terça-feira, 23 de outubro de 2012

Donuts, temos donuts senhor...

Fizeram a delícia do meu pipoca mais velho, acho que me tornei no seu ídolo a partir do dia em que fiz donuts. Foi quase como descobrir um pote de ouro do outro lado do arco-íris, ou o equivalente a isso :)
E os donuts ficaram maravilhosamente deliciosos e o meu pipoca decidiu que nunca mais come donuts fora de casa...LOL
A receita veio desta casa a única diferença foi a raspa de limão e as sementes de baunilha (ao invés da essência) e amassei na Bimby (tenho pouca força muscular LOL)



Precisamos de:
Donuts:
- 14g de fermento de padeiro
- 80ml de leite morno
- 180g de farinha tipo 65
- 25g de margarina amolecida no microondas
- 1 gema
- 1/2 clara (cerca de 16g)
- um pouco de sal fino
- 1 col. chá de raspa de limão
- sementes de meia baunilha
- óleo para fritar

Glacê:
- 120g de açúcar
- 20g de água

1. Dissolver o fermento no leite (Bimby, vel, colher, 37º, 2m)
2. Acrescentar os restantes ingredientes, excepto o óleo.
3. Deixar amassar até ficar uma massa elástica (Bimby, 6m, vel, espiga)
4. Formar uma bola com a massa, pode precisar da ajuda de um pouco de farinha, colocar sob papel vegetal e colocar por cima um pano húmido e deixar levedar por 30m.
5. Amassar, ligeiramente, de novo, a massa, formar de novo uma bola, colocar o pano húmido e deixar levedar por mais 30m.
6. Estender a massa com cerca de 1cm de espessura, colocar de novo o pano húmido e deixar levedar por 10m.
7. Cortar com um cortador redondo (usei de 8cm) e um mais pequeno (2cm) para retirar o centro e deixar repousar por 15m.
8. Aquecer o óleo.
9. Fritar de um lado, eles incham e com a ajuda de um pau de espetada virar e deixar fritar do outro.
10. Passe imediatamente no glacê.

11 comentários:

  1. Oh... ficou deliciada!
    Eu e o marido adoramos donuts, esses donuts ficaram magníficos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficaram mesmo lindos, acho que filhote tem toda a razão.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Comia agora um donuts :)

    Adoro fazer em casa! :)

    bj

    ResponderEliminar
  4. Adorei, e sem utilizar a maquina de fazer donuts...vou já para a cozinha :)
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. gostei da parte "tenho pouca força muscular..."
    LOL
    realmente com donuts como estes acho que também nunca mais comeria donuts fora de casa.

    ResponderEliminar
  6. Nham....Eu nem me atrevo a fazê-los pois da única vez que fiz comi muitos e não me posso arriscar!!!
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Yum Yum Yum! Donuts!!! Tu nem sabes o quao agarrada aos donust eu era!!
    Só nao fac,o em casa por que fiquei com trauma de fritar!!
    Mas adorei a tua versao caseira!!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Ai que lindos donuts. Que maravilha. Vou ficar com a receita pois o meu marido e o meu filho adoram.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Maravilhosos, ofereceram-me a "maquineta" para fazer donuts e ainda está dentro da caixa (que vergonha)...tenho de pôr mãos à obra, tenho...tenho!
    Beijinho

    ResponderEliminar