terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Focaccia de alecrim, flor de sal e pimenta rosa

Ontem fiquei surpreendida por ter poucos comentários na caixa a aguardar moderação, estranhei, há muito que não me acontecia isto. Tenho me vindo a habituar a ter alguns, com palavras simpáticas, que me incentivam e isso fez-me questionar a natureza das últimas receitas, se não teriam despertado interesse ou curiosidade o que, por sua vez, me fez repensar na receita de hoje. Tinha decidido postar os raviolis de fígado de cebolada que ficaram absolutamente fenomenais, mas pensei que talvez fosse uma receita que não interessaria muito e adiei. 
Adiei e voltei ao básico: uma focaccia, que serviu para acompanhar um "vaca au vin" muito bom. Mas os raviolis aparecerão por aqui, as boas receitas, mesmo que à primeira vista vos parece estranho, conseguem surpreender, e eu também não colocaria algo que não tivesse gostado.
A chuva e o vento voltaram, acordei de novo com o céu escuro como breu, o vento uiva assustadoramente, é tempo de temer o amanhã, de cismar em coisas menos boas, em preocupações persistentes e é tempo de recolher e meditar.



Precisamos de:
*massa:
-  500g de farinha tipo 55
- 250ml de água morna
- 15g de fermento padeiro fresco
- 1 col. café de sal
- 4 col. sopa de azeite

*para pincelar:
1. Azeite, flor de sal, flocos de pimenta rosa e alecrim
2. Azeite e alho em pó

1. Desfazer o fermento padeiro em água morna (na B.♥  vel. colher, 37º, 2m)
2. Adicionar farinha, sal, azeite e amassar (na B.♥  vel. 4, 1m; vel. espiga 3m - e depois dou à mão umas quantas voltas na massa)
3. Deixar levedar por 1h30m num local sem corrente de ar.
4. Findo este tempo, dar-lhe forma (dei forma de uma folha) geralmente rectangular, com as pontas dos dedos fazer buracos superficiais na massa, colocar alecrim nos buracos e pincelar com azeite, flor de sal e pimenta rosa e deixar levedar mais 30m.
5. Findo este tempo levar ao forno a 220º por 15 /20m.
6. A meio da cozedura, pincele mais um pouco, desta vez com azeite e alho em pó.



4 comentários:

  1. Por vezes acontece as receitas terem poucos comentários,mas pode ser apenas casual, não quer dizer que não tenha sido vista e apreciada. Pode dever se também a muita gente estar ainda com dificuldades na rede de internet e nas telecomunicações.
    Esta focaccia está tentadoramente apetitosa e pode ser uma optima sugestão para entrada numa refeição ou para um lanche ajantarado.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz nenhuma focaccia e gosto tanto do aspecto sempre que vejo alguma!

    ResponderEliminar
  3. Vou aguardar por essa receita de raviolis ;)
    A focaccia deve ter ficado apetitosa!

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz uma focaccia .
    Gostei muito da tua ,ficou tão linda.
    Bj

    ResponderEliminar