sábado, 19 de janeiro de 2013

Caril de grão de bico

Deitei-me ontem com um tempo escuro, chuvoso e hoje acordei com o tempo de igual forma: cinzento, chuvoso. Pareceu-me ter adormecido e acordado no mesmo dia! 
Logo de manhã, antes de tomar a minha cevada, tal como faço todos os dias, amassei uma bola de no knead bread - ou pão de 5 minutos - e coloquei a levedar, daqui a pouco, começaremos o fim de semana com uma fatia de pão acabadinho de fazer, uma pequena alegria a marcar o fim de semana e a afastar e tempo cinzento. 
Há dias mais fáceis em que, por pequenos momentos, nos mostram que a vida é fantástica, não é preciso muito: um lanche com amigos, um telefonema, uma conversa com a mãe, um passeio com uma amiga, ter cá em casa quem mora no nosso coração, uma chávena de chá fumegante, um bolo, um ingrediente novo, as risadas dos pipocas, os legos pelo chão, o ronronar do benny. E é nesses dias em que uma fatia de pão sabe tão bem!



Precisamos de:
- batatas aos cubinhos
- grão de bico cozido
- sementes de coentros
- sementes de cominhos
- 2 dentes de alho
- 1 col. sopa de Becel líquida
- sal e pimenta q.b.
- 1 cebola picadinha
- 2 col. sopa de molho de tomate
- 1 col. sopa de caril
- água q.b.
- salsa picada

1. Esmagar bem no almofariz as sementes de coentros e de cominhos e o alho.
2. Colocar num tacho a pasta que resultou do que moeu no almofariz.
3. Adicionar Becel líquida e a cebola e deixar refogar mexendo sempre, sem deixar queimar.
4. Adicionar as batatas aos cubinhos e em lume brando, deixe cozinhar um pouco.
5. Acrescentar um pouco de água, o molho de tomate, o caril, sal, pimenta e deixar cozinhar em lume brando.
6. Se começar a ficar sem líquido, acrescente um pouco de água.
7. Quando as batatas começarem a ficar menos cruas, adicione o grão de bico, retifique tempero e deixe cozinhar.
8. Polvilhe com salsa picada e sirva com pão nan (se bem que eu gosto com focacia).

4 comentários:

  1. Por acaso também me deitei com chuva e agora acordei e felizmente não esta a chover.
    Apesar de não apreciar grão de bico gostei muito do aspecto do teu caril.
    Alias eu adoro todas as tuas receitas são uma delicia.
    Desejo-te um excelente fim de semana.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Não há melhor do que pão acabado de fazer!
    Esse caril deve ser delicioso, tenho que experimentar!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Quando o meu amigo está infeliz, vou ao seu encontro; quando está feliz, espero por ele.

    ResponderEliminar