quarta-feira, 19 de março de 2014

Hamburguer de grão

Hoje é dia do Pai e trago uma receita que em nada se relaciona com o meu pai.
O meu pai é pouco paciente, em tudo: a falar, a comer, esperar...Tem um coração do tamanho do seu mau feitio (LOL). É generoso e bom!
Não tem jeito para a agricultura, detesta exercício físico mas é muito trabalhador e determinado. Tem pouco jeito para arranjar as coisas que se vão estragando, irrita-se facilmente e é impaciente. Tem uma costela britânica e chega sempre antes da hora.
Gosta de cozinhar, de inventar e de tudo o que lhe faça mal à saúde. Se vê um bife imagina-o logo coberto de queijo derretido e fica sempre espantado quando lhe apontamos o quão mal faz essa ementa, como se estivéssemos a fizer uma infâmia. 
Gosta muito da comida da minha mãe mas fica sempre confuso quando vê a minha.
Pudera, se faço receitas como este hamburguer de grão!!!
Mas tem um orgulho enorme das filhas que criou e dos netos e é tão mais feliz quando nós estamos felizes.
O meu pai dava-me a mão quando caminhávamos na rua e eu olhava bem para cima para o poder ver e hoje, que olho para o lado, dá-me a mão quando preciso. 
Tenho a sorte de ter mais dois homens maravilhosos que são exemplos como pais: a minha metade da laranja e o meu adorado sogro. Portanto, posso dizer que na verdade, e ao contrário do que possam dizer os números da minha conta bancária, sou uma pessoa muito rica.
Feliz dia do Pai e deixo um hamburguer que dos três homens da minha vida, apenas um comeria, mas que aos três, tão bem lhes faria.



Precisamos de:
- 1/2 cebola 
- 2 dentes de alho
- 1 fio de azeite
- cominhos, sal, pimenta q.b.
- 50g de romanesco (pode substituir por brócolos)
- pão ralado
- 2 fatias de queijo cabra curado Palhais (reserva)
- 2 cups de grão cozido

*Tradicional*
1. Picar a cebola, os alhos e levar a refogar em azeite, em lume brando.
2. Adicionar o romanesco, em pequenos raminhos, e deixar cozinhar.
3. No processador colocar o grão, o refogado da cebola e romanesco, sal, pimenta, cominhos e o queijo e triturar de forma a ficar em pedaços, não totalmente em pasta.
4. Passar por pão ralado e levar ao lume, numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, deixar dourar dos dois lados.
5. Servi com espinafres e cebola salteados e molho de iogurte com mostarda.

*Bimby*
1. Picar a cebola, os alhos e levar a refogar em azeite, em lume brando.
2. Adicionar o romanesco, em pequenos raminhos, e deixar cozinhar.
3. No copo da Bimby, colocar o grão, o refogado da cebola e romanesco, sal, pimenta, cominhos e o queijo e triturar de forma a ficar em pedaços, não totalmente em pasta, vel. 5-7 uns segundos.
4. Passar por pão ralado e levar ao lume, numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, deixar dourar dos dois lados.
5. Servi com espinafres e cebola salteados e molho de iogurte com mostarda.

6 comentários:

  1. Olá,

    Que belo hambúrguer tesn aí.
    Cá em casa costumo fazer de feijão, de grão nunca fiz por isso levo a receita comigo e vou experimentar.
    Como te entendo quando dizes "mas fica sempre confuso quando vê a minha" tenho amigas que dizem: "hoje comi o prato esquesito que a Clarinha fez, não sei te dizer nem o nome nem como se faz mas estava bom..." Lol

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/03/panados-mistos-com-arroz-de-passas-e.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro esse hamburguer, tem mesmo um aspeto delicioso :)
    Também tenho programado para a ementa desta semana um hamburguer de atum e grão. Depois de ver este, acho que aina tenho mais vontade de fazer :)
    Beijinhos,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post! Até à parte do gostar de cozinhar estava a rever, em tudo o meu Pai! :)
    Por aqui esse hamburguer também não seria uma opção de agrado a todos, mas eu gosto e muito. Tudo o que tenha grão é bem vindo! :)

    ResponderEliminar
  4. De grão nunca fiz mas tenho visto receitas muito interessantes.
    Gostei desse hamburguer ,ficou muito tentador
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Aqui está uma receita que quero fazer.... Gostei!
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Adorei este hambuguer de grão. Quero experimentá-lo em breve :)

    ResponderEliminar