sábado, 26 de janeiro de 2013

Camadas de alheira

Nem sei bem como chamar a esta receita que foi idealizada, entre uma arrumação e uma limpeza. Uma ideia ainda meia confusa que apontei na minha sebenta para que, quando tivesse tempo, pudesse explorar. Escrevinhei: camadas de - batata - béchamel com alheira - beringela - béchamel de alheira...E a ideia, apesar de confusa, parecia definida na minha cabeça. Umas espécie de lasanha, porque era às camadas, em vez de massa: batatas e beringela; e em vez de carne, béchamel com alheira. 
Bem dita arrumação  / limpeza porque o resultado final foi uma coisa para lá de indescritível, uma refeição em camadas que ficou surpreendentemente leve. Num dia em que com a S. , fizemos 500 coisas na cozinha, que parecia um campo de batalha tal era o caos: o pão caseiro com doce de castanha, a sopa de grão, as camadas de alheira, os grelos salteados, a morcela com maçã, os mini blattertorte, as batatas chip, os hamburguers para os miúdos e um caos que virou arrumação e uma amiga que é insubstituível. 

Bom fim de semana e não se esqueçam do desafio do 4º aniversário :)



Precisamos de:
- 1 alheira (usei umas bem grandes que gentilmente foram oferecidas por quem é de Trás-os-Montes)
- batatas pequenas novas
- 1 beringela grande
- 600g de leite
- 60g de farinha
- 40g de margarina
- sal, pimenta, noz moscada e oregãos q.b.
- 2 col. sopa de mozarella ralado
- 100ml de molho de tomate (usei caseiro)
- 1 fio de azeite

1. Cortar a beringela em fatias finas e colocar sal, deixando estar assim por 30m para que liberte a água.
2. Laminar na mandolina as batatinhas pequenas com a casa. Colocar numa bacia com água e reservar.
3. Levar um fio de azeite ao lume, escorrer em papel de cozinhar cada rodela e colocar rodelas de beringela que deve deixar cozinhar, retirar e reservar, repetindo esta operação até saltear todas as rodelas de beringela.
4. Fazer o béchamel, fazendo o roux (margarina + farinha) e depois adicionando aos poucos o leite, mexendo sempre e temperando com sal, noz - moscada e pimenta, até engrossar. (na B.♥ vel. 6, 90º, 8m) Colocar este molho no robot, adicionar a alheira sem a pele e triturar. (na B.♥ vel. 6, 20 seg.)
5. Colocar um fio de azeite no fundo de um pirex e nas laterais, colocar uma camada de batatas laminadas (esta operação exige paciência para colocar as rodelas, uma a uma), polvilhe com sal em pouco do béchamel.
6. Colocar rodelas de beringelas, pacientemente, e mais um pouco de béchamel.
7. Colocar nova camada de batatas, sal  e béchamel.
8. Nova camada de beringela e béchamel.
9. Nova camada de batatas e salpique com um pouco de sal. Aqui verificará que tem pouco molho, e aqui deverá adicionar o molho de tomate, mexendo bem. Esta será a última camada, deverá polvilhar este molho com oregãos secos esmagados nas pontas dos dedos e queijo ralado.
10. Leve ao forno a 200º por 35m.

3 comentários:

  1. O aspecto esta mesmo tentador,pena não ter foto do interior.
    Mas tenho a certeza que ia gostar.
    Bom fim de semana.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Tem muito bom aspecto.
    Já abriu o apetite cá em casa :)

    ResponderEliminar