quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Torta de abóbora desconstruída

Ao ler um post da Gasparzinha fiquei a pensar nas mudanças que tenho assistido ao longo dos anos a nível da blogosfera culinária. Tenho de lhe dar razão, há uma massificação de publicidade a marcas, e pelo delícias, também, vejo isso. Há menos gente a fazer blogues com vontade, gosto, amor, mas por outro lado, há muita gente a ter uma popularidade incrível ao fim de pouco tempo de existência.
 Lembro-me que os primeiros que comecei a seguir religiosamente eram o Tertúlia de Sabores, No soup for you, Elvira's bistrot, Cinco Quartos de Laranja, Gourmets Amadores, Figo Lampo, Luísa Alexandra.
 E se a blogosfera foi evoluindo a nível das fotos, tornou-se também num sítio de popularidade. Fico admiradíssima com a quantidade de blogues com inúmeros seguidores em pouco tempo de existência. E fico a pensar que,  estes blogues que referi, continuam a existir, continuam a trazer excelentes receitas mas nem por isso serão os mais populares. Para mim são uma referência, mantendo ao longo dos tempos o nível da qualidade. Mas alguma coisa se perdeu pelo caminho. Somos muitos bloggers, muitos...Será que a popularidade, a publicidade atrapalham a qualidade? Será que sou eu que não estou a conseguir acompanhar a evolução blogosférica? 
Não sei, sei porque escrevo no blogue: para partilhar. E sei porque frequento a blogosfera culinária: para evoluir e me inspirar.
Gostava de assistir, de verificar daqui a uns anos, quantos dos blogues manterão o mesmo padrão de excelência, quantos serão uniformes na qualidade das publicações.
Não me entendam mal, não estou a criticar os novos blogues, nada disso. Há muita gente a fazer coisas maravilhosas, a partilhar coisas fantásticas e ainda bem. Mas será que ter um blogue deixou de ser algo especial? Será que a massificação deu cabo da autenticidade?
E para comemorar o aniversário do Tertúlia de Sabores trago uma torta a pedido, de abóbora e desconstruída e ainda assim maravilhosa. Este blogue continua a encantar-me e a surpreender tanto tempo depois!



Precisamos de:
* Torta:
- 3 ovos
- 1 cup de açúcar amarelo
- 2/3 puré de abóbora
- 1 col. café de canela em pó
- um pouco de noz moscada moída
- um pouco de cardamomo moído
- 3/4 de cup de farinha sem fermento
- 1 col. chá de fermento em pó

1. Bater ovos com açúcar.
2. Adicionar os restantes ingredientes e misturar bem até que fique uma massa homogénea.
3. Colocar num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal.
4. Levar a cozer a 180º, em forno pré-aquecido, por cerca de 12-15m (até o palito sair limpo).
5. Colocar a torta em cima de uma pano húmido polvilhado com açúcar, rechear e enrolar com a ajuda do pano.
6. Levar ao frigorífico 30m.
7. Cortar em fatias da mesma espessura.

* Recheio:
- 2 col. sopa de queijo creme (usei Lacticinios das Marinhas)
- 2 col. sopa de açúcar em pó
- 2 col. sopa de iogurte grego natural

1. Bater tudo muito bem.
2. Levar ao frigorífico por uma hora.


* Cobertura:
- 1 pacote de natas 35%
- umas gotas de sumo de açúcar
- 2 col. sopa de açúcar
- 1 col. sopa de iogurte grego natural
- chocolate de culinária

1. Bater tudo muito bem.
2. Colocar as fatias da torta num prato com aro, cobrir com este preparado.
3. Polvilhar com chocolate ralado.

Opcional:
- Pode colocar por cima da cobertura frutas, frutos secos.

10 comentários:

  1. Já tenho pensado neste assunto que falas. Acho que há espaço para todos, mas tem de haver regras a cumprir. A culinária está na moda e é normal quem gosta de cozinhar, se aventure por este mundo da blogosesfera. Há blogues para todos os gostos e feitios. Há blogues muito bons e outros autenticas casas do terror. Outros que só vivem de fotografias e receitas medíocres. Há todo um mundo de blogues. A minha conclusão em relação à publicidade excessiva é que muitos blogues têm como post diário parcerias e mais parcerias e esses para mim levam logo um risco, pois quando visito um blog de receitas, tem de ter receitas como personagem principal. Bjs e já agora, eu gosto muito do teu blog.

