segunda-feira, 4 de maio de 2009

Bolo do Dia da Mãe

Photobucket

Infelizmente a minha mãe não vive perto de mim, portanto nunca passo este dia com ela!
Mas, a minha sogra vive e eu gosto muito dela portanto, comprei-lhe um ramo de orquídeas e fiz-lhe um bolo.
Eu raramente me lembro de comprar ingredientes para fazer um bolo ou melhor, só se for uma receita que tenha tirado ou visto senão, tento desenrascar com o que tenho em casa.
Comecei a magicar como faria e saiu esta maravilha, modéstia à parte, muito melhor do que eu poderia imaginar. A combinação dos sabores é genial...

Precisamos de:
- 3 cups de farinha sem fermento
- 2 cups de açúcar
- 1 colher de chá de fermento
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa de cacau
- 1 pacote de natas
- gotas de essência de baunilha
- um pouco de chocolate para raspar
- doce de framboesas (usei o do Lidl)
- 30g de manteiga
- 1 cup de óleo
- 1 cup de leite
- 2 colheres de açucar + umas gotas de limão

Bati as 4 gemas com o açúcar.
Adicionei a farinha com o fermento, o óleo e o leite e bati bem.
Juntei a manteiga derretida.
Bati as claras em castelo com umas pedrinhas de sal e envolvi delicadamente na massa.
Dividi a massa a meio.
Numa tigela juntei as gotas de essência de baunilha e bati muito bem; na outra juntei o cacau e bati muito bem.
Levei ao forno por 40m e 2 tabuleiros rectangulares exactamente iguais, untados com manteiga e polvilhados com farinha.
Tirei do forno, deixei arrefecer.
Coloquei a metade amarela por baixo, barrei com doce de framboesa e coloquei a metade escura por cima.
Bati as natas, depois de estas estarem 10m no congelador, com o açúcar e as gotas de limão até ficarem consistentes.
Barrei o bolo com elas e polvilhei com chocolate raspado.

Muito, muito bem.... A repetir muitas vezes:)

2 comentários: