quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Brownie, merengue e ruibarbo

Bom dia!
Ontem o meu post causou alguma agitação. Longe de mim criar polémica ou confusão, atacar ou criticar! Apenas estava a meditar sobre o assunto, a falar dos prós e os contras.  Não disse que era a favor ou contra parcerias, publicidade e afins e referi, que o Delicias também as tem. E gosto dos produtos que me têm enviado e tenho tentado dar-lhes o melhor uso, fazendo justiça à confiança depositada em mim.
Não sou contra aconselharmos algo de que gostamos e somos fãs, muito pelo contrário. Eu, por exemplo, adoro a massa folhada do Lidl, o chocolate de culinária Nestlé Raja, perco-me pelo cacau da Valor, pelo chocolate branco da Pantagruel e pelas metades de nozes do Lidl. Adoro as natas Agros e as folhas de gelatina da Gelita. E não sei se alguma vez o referi. Se tenho parceria com estas marcas? Não. Se ganho alguma coisa em dizer-vos isto? Nada, de nada.
Também não disse que era contra os novos blogues, muito pelo contrário, salientei que muitos deles, trazem tantas coisas boas. Apenas inquiri se ter um blogue deixou de ser especial. Se calhar, nunca o foi!
 O Delicias é meu, mas não está ao nível de muitos que admiro. Quem me dera...Mas, vou assistindo ao seu crescimento e evolução a nível da qualidade das publicações e isso deixa-me feliz e orgulhosa.
Ontem, ouvia uma concorrente do Masterchef Australia a dizer que chegava à conclusão de que pensava ser melhor cozinheira do que era. Isso também me passa pela cabeça por vezes, talvez eu por vezes me ache melhor do que aquilo que sou e, quando vejo outras publicações sinta que, ainda tenho um longo percurso pela frente. Mas, para alguém que aprendeu a fritar ovos há 13 anos atrás, fico orgulhosa, sim!
Enfim, dou por encerrado este capítulo de considerações sobre blogues publicidades e afins. Não ataquei ninguém, apenas fiz uma reflexão.
Obrigada à Carla e a São, há certas palavras que tocam e que me dão vontade de continuar a publicar. Obrigada do fundo do coração!
Agora, vamos à receita que é o oposto do que aprecio, tem muitos passos mas acreditem que vale a pena.
inspirado no Masterchef


Precisamos de:
* Brownie*
- 100g de chocolate
- 4 col. sopa de açúcar
- 80g de farinha
- 2 ovos
- 1 col. chá de fermento em pó

1. Derreter o chocolate em banho-maria.
2. Bater os ovos com o açúcar até ficarem bem volumosos e logo que estejas, adicionar o chocolate derretido e bater.
3. Envolver a farinha e o fermento.
4. Levar a cozer num tabuleiro, para que possa cortar com os cortadores, untado e forrado com papel vegetal em forno pré-aquecido a 180º.
5. Deixe esfriar um pouco no tabuleiro e corte círculos.

* Merengue *
- 4 claras
- 145g de açúcar
- 1 col. chá de vinagre
- 1 col. chá de amido de milho
- 70g de avelãs trituradas e peneiradas

1. Bater as claras em castelo e quando estiverem a ficar brilhantes e firmes, adicione o açúcar e bata até deixar de sentir o granulado, adicione o amido de milho e o vinagre e bata até fazerem picos firmes.
2. Envolva as avelãs trituradas e peneiradas.
3. Leve a cozer em tabuleiro, untado e forrado com papel vegetal, em forno pré-aquecido a 180º e logo que coloque o tabuleiro reduza para 150º. Deixe cozer por cerca de 20-25m.
4. Corte círculos com o mesmo diâmetro que o brownie.

* Redução de Ruibarbo *
- 90g de ruibarbo
- 4 col. sopa de açúcar
- 1 col. sopa de água

1. Corte o ruibarbo em pedacinhos e leve ao lume com o açúcar e a água até reduzir.
3. Triture e deixe arrefeer.

* Molho de chocolate *
- 100g de chocolate
- 3 col. sopa de margarina
- 2 col. sopa de leite

1. Leve ao lume, brando, um tacho com todos ingredientes até ficar bem homogéneo.
2. Deixe arrefecer.

Montagem:
- Coloque um círculo de brownies dentro de um aro, redução de ruibarbo, merengue, molho de chocolate, brownie, molho de chocolate, merengue e finalize com molho de chocolate.

