terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bolinhos de manjericão

Vi uma receita de scones salgados no programa da Ina Garten (the Barefoot Contess) no FoodNetwork e achei o máximo e pensei em reproduzi-los logo que possível. Mudei alguns ingredientes mas a verdade é que saíram muito bem, ficaram deliciosos!
Aproveitando esta receita poderíamos introduzir o tema da orginalidade que a Arguitas tão bem referiu no seu blogue aquando a vitória no 13º Desafio Teka. Ora bem, não quero levantar polémicas até porque não sou pessoa para isso mas, ninguém inventa nada, essa é que é a verdade, todos nós nos inspiramos em alguma coisa e em alguém, muitas das vezes o que fazemos é adaptar os ingredientes aos nossos gostos, à nossa individualidade enquanto pessoa e aí? Aí que mudamos a base da receita, torna-se nossa? Lembro-me de há muitos anos em 1980 (pr'aí) surgir na Teleculinária, pela mão do Cehfe Silva umas flores de courgette recheadas de queijo creme e ao ver a receita a ser feita em plena TV pelo talentoso Jamie Oliver, lembrei de vasculhar nos meus livros e encontrei-a. Nenhum de nós é assim tão visionário que invente coisas porque tudo o que fazemos teve influencia da net, de revistas, de chefes, programas de TV. Se fôssemos visionários e brilhantes seríamos pois chefes profissionais.
Relativamente ao uso da Bimby, todas as receitas são adaptáveis ao método tradicional, muito antes de ter a Bimby fazia as receitas que via e adaptava-as à minha cozinha.
Enfim, esta receita passou a ser minha agora que a estilhacei e modifquei de forma a gostarmos e que boa que estava.



Precisamos de: (para 7 bolinhos)
- 125g de farinha integral
- 90ml de leite
- 1/2 colher de chá (mal cheia) de bicabornato de sódio
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de café de açúcar
- 5g de folhas de manjericão fresco
- uma colher de chá de cebolinho cortadinho
- 50g de queijo mozarella ralado.
- 50g de margarina



No robot colocar todos os ingredientes (na Bimby 10seg, vel. 5-7-9) e triturar um pouco.
Trabalhar um pouco a massa até ficar uma só bola (na Bimby, vel. espiga 2m).
Estender a massa numa superfície enfarinhada e cortar com cortadores uns quantos discos (a massa deve ficar alta, tipo 2cm).
Levar a cozer a 180ºC durante 15 - 20m.


P.S.
Ontem foi um dia maravilhoso, sem dúvida, foi um pouquinho de sol no meio de tantos dias cinzentos, soube que a minha receita enviada para o concurso A mesa dos Portugueses será incluída no livro. Depois de uma ida a Lisboa, ter conhecido o Chefe Cordeiro e ter tido a oportunidade de servir a minha receita este foi o culminar. Foi uma experiência única e verdadeiramente fantástica!
Também ontem foi publicada, na Teleculinária nº 1749 a minha receita de arroz doce com mascarpone e, para quem me conhece sabe a honra que é pois, sou fã desde há muito tempo, da Teleculinária e do Chefe Silva.
E eu, que sou um pouquinho avessa à publicação de fotos no blogue, não resisto a postar, para mais tarde recordar.

E tenho de agradecer à minha adorada amiga S., pois concorri para A mesa do Portugueses por muita insistência dela ( a preguiça que foi para fazer o orçamento) e concorri já no final do passatempo...

4 comentários:

  1. bolinhos salgados são a minha cara, gostei desta receita.

    ResponderEliminar
  2. Que bom asoecto, devem ser maravilhosos.
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que sugestão boa!
    E muitos parabéns por teres passado a eliminatória do concurso :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da sugestão.
    PArabens pelo concursos.
    Bjs

    ResponderEliminar