quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Panqueca de forno

A Ondina do delicioso Coentros & Rabanetes desafiou a blogosfera a mostrar o seu backstage. Já conhecem este blogue? É fantástico e ainda por cima a Ondina vai dar um workshop no dia 24 de Novembro às 16h, no Armazém 810 - a não perder.
Eu, como adorei ver o dela achei que era uma ideia fantástica mostrar o meu também, além de algumas das peças que uso nas fotos, os livros de fotografia que li e que muito me ajudaram.
Já o assumi publicamente: adoro inspirar-me em outros blogues, em imagens, em livros. Muitas vezes adapto as receitas ao meu gosto mas, tenho o cuidado de referir de vem a ideia original. O crédito é de quem o merece, sempre!
As fotos são, para mim, uma das coisas mais importantes num blogue, a sua organização em seguida (facto onde falho e que muito me entristece, não gosto do layout e nem do logo mas pouco ou nada percebo disto!!!) e a utilização de ingredientes diferentes.
Tenho uma máquina normal, nada de muito especial. Tinha uma anterior onde tirava sempre em modo automático e não tinha problemas com isso mas, há coisa de 2 ou 3 meses quis mudar e comprei uma Canon 1000d. Gosto, ou aprendi a gostar, de tirar fotos em modo manual. Não é fácil e não foi fácil. Muitas vezes tirava tendo ao lado a antiga, pelo sim, pelo não. Mas com muita persistência e muitos cliques, a coisa foi melhorando.
Já vi 4 fotos minhas publicadas no foodgawker o que me deixou muito feliz. É uma recompensa virtual pelo tempo que demoro a preparar e a tirar cada foto e pela dedicação e persistência.
Ando a adquirir gosto pelos props, pelo preparar dos adereços mas, nem sempre o faço. Mas adoro blogues que o façam. 
Temos bons blogues portugueses com fotos fenomenais. E vê-se muita evolução de há uns tempos para cá. Uma preocupação estética latente em muitas publicações.
Adoro ir a feiras de velharias procurar tesouros. O que é dispensável para alguns, velho mesmo, torna-se inestimável para mim. Os talheres, as taças, os copos, os pratos vão aumentando no meu armário para as coisas do blogue. Depois, tenho aqueles amigos maravilhosos que me emprestam toalhas de linho, individuais, taças, pratos... Acredito que vou contagiando quem me rodeia por este gosto que tem crescido com os tempos. Sou uma sortuda por me rodear por gente maravilhosa.
Também tenho a sorte de ter um marido que estimula o meu gosto pela culinária e pelo blogue.
A luz é determinante para a foto. Tenho muitas dificuldades com as fotos que tiro à noite, preciso de me dedicar a essa parte e de um flash para incorporar. Faz-me falta um tripé!
 Mas tenho umas bases de matéria todas xpto que me pedi para fazerem, um local (que na verdade é uma secretária ao pé de uma janela) para as minhas fotografias onde entra sol e luz e um dos meus sítios preferidos cá de casa.
Ter um blogue é um investimento que nunca cessa. Investimos nos livros que compramos para aprendermos, naquele canal de TV que só dá comida a toda a hora, nos workshops a que assistimos, nas loiças e adereços que usamos, na máquina fotográfica e na parafernália de equipamento mas acima de tudo, investimos muito tempo. O tempo para as receitas: criar e registar; as fotos: tirar e editar. Mas cada comentário, cada gosto no facebook,  dá-nos alento (e há umas quantas pessoas que me fazem sorrir sempre que comentam)  seguimos em frente porque, em frente é o caminho.
Se algum dia vou ser uma blogger conhecida? Não, mas isso não é a recompensa, a recompensa é as pessoas que vamos conhecendo neste mundo, as amizades que vamos criando e a intemporalidade das fotos que revelam o amor e a dedicação que lhes dedicamos.
E hoje, deixo uma receita de panqueca de forno maravilhosa, espero que gostem e que também eu vos inspire.







Precisamos de:
- 2 ovos
- 1/2 cup de farinha sem fermento
- 1/2 cup de puré de cenoura (cozida e transformada em puré)
- 1 col. chá de canela
- 1 col. café de cardamomo moído
- um pouco de flor de sal necton
- 1/3 cup de leite
- um pouco de extrato de baunilha
- 2 col. sopa de margarina

* Tradicional *
1. Derreter a margarina numa sertã.
2. Misturar bem todos os ingredientes e colocar na frigideira onde já tem a margarina.
3. Levar a frigideira ao forno, pré aquecido a 180º.  cerca de 20m.

* Bimby *
1. Colocar todos os ingredientes no copo, excepto a margarina e programar: vel. 6, 20 seg.
2. Derreter a margarina na sertã e colocar lá a massa.
3. Levar a frigideira ao forno, pré aquecido a 180º.  cerca de 20m.

Nota:
- por cima coloquei maçã caramelizada e açúcar em pó mas fica ao vosso gosto.

3 comentários:

  1. Que giro!!!!! Tens imensas colheres bonitas :)
    E 3 livros sobre fotografia de comida? Isso é um luxo! Eu só tenho o livro da Hélène Dujardin, que trato religiosamente como se fosse uma bíblia!
    De facto ter um blogue é um investimento: financeiro e pessoal. Mas no fim de tudo vale tanto a pena quando sabemos que um dia alguém chegou a casa sem ideia do que fazer para o jantar e conseguir encontrar inspiração naquilo que nós partilhamos com tanto carinho :)

    E depois há pessoas como tu, que fazem com que esta brincadeira séria valha ainda mais a pena!!! Obrigada pela tua participação, adorei conhecer este pedacinho da tua vida atrás do blogue!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o mini estúdio! Eu gosto de tirar fotografias, tento que fiquem sem muitas sombras, mas sou muito amadora, eheheh!
    Essa panqueca está tão apetitosa...
    Beijinhos

    ResponderEliminar