    ResponderEliminar
  2. Ao ler o teu post tive curiosidade e fui ler o que a Susana tinha escrito no blog dela. Acho curioso e até mesmo engraçado a crítica que faz :) estarei enganada ou a Vorwerk é uma marca/empresa também? Por esta ordem de ideias o livro que lançou também teve o "patrocínio" de uma empresa, certo? :)
    Enfim...
    Eu sou bem a favor dos patrocínios, da publicidade e da divulgação das marcas. Só o faz quem quer, só lê os blogues quem quer, quem não gostar tem bom remédio.
    Agora acho que criticar quem o faz quando se faz exactamente a mesma coisa, mas de modo mais "subtil" não fica muito bem, mas é assim, as acções ficam para quem as pratica.
    Eu sigo blogs mais antigos, sigo blogs recentes. sigo blogs que considero muito bons e outros que nem por isso, mas é o meu gosto, e é impossível agradar a todos.
    O importante, para quem tem um blog, é fazer o que gosta, demonstrar o que gosta e seguir o que acha correcto, independentemente do que os outros acham bem, é isso que diferencia, é isso que torna o "nosso blog" diferente.
    Eu gosto muito do que tu por aqui colocas, seja patrocinado ou não, seja copiado de outros blogues ou uma ideia tua, pois é o que tu demonstras que me agrada, e por isso volto sempre.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da teu post,não sou contra quem tem parcerias,o meu blog deve ser dos poucos que não tem.
    Para eu gostar dum blog não precisa de ter muitos seguidores nem fotos fantásticas, basta ter boas receitas e ver que a pessoa gosta do que faz.
    E isso encontro aqui no teu blog,por isso eu adoro vir aqui te visitar,o teu blog é dos preferidos.
    Adorei a tua torta,ficou linda e tenho a certeza que ia adorar.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Eu continuo fazer do meu blog o meu cantinho de partilhas e uma maneira de deixar para o meu filho(k adora cozinhar) um livro virtual. Não tenho patrocínios, há já muito tempo que não recebo ofertas mas continuo como no primeiro dia... a partilhar!
    Mas confesso que ás vezes fico triste pois noto que as pessoas estão cada vez mais dispersas e eu aprendo tanto com os comentários e sugestões e estas são cada vez menos...enfim. Adorei a tua sobremesa, está muito convidativa a provar! bjks e continua

    ResponderEliminar
  5. Olá Raquelita,

    Antes de mais muito obrigada pela tua participação que me parece deliciosa e por ser a primeira de todas e ter chegado no dia de aniversário é ainda mais especial.
    Quanto à blogosfera, eu fiquei um pouco surpreendida com o post da Susana, não posso dizer que concordo ou discordo, cada um é livre de ter as suas opiniões. Em relação à publicidade/parcerias creio que cada um é livre de mencionar as marcas que quiser e fazer ou não parcerias, vai de cada um publicitar este ou aquele produto, o importante é que mencione de alguma forma que existe um patrocínio ou uma parceria. Há blogs sem parcerias que são um terror e tem centenas de comentários e seguidores e outros de uma enorme qualidade com ou sem parcerias que não têm nem comentários nem tantas visitas.
    Eu escrevo porque gosto, partilho porque quero, se me pagarem por isso não me parece que a qualidade do meu trabalho seja pior, pelo contrário, considero que tenho uma responsabilidade acrescida de efectuar um bom trabalho, e depois só me segue quem quer.
    Há milhões de blogs de culinária e felizmente para todos os gostos, o importante é que quem os escreve goste do que faz e seja coerente no que publicita, mais problemático me parecem as questões de ética no que toca a fazer "nossas" as receitas dos "outros" sem mencionar fontes, como cada um de nós tivesse o poder "divino da criação" só porque adicionou ou retirou um ingrediente de uma receita escrita em qualquer outro local. Disso quase não se fala e dava pano para mangas.
    E como já escrevi um testamento, fico-me por aqui. Mais uma vez obrigada pela participação.
    Beijinho
    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Acho que ter um blogue não deixou de ser especial, acho que é tão especial, que as pessoas querem também elas próprias criar um ao verem outros tão fantásticos (a inspiração que falas), e nem toda a gente têm as condições monetárias, ou mesmo de gosto pessoal para criarem blogues tão bons como os que mencionaste neste texto, mas não é por isso que deixam de o fazer, e eu acho muito bem, e por mim falo, ainda tenho muito a evoluir, sigo muitos blogues que não me seguem a mim, e tenho de entender e aceitar, porque podem não se interessar por "mais um blogue de culinária"!

