sexta-feira, 21 de março de 2014

Pão de soja

Há dias em que nos faz falta um pouco de actividade física para descarregar o stress. Se tenho tempo, e se está bom tempo, faço uma caminha com cerca de 6 km, adoro andar a pé! Por vezes, essa hora faz-me falta para outras coisas e então subo os 7 andares pelas escadas, cada vez que levo o pipoca mais novo à escola, a pé. Chego ofegante, com dores nas pernas mas, estranhamente mais calma. Há dias em que esperamos que o telefone toque, em que verificamos o email de 5 em 5 minutos em busca de alguma boa nova que tarda em chegar e nesses dias não há coisa melhor do que fazer pão. O acto de amassar, que executo manualmente por largos minutos faz milagres à minha alma. Talvez noutra encarnação tenha sido padeira, se não o fui, espero não ter sido professora (LOL)!
Adoro o cheiro do fermento a actuar, ver a massa a crescer, e o cheiro a pão acabadinho de fazer é do melhor que há. E todas as desculpas para o fazer são boas: porque quero fazer pão nan, pão recheado,...
Deixo-vos esta receita para o fim de semana, a soja torna o pão um pouco mais massudo por isso, se preferirem poderão fazer com apenas farinha tipo 65, metade de arroz, ou espelta. 



Precisamos de:
*Adpatado do blogue da Belina da Ilha

*Massa *
- 1 col. chá de água de rosas
- 1 col. café de pasta de baunilha
- 25g de açúcar
- 50g de margarina
- 175g de farinha tipo 55
- 175g de farinha de soja
- 125ml de leite
- 1 ovo
- 50ml de água
- um pouco de sal
- 1 col. chá de fermento padeiro seco
- um gema

1. Colocar no copo o fermento, o leite, a água e o açúcar e programar vel. colher, 37º, 2m.
2. Adicionar os restantes ingredientes e programar vel. espiga, 2m.
3. Amassar à mão cerca de 8m (opcional mas fará com que o pão fique mais aberto).
4. Deixar levedar num recipiente untado com óleo e tapado com um pano, num local onde não haja corrente de ar, costumo colocar em cima da arca congeladora.
5. Esticar e rechear a gosto (usei tulicreme), moldar e pincelar com gema de ovo e levar a cozer a 200º até ficar dourado.

Nota: em alguns pães coloquei uma espécie de cobertura semelhante ao pão de Deus, típico de Ermesinde (1 gema + 1 col. sopa de açúcar + 1 col. sopa de coco ralado).

4 comentários:

  1. Também adoro fazer pão...amassar à mão e é bom para descarregar o stress e libertar energias menos boas, ah também fortalece os músculos dos braços.
    Mas o tempo não dá para tudo....cá eu sou Educadora e tenho duas princesas pequenas, por isso faço o pão em casa sim, na maioria das vezes mas uso a MFP. A filhota mais velha acompanha-me no pão de sementes e farinha integral, já o marido torce o nariz....enfim faz-se o que se pode.
    Os teus pãezinhos parecem saltar do ecrã...que delícia devem estar!!!
    Adorei.
    Um bom-fim-de-semana.
    Beijinhos
    http://www.anelnacozinhadasmaravilhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficaram super bonitos! Tb gosto de fazer pão à mão, é mt relaxaste!

    ResponderEliminar
  3. Que pãozinho fantástico!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha



    P.S.: Há um novo passatempo no blog! :)

    ResponderEliminar