terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Profiteroles com creme de ovo

Bem, eu adoro ovos, escalfados então...são a minha perdição, poderia comer dia após dia sem me fartar. :)
Ao me deparar com o concurso que o Barriguinhas está a fazer, fiquei hesitante: tenho tantas receitas com ovo mas, achei que deveria fazer uma de propósito para participar, pareceu-me mais respeitoso e uma forma de homenagear a sua autora. Daí que, a minha cabeça deu voltas e mais voltas e a verdade é que não foi fácil. Fiz estes profiteroles com recheio e cobertura de creme de ovo que AVISO...são altamente VICIANTES!!! Que o diga o J. que entretanto não parou de os comer.
Parabéns ao Barriguinhas e que continue a fazer receitas deliciosas e já agora, que venham mais 10.000 fãs (este número minha gente, é fe-no-me-nal)!



Precisamos de:
* Profiteroles:
- 50g de margarina
- 60ml de água
- 66ml de leite
- 1 c. chá de açúcar mal cheia
- um pouco de sal
- 90g de farinha
- 1 ovo

1. Colocar num  tacho a água, leite, margarina, açúcar e sal e deixar que a margarina derreta.
2. Adicione a farinha mal a margarina esteja derretida e mexa muito bem, ainda com o tacho ao lume.
3. Quando se transformar numa bola de massa, e no tacho, acrescente o ovo e bata com a batedeira até ficar uma massa homogénea.
4. Encha o saco de pasteleiro e com o bico em forma de estrela, faça montinhos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal.
5. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º por 25m.

*Creme de ovo:
- 3 gemas
- 125g de açúcar
- 75g de água

1. Levar ao lume a água com o açúcar e deixar ferver 2m.
2. Adicionar a calda de açúcar às gemas mexendo sempre com a vara de arames.
3. Coar esta mistura, de novo para o tacho, e levar a engrossar.
4. Dar um corte em cada profiterole, rechear com creme de ovo, colocar um profiterole por cima de outra em forma de monte e por cima adicionar pinceladas de creme de ovo.

Nota: O creme de ovo poderia ter sido aromatizado com laranja ou baunilha mas quis deixar apenas o sabor do creme de ovo.

7 comentários:

  1. Ficaram lindos, adoro mas nunca os fiz.
    Tenho que pensar nisso...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Estão lindos, mas nunca fiz. Talvez por achar que são muito complicados de fazer.

    ResponderEliminar
  3. Excelentes!
    Profiteroles dá um pouco de trabalho, mas compensa tudo!!

    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz, mas ando com vontade de experimentar...

    Ficaram lindos

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Raquelinha já tinha visto esta foto no face, e literalmente babeei!! Gosto de profiteroles, mas nunca fiz!! Nao sei porque... E este dá vontade de agarrar e comer!!
    Beijinhos e bom fim de semana!
    Mena

    http://asaventurasdeumamama.blogspot.com

    ResponderEliminar