11 comentários:

  1. Não acho que dê muito trabalho,eu adoro fazer este tipo de sobremesa ficou lindo.
    Nunca provei ruibarbo mas tenho a certeza que ia adorar este brownie
    bj

    ResponderEliminar
  2. Também comentei a publicação de ontem, e dei a minha opinião, mas apenas o que acho também em relação ao que movimenta a blogosfera, sem querer discordar ou atacar com o que foi dito, que aliás, concordo plenamente com o que escreveste! Sigo este blogue desde o inicio do meu, já há mais de 1 ano, e é dos meus preferidos, tal como a São e a Carla disseram! ;)

    Alguns temas despertam mesmo agitação, mas sem ninguém querer atacar ninguém, são opiniões, é assim o mundo virtual! :)

    Beijinhos*
    Marlene Teixeira

    ResponderEliminar
  3. Também estive ontem a ver o Masterchef Austrália e ouvi exactamente o que referiste :)
    Um blog não é um concurso, não estamos na blogosfera para competir uns com os outros mas sim para partilharmos, e partilhamos o que, para nós, achamos bem. Evidentemente que poderá não agradar a todos, mas sabes que mais? Azar! Só vê quem quer :)

    Gostei dessa sugestão bem gulosa :)

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar dou 5 estrelas para a receita de hoje! Em relação às tuas palavras de ontem não tens de te preocupar. Apenas foste sincera. Olha eu também tenho parcerias e vou aceitando as que gosto e já recusei outras tantas. Acho que também fui um pouco agressiva nas minhas palavras, pois voltei a ler o meu comentário e achei que não me tinha expressado bem. O que eu aprecio num blog e queria dizer ontem em relação às parcerias é que elas não podem mandar nos nossos blogues. Custa-me e já lidei eu própria com isso, as marcas usarem-nos a troco de um pacote de qualquer coisa, pedirem-nos que lhes envie a foto em boa qualidade e depois nem um agradecimento. Ou até mesmo convidarem-me para ir a programas de televisão e quando eu recuso, nem me respondem depois. E um deles até queria levar uma equipa de gravação a minha casa e sabem o que eu recebia? Nada. Aparecia na televisão... Acho que temos de nos impor todas e não sermos apenas publicidade fácil, acessível e muito muito barata para as marcas. Por mim falo. A minha pestana está mais aberta. beijocas e continua com as tuas boas receitas. carla sousa

    ResponderEliminar
  5. Se não fosse o molho de chocolate, seria uma sobremesa sem lactose! Mas esse é fácil de adaptar, por isso fiquei com vontade de experimentar, estes bolos às camadas são o chique do chique! :-) Quanto às marcas, publicidades e afins, eu não tenho parcerias com nenhuma marca, e faço questão de não fazer publicidade a marcas no blogue (exceção feita quando participo em desafios em que é obrigatório nomear a marca). Mas cada um é livre de fazer o que bem entender com o seu blogue! Mas não li o teu post de ontem, vou ver agora do que se trata exatamente. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. fiquei com os olhos pregaos ao ecran! Que delícia deve ser!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. E por falar em Masterchef.. que tal concorreres ao masterchef Portugal que a TVI está a publicitar?... Força... Beijinhos para ti.

    ResponderEliminar
  8. Olha onde te foste enfiar... Há divagações de devemos manter só para nós LOL. Mas confesso que havia alguns blogues que eu adorava seguir e que de repente tive que parar porque a publicidade era tanta que simplesmente perderam o interesse. E esse não é o tipo de blogues que eu quero seguir nem é o tipo de blogue que quero que o Coentros&Rabanetes seja. Mas cada um sabe de si, e se há quem goste de fazer publicidade a tudo que é marca, força nisso. O que interessa é que todos sejam felizes, cada um à sua maneira. Até porque o mundo é tão grande, há espaço para todos :)

    ResponderEliminar
  9. Pois eu gosto é da manteiga de amendoim do Lidl, e do iogurte grego:)
    Uma sugestão com tanta coisa boa, uma combinação gulosa e tentadora, ficou mesmo muito bonita e as fotos não eixam duvidas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Também faz parte de pertencer a esta "comunidade" de blogs expormos-nos e darmos a nossa opinião. Eu tenho andado com pouco tempo e ontem não vi a publicação, só li hoje. E é também porque cada Blog é de uma pessoa que cada Blog é diferente, uns com mais parcerias, outros sem, uns mais orientados para o food styling, outros para receitas mais ou menos elaboradas. Eu cá, como sou uma otimista, acredito que todos refletem uma vontade de partilha, cada um no seu estilo! E há lugar para todos, como tu referes. Eu vejo por mim, sigo e gosto de blogs tão diferentes! Percebi perfeitamente o que escreveste e, da minha parte, que tenho um dos "novos blogues", não me sinto minimamente atacada ;)
    Agora, vamos ao que importa: este brownie está ma-ra-vi-lho-so! :D
    beijinhos

    ResponderEliminar