segunda-feira, 3 de março de 2014

Pot pies de bacalhau e umas courgetes panadas

lembro-me perfeitamente de abominar bacalhau, do quanto detestava bacalhau à espanhola que o meu pai fazia e adorava (não sei se ainda continuará a fazer), com as suas camadas de batata, cebola e louro. Mas como o bacalhau tinha bastantes ódios de estimação: ervilhas, brócolos, feijão verde, couve, repolho, cebola, ....e a lista é infindável. E hoje, anos-luz daquele tempo, pouco há que não coma, excepção feita para o feijão fradinho. E o meu pai continua a adorar bacalhau, podia comer o mesmo em todas as suas variações: bacalhau.
O bacalhau também aprendi a gostar, em pataniscas, omeletes, gratinado, com natas, em rolo, conditado,em  wraps e nestas pot pies.Com bacalhau e muitos legumes, cobertas com um biscuit feito mas que podem substituir por massa quebrada.
E a courgete, que eu tanto adoro foi panada em ovo e uma mistura deliciosa e frita.
Não se esqueçam do passatempo a decorrer aqui no Delicias, envie-nos a sua  receita de bolo infaliável, aquela que sai sempre bem.




Precisamos de:
*Pot pies de bacalhau:
- bacalhau desfiado (usei um lombo Bacalhau Dias e desfiei)
- cebola
- brócolos
- cenouras
- ervilhas
- milho
- 1/4 cup de leite
- 3 col sopa (mal cheias de farinha)
- açafrão
- massa quebrada
- um fio de azeite
- manteiga
- sal e pimenta q.b.

1. Levar ao lume o azeite e refogar a cebola bem picadinha, sem deixar queimar.
2. Cortar cenoura em cubinhos pequeninos, brócolos em floretes minuscúlos, e adicionar ambos ao refogado, deixando cozinhar em lume brando.
3. Quando estiverem a ficar cozidos, acrescente o bacalhau desfiado, milho, ervilhas, tempere de sal e pimenta e deixar cozinhar mais um pouco.
4. Coloque em ramequins, cubra com uma porção de massa quebrada, derreta um pouco de manteiga e coloque por cima da massa, leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourar.

*Courgetes panadas:
- 1 courgete
- 1 ovo
- pão ralado
- 2 col. sopa de flocos de aveia
- 1 col. sopa de queijo parmesão
- 10 nozes
- óleo para fritar

1. Pique os flocos com as nozes, misture bem ao pão ralado e ao queijo que deve ralar.
2. Corte as courgetes às rodelas e passe cada rodela por ovo batido e por esta mistura, leve a fritar.
3. Escorra bem em papel absorvente



9 comentários:

  1. Eu adoro bacalhau! Nunca me farto e ando sempre à procuro de novas receitas para experimentar e parece-me que esta é uma delas.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. parece-me tão bem :), deve ser muito bom, bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Parece-me uma excelente refeição.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro bacalhau e gosto de o cozinhar pois há imensas receitas para variarmos.
    Gostei muito da tua pois também adoro courgettes.
    Seria um almoço perfeito
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito de bacalhau. A ver se ponho uns lombos de molho para fazer esta semana :)

    ResponderEliminar
  6. Olá....
    Que aspecto fenomenal :).... Adorei :)....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Essa base para tachos é igual à da Lininha (ou da minha mãe, já não sei). :D

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Gostamos tanto de courgette panadas. Pot-pies de bacalhau nunca fiz mas os teus ficaram com um aspecto maravilhoso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar