões, as nozes e as amêndoas. Souberam muito bem :)
E com esta ultima receita encerro o ciclo de participações no passatempo da Vera, já concorreram? Ainda vão a tempo...

* Massa Velha ou Isco:

- 150g de farinha
- 90g de água morna
- 15 a 20 g de fermento fresco biológico , ou 2 colheres de chá do seco

1. Misturar tudo até ficar uma massa elástica e coloque num recipiente, tapado com película e deixe levedar por um hora num sítio abrigado (na B. , coloque água e fermento e programe 37º, 2m, adicione a farinha e programe vel. 4, 20 seg.)

* Massa Final:
- 50g de água morna
- 100g manteiga amolecida
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 350g de farinha
- 50g de açucar ( ou até 100g, conforme gosto )
- 1 pitada de sal
- 1 gema de ovo, diluida em leite para pincelar

* Recheio:
- doce de chila q.b.
- 1 col. chá de pinhões
- 1 col. sopa de nozes
- 1 col. sopa de amêndoas peladas

* Cobertura:
- gema de ovo + água
- açúcar em pó

1. Colocar tudo no Robot, ou à mão ou na MFP, e misture todos os ingredientes e deixe levedar por uma hora em local abrigado e tapado com um pano. (na B.  vel. 4, 20 seg, vel. espiga 2 m)
2. Estique a massa e corte em quadrados (não precisam de ser perfeitos) e dê uns cortes verticalmente em cada quadrado, sem cortar de cima a baixo.
3. Pique os frutos secos em pedaços.
4. Coloque doce de chila em cada quadrado, por cima salpique com os frutos secos.
5. Enrole a massa e verá que por cima ficará com uns cortes.
6. Pincele com uma mistura de gema batida com um pouco de água.
7. Leve ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal, pré-aquecido, a 180º, até dourar.
8. Coloque açúcar em pó em cada pãozinho.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Semifrio de Romã

Para primeira receita do ano, deixo-vos um semifrio, de romã. Eu adoro usar sabores da época quando faço doces e nestas festividades tiveram destaque: a tangerina, a romã, a castanha, a chila e os frutos secos. Esta receita ficou muito saborosa ainda que nem seja muito bonita ou fotogénica. 
E para começarmos bem o ano, deixo-vos o desejo de que sejamos capazes de valorizar mais o que tenho,  ter espaço para sonhar e ter esperança, desejar menos, ser resiliente, valorizar tudo o que nos rodeia, extrair inspiração de onde menos se espera, pôr um pouco de mim mesma em tudo e ser feliz!
Bom Ano e comecem hoje a aproveitar cada dia!



Precisamos de:
- 2 iogurtes naturais cremosos açucarados
- 1 lata de leite evaporado
- 1 pacote de natas
- sumo de 4 romãs
- 6 col. de sopa de açúcar
- 6 folhas de gelatina
- suspiros e romã para decorar

1. Levar ao lume o sumo de romã com açúcar até reduzir e ficar espesso.
2. Demolhar a gelatina para hidratar.
3. Bater natas até ficarem bem duras, acrescentar o leite evaporado. Bater bem.
4. Escorrer a gelatina, levar ao microondas 1m e acrescentar à mistura assim como o "xarope" de romã.
5. Bater muito.
6. Levar ao frio por umas horas e na hora de servir decorar com bagos de romã e suspiros esmigalhados.