terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolachinhas de nutella

Ainda ontem cá falamos da Pammi, esta receita, apesar de um pouco alterada, veio de lá. Fiz no fim de semana, para o pipoca mais velho comer ao lanche na escola, durante a semana (gosto destes mimos de mãe em que lhe faço um lanchinho especial) e a verdade, é que elas são super viciantes, estaladiças, saborosas...huuuummmm!
Lembro- vos que ainda vão a tempo de participarem no desafio do 4º aniversário, o prazo é 5ªf às 23:59. Ainda só temos 4 participações :(
Mas vá, ponham a cabeça a funcionar, façam uma sobremesa não convencional mesmo, sem lacticínios nem ovos....Usem e abusem da fruta, de coisas alternativas como os legumes que fazem bolos super húmidos, substituam a manteiga por óleo e leite de soja ou de arroz, há natas de soja para bater hoje em dia na maioria dos supermercados,....Sejam originais, e surpreendam-se :)
Este desafio (quem lê assiduamente deve ter percebido) serve de homenagem ao pipoquinha mais novo e será ele quem decidirá a receita vencedora em caso de empate, e serve também para lembrar que nem todos nós podemos tudo o que nos apetece, as restrições alimentares vão aumentando e alargando-se até aos alimentos mais estranhos. No outro dia li um caso em que a pessoa era alérgica ao açúcar da fruta! Enfim...a vida não é a preto e branco, as sobremesas não são todas feitas de ovos e natas, há tantas coisas para explorar e a diversidade é que dá o toque de originalidade à vida, as outras cores, que não o preto e o branco.
Deixo-vos uma bolachinha e os desejos de um bom dia...



Precisamos de:
*rende 42 bolachas
- 240g de nutella
- 90g de farinha
- 1 ovo batido
- 1 col. sobremesa de margarina

1. Bater tudo até ficar uma massa homogénea (na B. vel. 4, 2m)
2. Colocar a massa em película aderente e levar ao frigorífico por 20m.
3. Com as mãos retirar pedaços de massa, formar bolas e com a ajuda da palma das mãos achatar. Não se preocupe com o facto da massa ser bastante gordurosa, é normal. Repita a operação até usar toda a massa.
4. Leve ao forno a 180º por 10m e coloque-as a arrefecer numa grelha.

4 comentários: