segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bolo vegan de courgete e cacau

Como já aqui disse, algumas vezes, o facto do meu filho ser intolerante à proteína do leite de vaca e alérgico ao ovo (especialmente à clara), condiciona a nossa vida e a maneira como vemos e lidamos com a comida. Também traz outras coisas boas: a procura de outros ingredientes, a variedade,...Mas não é fácil, o dia-a-dia não é fácil, tem de ser muito bem planeado, ao milímetro. A relação do pipoca mais pequenino com a comida não é fácil, e ultimamente parece revoltar-se cada vez mais contra o facto de não poder comer. E a lista do que não pode comer é extensa e tanto nós, como ele temos de a saber de cor. É duro para um miúdo de 5 anos ver todos os dias tantas coisas que não pode comer. Mas também não queremos que cresça a achar-se uma vítima ou um "coitadinho" porque não o é, tentamos ensinar-lhe a dar a volta por cima e a perceber que há muita coisa que pode comer. 
Este bolinho foi feito no fim-de-semana para a festa do pipoca mais velho e para ele com certeza de que lhe soube a brownie de chocolate:)



Precisamos de:
- 1/2 courgete ralada
- 200g de farinha sem fermento
- 180g de açúcar
- 50g de miolo de avelã
- 125ml de azeite
- 50ml de água
- 40g de cacau
- 1 colher de chá de fermento
- açúcar em pó

1. Colocar todos os ingredientes no robot, excepto o açúcar em pó (na B.♥  vel. 4. 1m) até ficar uma massa semelhante à de bolo.
2. Colocar numa forma untada com óleo e levar a cozer em forno pré-aquecido por cerca de 20/25 cm.
3. Desenformar e polvilhar com açúcar em pó.

8 comentários:

  1. Com os miúdos a questão da alimentação com essas restrições é complicado, é natural esses pequenos mmomentos de rebelia... Há, de facto, fazer um esforço para contornar as coisas e com este bolo de aspecto delicioso as coisas devem ficar mais fáceis! ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Tem um excelente aspecto.
    Obrigado por partilhares, é importante termos estas receitas assim...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delícia! Ainda por cima sem lactose, vou já "roubar" a receita! :-)

    ResponderEliminar
  4. Não é facil lidar no dia-a-dia com restrições alimentares, falo de conhecimento próprio. Mas no entanto, também é um desafio e este bolo é a prova que o amor e a critividade são as melhores armas para uma receita resultar!

    ResponderEliminar
  5. Mas o bolo leva cacau ou não? Tem um ar óptimo o bolo :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Catarina
    Tinha-me esquecido de colocar o cacau nos ingredientes :)
    Ainda bem que reparou, no entanto, experimente o bolo na mesma, é mesmo muito bom, fica bem húmido! Quase um brownie, quase...
    beijo
    Raquelita

    ResponderEliminar
  7. Têm razão, não é fácil lidar com alergias alimentares, e o dia-a-dia é por vezes bem complicado mas, com um pouco de imaginação e boa vontade, tudo se consegue :)
    E nós, que tudo podemos comer, acabamos por apreciar imensas coisas que nem imaginaríamos!
    Beijo
    Raquelita

    ResponderEliminar