    Mas concordo, não gosto de blogues que têm páginas inteiras de parcerias, e quando algumas receitas não me agradam sequer...mas lá porque não me agradam a mim, não quer dizer que alguém não goste...existem blogues para todos os gostos, e isso sim é especial... :) e se algum é de qualidade elevada não têm nada a temer, não perde só porque surgem mais dez novos por exemplo!

    Eu com o tempo espero ter parcerias de marcas que goste, apenas com marcas que me digam algo, não ter por ter, abomino completamente e até reviro os olhos confesso quando vejo blogues, com vários tipos de parcerias de produtos iguais, mas de marcas diferentes, é coisa que não me entra na cabeça...mas lá está...cada um faz o que quer...e há quem queira viver e ter ajudas à conta do blogue, e eu acho muito bem...até hoje não tive nenhuma parceria (apenas uma por convite), poderia, mas escolhi não ter, porque acho mesmo que primeiro temos de fazer algo com qualidade e só depois termos a capacidade para recomendar algum produto, é o que penso!

    E acho que a popularidade repentina que falas, se deve também ao facto de quem escreve o blogue interagir muito com os seguidores, isso ajuda bastante! Pois não adianta de muito ter um óptimo blogue, se muitas das vezes, não responde às questões, não agradece...acho que no fim de contas é um conjunto de factores!

    Acho que me alarguei no comentário! lol

    Dava pano para mangas este tema! lol

    PS: Adorei a receita, original como sempre! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Pois eu sou uma leiga nesta matéria de blogues, pouco mais de 7 meses tenho o meu espaço, e decidi criar pois sempre gostei de cozinhar principalmente doces, desde sempre e há cerca de um ano e pouco o gosto aumentou, e fui me viciando em muitos blogues e com tudo isso decidi criar o meu blogue.
    Não tenho uma máquina "xpto" para as fotos mas tento sempre que fique ao meu gosto e cada vez gosto mais de ler artigos de fotografia relacionados com comida, gosto de comprar objectos e louça para a cozinha, algo que antes não acontecia, por isso e se tudo correr como desejo o That cake sweet vai durar muito mais tempo.
    Adoro abóbora em doces, ficou linda e diferente esta torta certamente uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. em primeiro lugar... que bela torta! Adorei a receita assim como a imagem!
    Quanto ao que falas, e como já aqui foi dito, há blogues para todos os gostos, e de todos os feitios, e não critico quem tem ou não parcerias, até porque eu tenho a minha cota parte delas. Mas uma coisa confesso, que pode não acontecer com muita gente mas me acontece certamente a mim: sempre que aceito uma parceria nova tenho o cuidado de tentar dar o meu melhor quer em fotos quer na receita, pois a "responsabilidade" é acrescida. Agora também admito que o meu melhor, e o meu gosto, e as minhas fotos estão a anos-luz de muitos dos blogues que sigo e de que falas. E por isso acabo por tentar fazer melhor numa próxima vez.
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Encontrei o teu blog por acaso, adorei o que escreveste... este tema tem pano pra mangas é o que eu te digo :) Já te vou seguir, beijos

    ResponderEliminar
  10. Raquelita, cada um faz o que quer, cada leitor lê o que quer. E já sabes que vou continuar a visitar-te, porque admiro a tua capacidade de inovares, de responderes a desafios, do teu interesse genuíno em cozinhar coisas diferentes, que é algo que eu tenho procurado para mim própria e com o blog. Se houver marcas a darem-te a sua confiança e tu as quiseres recomendar para cozinhar coisas tão bonitas, eu continuarei a ler-te. Beijinhos

    ResponderEliminar