segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bacalhau assado lentamente

Os dias sucedem-se a uma velocidade vertiginosa. Não tarda nada, estamos no Natal. 
Os miúdos crescem a olhos vistos, a roupa vai ficando curta. Tornam-se a cada dia mais independentes e às vezes, só às vezes, apetecia-me fazer parar o tempo quando os tenho encostados a mim. Coisas de mãe! Coisas de mãe galinha! São os meus pipoquinhas, adoro dar-lhes beijos, sufocando-os de mimo, fazer-lhes um lanche especial ao domingo, aconchegar a roupa quando vão dormir. Não me parece que este amor, maior que o mundo, tenha fim. Pelo contrário, parece crescer com eles!
Os filhos não são nossos, são apenas emprestados!!! E eu tento mentalizar-me disso mas não é fácil...
Por vezes paro para pensar se tenho feito um bom trabalho, avaliando-os pelas acções que tomam. Sendo tão diferentes um do outro são os dois muito bem educados mostrando-se (sempre) à altura das circunstâncias. Orgulho-me disso, de tirarem o boné quando entram em algum sítio, dizerem boa tarde à porta do autocarro, agradecerem,  perguntarem aos coleguinhas se querem uma bolacha, antes mesmo de as comerem. Não é nada de extraordinário dirão. Eu direi que são as pequenas coisas que fazem de nós grandes pessoas.
E depois deste testamento, vamos à receita de bacalhau (a comida favorita do pipoquinha mais pequeno e de ambos os avôs) com a parceria do excelente Bacalhau Dias e da Beira Lamego.




Precisamos de:
- 1 ramo de coentros
- 2 lombos de bacalhau Dias ultracongelado e demolhado
- 1 folha de louro
- grãos de pimenta 5 bagas Margão
- 1 tapa de presunto Beira Lamego
- batatas
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 pimento verde
- sal
- 300ml de azeite

1. Numa assadeira colocar as batatas descascadas e cortadas em gomos, a cebola em meias luas e o pimento verde em tiras.
2. Adicionar o ramo de coentros, a pimenta em grão, o presunto, um pouco de sal e os alhos.
3. Por cima colocar os lombos de bacalhau e cobrir com azeite.
4. Levar a cozer a 120º por cerca de 1h45m (verificando a cozedura das batatas).
5. Servir com grelos salteados.

Nota: 
O azeite poderá parecer muito mas no final da cozedura, pode coá-lo e voltar a usar.

5 comentários:

  1. Adoro bacalhau e esse ficou uma maravilha.
    Bem ao meu gosto ,seria um excelente almoço
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. eh eh também tenho uma versão de bacalhau assado lentamente e é uma delícia. que bom aspeto. Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro miúdos bem educados :) Adoro quando vou a qualquer lado e andam lá miúdos que agradecem, pedem licença e dizem bom dia! Mas isso a meu ver é tudo graças aos pais, quando os pais são mal educados é difícil as crianças serem bem educadas...mas isto sou eu a divagar, só quando tiver os meus é que vou ver as dificuldades :)
    Esse teu bacalhau ficou com um aspecto super suculento.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada :) óptimo aspecto e uma bela sugestão
    Beijinhos

    ResponderEliminar