quarta-feira, 26 de março de 2014

Pasteis de grão de bico e outras coisas boas

Continuamos, desde há muito, com a segunda feira vegetariana. Os miúdos já sabem, se bem que o mais pequeno entende que estamos na miséria porque à segunda não há carne ou peixe.
Vou variando mas se há coisa que os faz delirar é caril de lentilhas e pão nan.
Não é fácil esta tarefa de os levar a comer coisas diferenciadas, é preciso muita insistência, determinação mas acima de tudo, ignorar as 500 000 queixas.
Mas a verdade é que, com tanta insistência habituam-se a ter as coisas no prato, sabem quais são os legumes, conhecem-nos bem e  vão mostrando as suas próprias escolhas.
O mais velho gosta muito de brócolos mas, quando o avô os faz, não come tão bem porque não ficam crocantes e sim, moles. Não gosta de tomate muito maduro e adora milho grelhado. O mais pequeno adora favas cozidas, mas apenas se for o avô a fazer. Torce o nariz a tudo o que seja verde (finalmente come ervilhas), e adora couve roxa, come tomates às manadas e leva cenoura para o lanche da escola.
Eu adoro todos os legumes mas não morro de amores pelas couves de bruxelas. A minha metade da laranja adora couves de bruxelas e não morre de amores por beringela. Isto pode causar-vos alguma impressão, a mim parece-me um lindo quadro cheio de cores diferentes, e o desafio é aprendermos a cozinhar e a comer aquilo que à partida não comeríamos.



Precisamos de:
*adaptado de Donna Hay
- 55g de cebola
- 135g de grão de bico cozido  escorrido
- sal, pimenta, cominhos e paprika
- 25g de cenoura ralada
- 35g de queijo feta
- 2 ovos
- 3 col. sopa de farinha tipo 55
- 1 col. chá de fermento

*Tradicional*
1. Colocar tudo no copo da varinha mágica e triturar um pouco, deverá ficar com grumos mas todos os ingredientes devem estar misturados.
2. Levar a fritar num pouco de azeite, uns minutos de cada lado.

*Bimby*
1. Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes e programar 5-7 uns segundos, cuidado para não se transformar totalmente em papa, deverá ficar com grumos.
2. Levar a fritar num pouco de azeite, uns minutos de cada lado.

9 comentários:

  1. Gostei muito desta sugestão! E a ideia de um dia vegetariano parece-me excelente! Aqui em casa gostamos muito de legumes, a minha pequena só não vai à bola mesmo é com feijões e grão, se for assim disfarçado come bem! Vou guardar a receita. Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  2. Gostei da sugestão, que apetitosos ficaram!

    ResponderEliminar
  3. Estas sugestões vegetarianas são excelentes! Adorei os pasteis!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Além de ter gostado da sugestão vou levar comigo a ideia de um dia por semana ser vegetariano.
    Faço a ementa quinzenal para ir variando os pratos e carne com o peixe que são sempre acompanhados com um ou mais legume.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. uma bela sugestão! E esse quadro é lindo sim senhora! Embora ainda não tenha pequenos tenho também de puxar as orelhas aqui ao meu Tó, e é sempre bom quando venço a batalha e ele se rende a uma comidinha coi "coisas verdes" hehehe
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Confesso que não gosto de grão de bico mas gostei deses pástes .
    Aqui em casa quem come mais legumes sou eu,o meu filho é come cenoura e ervilha e alface.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. adorei esta receita, principalmente porque sou fã de grão de bico

    ResponderEliminar
  8. Adorei a história deste post, a família cheia de cor e o equilíbrio que se consegue. Bom fim.de.semana

    ResponderEliminar