sábado, 27 de outubro de 2012

pão alentejano

Minha gente, aqui fica uma boa, não minto, uma excelente, receita de pão alentejano. Se pensarmos bem, fazermos pão em casa é bem mais económico para além de ser uma actividade excelente. Adoro fazer pão, adoro mesmo! O cheirinho de pão acabado de fazer que invade a casa...hummmmmm! 
E esta receita é super fácil. Há a receita para a Bimby, eu fiz à mão. Rendeu um pão bem grande com apenas 5g de fermento de padeiro (fiz primeiro o isco ou massa velha). Convido-vos a fazerem um belo pão alentejano para o lanche...
A receita veio desta casa que por sua vez tirou do fórum da Bimby.



Precisamos de:

Para a Massa de Levedura
50 g de água morna
5 g de fermento de padeiro fresco
90 g de farinha

Para o Pão
280 g de água morna
500 g de farinha tipo 65
1 colher e meia de chá de sal

Preparação da massa de levedura
Na MFP coloque todos os ingredientes e misture (utilizei o programa Pasta e desliguei 5 minutos depois). Ligue o programa Cozer durante 1 minuto (para aquecer a cuba) e desligue. Deixe a massa descansar até duplicar de volume (20 a 30 minutos). - eu fui uma apressada e só deixei levedar até atingir uma massa de 150g, é o que dá ser uma apressada :)

Preparação do pão
Amassar os restantes ingredientes com a massa velha até ficar uma massa bem homogénea.
Molde o pão em forma de bola e coloque novamente num tabuleiro polvilhado de farinha (a bola forma-se mais facilmente se colocarmos a massa no tabuleiro, moldarmos em forma de rectângulo e dobrarmos como se fosse um envelope. Depois viramos ao contrário e a parte mais lisa fica virada para cima).
Com uma faca afiada faça um corte a meio da bola e deixe levedar novamente até dobrar de volume (também pode optar por fazer este corte no final da levedação, mesmo antes de o cozer). A levedação é facilitada se ligarmos o forno a 50º e se deixarmos a massa crescer durante 30 a 45 minutos (ou se deixarmos lá dentro o pão com o forno frio durante 2h). Se quiser, pode cobrir a massa com papel celofane para não secar e/ou pincelar com azeite.
Retire o tabuleiro do forno enquanto este aquece e coloque de novo o pão quando o forno atingir os 200º (retire o papel celofane). Coloque no fundo um recipiente com água para criar humidade e permitir que a codea do pão fique bem estaladiça. Coloque o pão no forno cerca de 45 min, desligue o forno e deixe o pão cozer mais 10 minutos. Retire do forno e arrefeça em cima de uma grelha.


Nota 1: a massa velha pode ser guardada no frigorífico, segundo a Patanisca até 3 dias, sem problema. Se preferir, também pode congelá-la (deixando descongelar lentamente no frigorífico durante 1 dia). Se não quiser estar sempre a retirar massa, pode optar por fazer uma receita de pão, dividir a massa em porções de 150g e congelar separadamente. Depois, sempre que fizer pão, coloque uma destas porções em substituição do fermento.

5 comentários:

  1. Quentinho com manteiga é uma delicia:) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que pão delicioso!
    beijinhos e bom domingo
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. que maravilha de pãozinho.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Uau Raquelita! Que bom ver cada vez mais gente a fazer pão em casa :)
    Beijinho e que essas experiencias sejam para continuar :)

    ResponderEliminar