segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Queques de banana e granola

Nem sei se vos diga "bom dia", olho pela janela e vejo uma imensa escuridão. custa-me acordar sem o sol e custa-me mais ainda saber quem, será outro dia de chuva. Bem sei que ela é necessária mas irra, depois de uns dias de muito vento, frio e chuva, já começa a chatear.
Hoje deixo-vos uma receita de queques de banana e granola que fiz para o pipoca mais velho e o pai levarem para o lanche durante a semana. É um miminho que gosto de lhes fazer, além de que é bem mais saudável do que os do compra porque controlo o açúcar e enche-os de coisas boas :) Esta receita rendeu 11, numas forminhas granditas, deixei arrefecer e congelei assim, vou tirando consoante necessito. 
Lembro-vos que ainda vão a tempo de concorrerem ao desafio do 4º aniversário, acrescentei mais 3 coisas ao prémio e claro, as vossas receitas vão inspirar-me para criar novas para o pipoca mais novo. Também sei que não é fácil fazer-se uma sobremesa com estas regras, no caso do Gabe, as coisas são ainda mais difíceis pois excluem-se mais algumas que não referi. E claro, um bom desafio é sempre interessante :)
Bem, deixemos de conversas que ainda é de manhã, 2ª feira e ainda ninguém está de pestana bem aberta antes de tomar o primeiro café.



Precisamos de:
- 2 bananas maduras
- 190g de farinha sem fermento
- 1 col. chá de fermento em pó
- 3 col. sopa de iogurte grego natural açucarado
- 120g de açúcar
- 2 ovos
- uma pitada de sal
- 35g de margarina
- 2 col. sopa bem cheias de granola


1. Esmagar as bananas com um garfo.
2. Bater margarina com açúcar até ficar um creme volumoso. (na B.♥  vel. 4, 3m)
3. Acrescentar os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição (na B.♥  vel. 4, 2m)
4. Acrescentar farinha, fermento, iogurte, sal, bananas, a granola e envolver bem (na B.♥  vel 4, 2m)
5. Colocar em forminhas e levar a forno pré-aquecido  a 180º por 20m.

3 comentários: