quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bolo mousse de chocolate

Ora bem, começo por pedir desculpa ao autor da receita por a ter "rapinado". Não faço ideia de onde tirei esta receita, já a tenho apontada no meu caderninho do "a fazer" há bastante tempo. Tentei procurar de novo na net a receita e não consegui descobrir, encontrei receitas semelhantes que diferiam nas quantidades. Portanto, peço publicamente desculpa e peço, se alguém descobrir de que blogue é a receita, que me deixe ficar um comentário com o endereço para que possa atribuir crédito a quem o merece, desta vez não mudei uma vírgula na receita.
O bolo foi a sobremesa de um jantar de amigos e tenho apenas um reparo a fazer ao mesmo, acho que ficou muito baixinho e parecia ter demasiada "mousse" e pouco bolo, ou que a parte da mousse deveria ser mais espessa. Mas, para quem adora chocolate, é muito bom!
Claro que, comecei a pensar que deveria ter modificado qualquer coisita mas, não me quis aventurar muito.



Precisamos de:
Ingredientes

8 ovos
200 gr de chocolate culinário (usei com 70% de cacau)
130 gr de margarina sem sal
200 gr de açúcar
4 colheres de chá de farinha cheias
1/4 de cálice de rum
amoras, mirtilos e framboesas q.b.

Preparação

Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma com buraco. Derreter o chocolate com a margarina em banho maria, envolvendo bem. Bater as gemas com o açúcar até que estas dobrem de volume. Juntar o creme de chocolate às gemas e bater muito bem. À parte, bater as claras em castelo firme e envolver, delicadamente, no preparado anterior. Dividir o creme em duas partes iguais. A uma delas, juntar a farinha peneirada, e levar ao forno, previamente aquecido, no 160ºC por 25 minutos. À restante metade, adicionar o rum e envolver. Levar este creme ao frigorífico. Desenformar o bolo. Na hora de o servir, cobrir o bolo com o creme de chocolate e rum e enfeitar com amoras, mirtilos e framboesas.

6 comentários:

  1. Um bolo bem ao meu gosto ,pois adoro chocolate e esse ficou bem guloso.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. oh My God!!! que coisa fantástica.
    eu sou doida por chocolate e este bolo é a minha cara!

    ResponderEliminar
  3. Para mim esta sobremesa é um dois em um e por mim está optimo!!!È claro que adoro chocolate, né?!?
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Tão lindo, este bolo, parece ser uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou divino este bolo e parece ser muito bom de fazer.
    bjo

    ResponderEliminar