segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Boleima de Maçã

Nos meus tempos de estudante, havia uma mercearia em frente à casa onde morava que tinha as melhores boleimas de maçã do mundo. Não é exagero meu! Ia comprar mornas, ficava com os dedos besuntados de açúcar e canela e achava que não havia nada mais perfeito no mundo. Achava que a felicidade sabia a isso: maçã, açúcar e canela. Quando somos mais novos a felicidade parece-nos uma coisa tão simples como uma boleima de maçã!
Dá-me saudades de acreditar nisso, que tudo na vida se resume a pequenos momentos que devemos aproveitar. Mas já não somos novos e complicamos tudo, resumimos a felicidade a uma lista de desejos, a uma série de items "a realizar", aos planos sobre o futuro profissional e a felicidade são momentos pequenos e perfeitos como uma boleima de maçã. Crescemos a racionalizar tudo, a analisar, a fazer o escrutínio e a não aproveitar os momentos perfeitos. Crescemos sem aproveitar o que temos, sem darmos valor a coisas que também sabem a canela e a açúcar pensando que isso já não interessa. E que saudades eu tenho de pensar que a felicidade se resume a uma boleima de maçã...

*Fui buscar a receita à Mariana e fiz metade da dose.



Precisamos de:
- 100g de leite
- 80g de óleo
- uma pitada de sal
- 250g de farinha
- 2 maçãs
- açúcar amarelo e canela q.b.
- sumo de limão

1. Descascar as maçãs e retirar o caroço, cortar as maçãs em rodelas e adiconar sumo de limão para não escurecerem. Reservar.
2. No robot colocar o leite, o óleo, a farinha, uma pitada de sal e programar até se tornar numa massa maleável (na B. vel. 3, 3m)
3. Untar com margarina e polvilhar um tabuleiro.
4. Estender metade da massa e colocar no tabuleiro, calcar bem com os dedos e polvilhar generosamente com açúcar e canela.
5. Por cima, colocar as maçãs às rodelas.
6. Estender a outra parte da massa e cobrir, calque a massa bem com os dedos para que as maçãs fiquem bem tapadas. Corte, antes de cozer. em quadradinhos.
7 Polvilhe com açúcar e canela e leve ao forno, pré-aquecido, a 180º por 20.

5 comentários:

  1. Eu também adoro boleima, traz-me tão boas recordações da infância!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi mas já levava um pedaço pois tem um aspecto delicioso.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Comi boleima quando trabalhei temporariamente num projeto em Castelo de Vide. Absolutamente delicioso! Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi boleima! Pelo aspecto da tua, ja vi que é uma falha imperdoável! Vou mesmo ter de resolver a questão :-)

    Uma excelente semana!

    ResponderEliminar