quarta-feira, 3 de outubro de 2012

arroz de porco à pato

O meu filho estava babado perante uma foto de arroz de pato e passou grande parte da manhã a falar dessa comida. E eu, mãe que se preze, queria fazer-lhe a vontade mas, não havia pato. E isso não me desencorajou...Saiu arroz à pato!

Precisamos de:
- lombo de porco (sem osso)
- 1 cebola
- 1 fio de azeite
- 2 dentes de alho
- 100ml de água
- 150ml de vinho branco
- sal
- malagueta seca
- arroz carolino
- açafrão
- 2 dentes de alho picadinhos
- chouriça
- água
- sal e pimenta q.b.
- salsa picada



 "Selei" o porco num fio de azeite.
Retirei e rservei.
Coloquei a cebola partida em quartos e os 2 dentes de alho, a água, o sal, malagueta, vinho verde e deixei cozinhar até a carne se desfazer (a meio fui espreitar se necessitava de mais um pouco de líquido). Desfaça a carne com a ajuda de dois garfos.
Salteei o alho picadinho, o arroz, deixei fritar e acrescentei o dobro da água a ferver, o sal, tapei e deixei cozinhar por apenas 10m.
Misturei arroz com a carne desfiada e coloquei num pirex, acrescentei rodelas finas de chouriça e levei a terminar no forno.
Polvilhar com salsa picada.

4 comentários:

  1. Com uma cor destas é impossivel ficar indiferente!

    ResponderEliminar
  2. Boa sugestão!
    Quem não tem cão caça com gato!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu também costumo fazer muitas vezes "arroz de pato" com carne de porco, vaca, frango ou peru.
    Beijinhos

    ResponderEliminar